sexta-feira, 1 de março de 2013

Síndrome de conflito articular do ombro


A Síndrome do conflito articular do ombro não é uma patologia em si, mas apenas um conjunto de sinais característicos que indicam que alguma lesão está a causar compressão/fricção dos tendões da coifa dos rotadores (supra-espinhoso, infra-espinhoso, pequeno redondo e subescapular) na sua passagem pelo espaço sub-acromial (espaço entre a base do acrómio e o topo da cabeça do úmero, onde, para além dos tendões da coifa, se localiza bolsa sub-acromial).
A fricção repetitiva sobre estes tendões irá causar irritação e inflamação. Isso poderá levar ao espessamento dos tendões que, como existe muito pouco espaço livre entre o acrómio e a cabeça do úmero, provocará mais fricção. Isto leva a uma limitação significativa da função do ombro e poderá causar outras complicações, como a bursite sub-acromial.
Existem vários factores que poderão desencadear uma síndrome do conflito articular do ombro:

Se não for tratada, a síndrome do conflito articular do ombro poderá levar a uma ruptura da coifa dos rotadores.
-->

Sinais e sintomas/ Diagnóstico

  • Dor no ombro com início gradual durante um longo período, presente durante a actividade e em repouso.
  • Dor na parte frontal e/ou lateral do ombro com a elevação do braço.
  • Dor na face posterior e anterior do ombro quando afasta o braço do tronco e o roda para fora.
  • Dor na rotação interna, como por exemplo chegar atrás das costas.

Uma boa avaliação, incluindo uma história clínica e exame atento do ombro, incluindo à sua função motora, é geralmente suficiente para o diagnóstico de uma síndrome de conflito articular do ombro. O médico deve também realizar um teste em que lhe pedirá para endireitar o seu braço, depois ele irá elevar o seu braço para a frente, mantendo a palma da mão apontando para fora. Se este teste for doloroso é indicativo de comprometimento da coifa dos rotadores.
-->

Tratamento

O objectivo do tratamento será reduzir a dor e restaurar a função. No planeamento do tratamento será considerada a sua idade, nível de actividade, e a saúde geral. Na maioria dos casos, o tratamento inicial é conservador. Embora o este tratamento possa levar várias semanas a alguns meses, muitos pacientes demonstram uma melhora gradual e da função motora e diminuição da dor. O tratamento deverá incluir:
Analgésicos e anti-inflamatórios: analgésicos como o paracetamol são geralmente úteis. Ocasionalmente, analgésicos mais fortes podem ser necessários. Os anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o diclofenaco, poderão ser necessários para controlar a inflamação.
Gelo: Aplique uma compressa de gelo na área lesada, colocando uma toalha fina entre o gelo e a pele. Use o gelo por 20 minutos e depois espere pelo menos 40 minutos antes de aplicar gelo novamente.
Descanso: Evite os movimentos que provocam os sintomas. Evite gestos repetitivos dos membros superiores, e movimentos dos membros superiores acima dos 90o de elevação.
Fisioterapia, que poderá incluir:
  • Massagem de mobilização de tecidos.
  • Quando a dor permitir iniciar exercícios de mobilidade do ombro. É fundamental que sejam trabalhados todos os graus de movimento em toda a amplitude disponível.
  • Aplicação de TENS e ionização
  • Alongamento progressivo, principalmente da cápsula articular do ombro
  • Exercícios de reforço muscular dos músculos da coifa, desde que não provoque dor.
  • Exercícios de correcção postural, como RPG e Pilates poderão ser benéficos para manter os resultados ao longo do tempo.
  • Reintrodução gradual ao desporto/actividade, começando com exercícios de treino, sem contacto e lentamente aumentar o grau de exigência dos exercícios.

Caso tenha menos de 60 anos de idade, uma ruptura completa do tendão, não tenha apresentado melhorias ao final de 6 semanas de tratamento conservador ou seja um profissional/desportista que necessita de força e amplitude de movimentos completa para realizar a sua actividade, o tratamento cirúrgico será o mais indicado. A cirurgia envolve geralmente a descompressão (alargamento) do espaço sob o acrómio, podendo também incluir a reparação do tendão. A cirurgia pode ser feita por artroscopia ou método aberto.

Exercícios terapêuticos para a síndrome de conflito articular do ombro

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante a reabilitação de uma síndrome de conflito articular do ombro. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.


Adução das omoplatas
Em pé ou sentado, com os cotovelos dobrados. Puxe os ombros e cotovelos para trás e para baixo. Mantenha a posição durante 8 segundos. Retorne lentamente à posição inicial.
Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.


 

Fortalecimento dos rotadores externos do ombro
Em pé, com o cotovelo a 90o e encostado ao tronco, com o elástico na palma da mão, rode o antebraço para fora, mantendo o cotovelo perto do tronco, volte lentamente á posição inicial.
Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma. 





Fortalecimento dos adutores do ombro
Em pé, com os braços a 90o e cotovelos dobrados. Empurre o elástico para a frente com ambos os braços, mantendo ombros e mãos alinhados. Retorne lentamente á posição inicial.
Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.




Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.

Sem comentários:

Enviar um comentário