terça-feira, 1 de abril de 2014

Mamografia - Será realmente importante?

As neoplasias da mama não palpáveis e detetadas por mamografia são mais pequenas que as detetadas pelo exame físico o que lhes confere um melhor prognóstico.
A mamografia periódica é feita com o intuito de reduzir a mortalidade por cancro da mama.

Para avaliar o benefício da mamografia periódica e da palpação mamária na redução da mortalidade por cancro da mama foi iniciado no Canadá, em 1980, um estudo randomizado e controlado em 89 835 mulheres, com idades entre os 40 e 59 anos. 


Foram incluídas apenas as mulheres que cumprissem o critério da idade, não tivessem realizado nenhuma mamografia nos últimos 12 meses, não se encontrassem grávidas e não tivessem antecedentes de neoplasia mamária. Foram então divididas, aleatoriamente, em dois grupos: o “grupo da mamografia”, em que durante 5 anos realizaram mamografia anualmente e palpação mamária por profissionais treinados e no “grupo controlo” em que preenchiam anualmente um questionário e, caso tivessem mais de 50 anos, também seriam submetidas a palpação mamária, sendo o restante acompanhamento feito no âmbito dos cuidados primários de saúde.

O período de rastreio ocorreu nos primeiros 5 anos após a randomização e o período de follow-up foi a partir do 6º até ao 25º anos.


RESULTADOS

Legenda: mortes           Ca- cancro


Durante todo o período do estudo, 3250 mulheres no grupo mamografia e 3133 no grupo controlo tiveram o diagnóstico de cancro de mama, e 500 e 505, respectivamente, morreram por esse motivo. Assim, a mortalidade por cancro de mama foi semelhante entre as mulheres nos dois grupos.

Após 15 anos de follow-up um remanescente de 106 cancros foi observado no grupo da mamografia, atribuível ao sobrediagnóstico representando 22% de todos os tumores invasivos detectados, ou seja, uma em cada 424 mulheres que realizaram a mamografia.

Os resultados deste estudo podem não ser generalizáveis a todos os países, podendo a deteção precoce ser mais benéfica nas comunidades onde a maioria dos cancros que se apresentam clinicamente são de grandes dimensões e nódulo positivo.

No entanto, nos países tecnicamente avançados a mamografia anual em mulheres com idades entre 40 e os 59 anos não reduziu mais a mortalidade do que o exame físico e cuidados gerais. Os dados sugerem portanto que o valor da mamografia deve ser reavaliado.


“Twenty five year follow-up for breast cancer incidence and mortality of the Canadian National Breast Screening Study: randomised screening trial”, BMJ 2014;348:g366, Published 11 February 2014

 Autora:
Dra. Maria Clara Baldaia
Interna Complementar de Medicina Geral e Familiar na USF Santa Luzia

Sem comentários:

Enviar um comentário