quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



A



-->
Alongamento combinado alongamento baseado na facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF). Envolve a combinação da técnica de alongamento manter-relaxar (hold-relax) com a de contração do agonista (agonist-contract).
Alongamento estático técnica que tenta aumentar a amplitude de movimento numa articulação, mantendo um alongamento do músculo por 15 a 30 s.
Alongamento passivo tipo de exercício de mobilidade no qual é aplicado um alongamento manual, mecânico ou de posicionamento nos tecidos moles, e no qual a força é aplicada em oposição à direção do encurtamento.
-->
Alongamento passivo mecânico prolongado tipo de exercício em que se aplica uma força externa de baixa intensidade (2 a 6 kg) nos tecidos encurtados, por um período prolongado de tempo, usando equipamento mecânico.
Alongamento prolongado Cinesiot. estiramento firme de um músculo ou grupo muscular que produz inibição ou depressão das respostas musculares. Este tipo de estímulo é tido como capaz de ativar os órgãos tendinosos de Golgi e os recetores articulares, resultando em uma inibição autogénica do músculo sob alongamento.
Alongamento tipo manter-relaxar (hold-relax) alongamento baseado na facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF), que envolve uma contração isométrica máxima inicial do músculo a ser alongado seguida pelo relaxamento e alongamento desse músculo até o limite da amplitude de movimento.
Alopecia queda temporária, parcial ou total, dos cabelos ou dos pelos do corpo.
Alterações articulares da hemofilia caracteriza-se por hemorragias articulares (hemartroses), que dão lugar à dor e tumefação seguida de degeneração das cartilagens das superfícies articulares.
Alterações cutâneas no lúpus eritematoso neonatal (LEN) tem início entre o nascimento e o terceiro mês de vida. Caracteriza-se por placas eritematodescamativas, com escamas aderentes, configuração anular e discreta atrofia central. Evolução (menos frequente) pode resultar em cicatrizes atróficas, hipopigmentares semelhantes ao lúpus eritematoso discoide. Este quadro está distribuído principalmente em áreas expostas, particularmente face e couro cabeludo. A luz ultravioleta exacerba estas lesões.
Alterações tróficas alterações tecidulares resultantes da redução do crescimento e da nutrição; podem ser: pigmentação anormal, alterações na cor da pele, perda de cabelos, pele seca, unhas espessas, dermatite por estase ou ulceração.
Ambulatório 1. relativo à marcha; 2. diz-se de um tratamento que permite ao doente a possibilidade de se deslocar e continuar suas ocupações; não necessita estar acamado, nem internado.
Amnésia perda da memória.
Amnésia anterógrada perda da memória para os eventos ocorrentes após o trauma precipitante.
Amnésia pós-traumática (APT) amnésia resultante de uma súbita lesão física.
Amnésia retrógrada perda da memória para os eventos ocorrentes antes do traumatismo precipitante.
Amniocentese procedimento pré-natal em que uma pequena quantidade de líquido amniótico é extraída do saco amniótico por meio de uma agulha. A finalidade deste procedimento em geral é examinar o material genético do líquido e a saúde genética do feto.
Amostragem de vilosidade coriónica procedimento pré-natal no qual uma pequena quantidade de vilosidades coriônicas da placenta é removida e examinada quanto ao material genético para avaliar a saúde genética do feto.
Ampère unidade de intensidade elétrica, igual à corrente produzida por 1 volt de força eletromotriz contra 1 ohm de resistência.
Amplitude de movimento (AM) deslocamento angular máximo numa articulação, representada pela quantidade de movimento permitida entre duas alavancas ósseas. Usa-se, juntamente com a palavra "exercícios", para significar mover as articulações de um paciente em toda a amplitude existente.
Amplitude de movimento, ativa movimento dentro da AM, que é produzido por uma contração ativa dos músculos que atuam naquela articulação.
Amplitude de movimento ativo-assistida tipo de AM ativa no qual a assistência é feita por uma força externa, manual ou mecanicamente, porque os principais músculos responsáveis pelo movimento precisam de assistência para completar o mesmo.
Amplitude de movimento passiva movimento dentro da AM que é produzido inteiramente por uma força externa. Não ocorre contração muscular voluntária.
Amputação 1. ablação cirúrgica de um membro ou de um segmento de membro, por secção das suas partes ósseas, com conservação variável segundo o caso, de certas partes moles (músculos, partes cutâneas) destinadas a formar o coto; 2. por extensão ablação cirúrgica de um órgão, de uma víscera, de um tecido; 3. secção acidental de um membro; 4. cortar, em geral, um membro ou parte do corpo. A amputação pode ser traumática ou cirúrgica.
Amputação de Syme procedimento de amputação envolvendo a remoção do pé ao nível supramaleolar.
Amputação na contiguidade sinônimo de desarticulação.
Anaeróbio Diz-se do organismo que pode viver privado do contato do ar ou do oxigénio livre.


Anterior   |   Seguinte

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário