quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


R


Ra símbolo químico do elemento Rádio.
Rabdo-, Rabd- formas prefixas que significam em forma de bastão; estriado; relacionam-se com os músculos esqueléticos.
Rabdomiólise condição clínica aguda, fulminante e potencialmente fatal do músculo esquelético, caracterizada pela desintegração desse músculo, acompanhada da excreção da mioglobina na urina; também denominada mioglobina paroxística idiopática.
Rabdomiossarcoma tumor maligno (tipo de sarcoma) de elementos musculares esqueléticos, portanto, de origem mesenquimal
Radarquimografia gravação em vídeo dos movimentos cardíacos, durante uma fluoroscopia, com a ajuda de um amplificador de imagem; permite que se calibrem os movimentos com a ajuda de gráficos.
Radiabilidade propriedade de ser permeável aos raios X.
Radiação emissão e projeção de energia (ondas ou partículas) através do espaço.


Radiação eletromagnética radiação ou projeção de ondas eletromagnéticas de energia (formadas por ondas ou partículas) através do espaço.
Radial relativo a um osso do antebraço (rádio) ou a qualquer raio; que se estende em diversas direções a partir de um ponto central.
Radical grupo de átomos que pode passar de um composto a outro sem alterar-se, que constitui uma das partes básicas de uma molécula. Nas fórmulas químicas, aparece entre parêntesis.
Radiculalgia nevralgia da raiz sensorial de um nervo raquidiano, geralmente devida a uma irritação (radiculoneurite) ou compressão.
Radiculite inflamação da porção da raiz de um nervo raquidiano situado dentro da dura-máter; inflamação da raiz de um nervo.
Radiculomielopatia doença da medula espinal e das raízes dos nervos.
Radiculopatia doença das raízes dos nervos raquidianos.
Rádio elemento metálico radioativo que emite radiações; tem uma vida média de 1.590 anos, símbolo Ra, número atómico 88, peso atómico 226,05; utilizado em Medicina para o tratamento de algumas doenças malignas; o menor dos ossos do antebraço, para o lado do polegar.
Radioatividade propriedade inerente a certos elementos químicos de elevado peso atómico, de emitir raios e partículas atómicas, por terem núcleos atómicos instáveis ou em consequência de uma reação nuclear.
Radiobiologia ramo da ciência que estuda os efeitos da radiação nos tecidos vivos e do uso dos isótopos radioativos.
Radiocarpal relativo ao rádio e aos ossos do carpo, especialmente a articulação entre o rádio e a parte proximal dos ossos do carpo.
Radiocimatografia técnica de obtenção de filmes da passagem de substância radiopaca através dos órgãos internos da mesma forma como se vê no tela dos monitores.
Radiocurável doença ou lesão suscetível de ser curável pela radioterapia, principalmente as células cancerosas.
Radiodermatite (Radiodermite) inflamação de pele provocada por uma exposição excessiva aos raios X e raios y.
Radiofrequência frequência de irradiação eletromagnética na faixa entre as audiofrequências e as frequências infravermelhas.
Radiografia imagem fotográfica produzida pela passagem de raios X através do corpo.
Radioimunoeletroforese imunoeletroforese na qual se utiliza um antígeno ou anticorpo marcado com radioisótopo.
Radiómetro dispositivo medidor de temperatura projetado para a determinação da radiação infravermelha.
Radionecrose destruição de um tecido devida à irradiação.
Radiopacidade estado de impenetrabilidade a qualquer forma de radiação.
Radioterapia tratamento de uma doença mediante qualquer substância radioativa ou energia radiante.
Radioulnar relativo ao rádio e à ulna.
Radix- em latim, raiz, o início ou porção primeira de uma estrutura, como um nervo na sua origem na medula espinal.
Rágades fissuras ou gretas na pele, principalmente ao redor de aberturas do corpo. Observada na sífilis congénita e em deficiências vitamínicas.
-ragia sufixo que significa corrimento anormal, como hemorragia, metrorragia etc.
Raias (Estrias) de Mees cada uma das franjas brancas nas unhas dos dedos observadas na intoxicação por arsénico.
Raio feixe estreito e em linha reta de radiação eletromagnética, como luz, calor e outras formas de radiação; estrutura anatómica linear.
Raios X radiação eletromagnética (fotão de alta energia) com um comprimento de onda muito curto (de 0,05 a 100 A) gerada no ponto de impacto de uma corrente de electrões catódicos de alta velocidade sobre a luz de um tubo de raios X; os raios X, por causa do seu poder de penetração, são utilizados para registrar em filme sombras de densidades variáveis dentro de uma porção do corpo.
Raiz dorsal zona de entrada no lado de trás da medula espinal. Os axónios aferentes entram na medula espinal pela raiz dorsal.
Raiz ventral zona de entrada no lado frontal da medula espinal. Os axónios eferentes saem da medula espinal pela raiz ventral.
Rancho los Amigos é uma escala amplamente usada para descrever e comunicar o nível de funcionalidade do paciente. Essa escala auxilia os profissionais no desenvolvimento de protocolos de tratamento para pacientes durante a sua reabilitação. A escala, dividida em 8 fases, iniciando-se no nível 1, coma profundo, até o nível 8, apropriado; é utilizada como um guia para a progressão do paciente após longos períodos de tempo e demonstra a transição que ocorre na função cognitiva após uma lesão cerebral.
Randomização alocação aleatória de indivíduos.


Ranino pertencente à superfície inferior da língua.
Rânula formação cística que se desenvolve no soalho da boca em decorrência da obstrução do ducto salivar sublingual ou pelo espessamento da saliva ou pela formação de sialolitos (pedras ou cálculos salivares).
Raqui-, Raquio- elementos de composição que indicam relação com a coluna vertebral (do grego, rháchis = espinha).
Raquialgia dor na coluna vertebral; também denominada espondilalgia.
Raquicentese (Raquiocentese) punção lombar.
Raquiotomia procedimento operatório de praticar cortes na coluna vertebral.
Ráquis coluna vertebral.
Raquisquise, Mielocele defeito de desenvolvimento caracterizado pela ausência dos arcos vertebrais.
Raquitismo o mesmo que raquítico: doença provocada por uma deficiência da vitamina D em recém-nascidos e em crianças e que dá lugar a um crescimento ósseo defeituoso; também denominado raquitis; interrupção do processo de mineralização da placa de crescimento.
Rasgo fácies, aparência, semblante; em Genética, qualquer caráter hereditário determinado por genes; aplica-se a qualquer variação normal ou a uma doença, caso se apresente de forma recessiva ou dominante.
Rash palavra inglesa que significa qualquer erupção da pele, provocada pelo calor, pelo sarampo, pela urtiga etc.
Raynaud, Doença de cianose bilateral dos dedos devida a uma contração espasmódica das artérias periféricas, geralmente precipitada pelo frio ou pela emoção.
Raynaud, Fenómeno de distúrbio vasomotor episódico autolimitado que se manifesta com mudança bilateral da cor dos dedos das mãos, pés e, algumas vezes, na orelha, no nariz e nos lábios.
RCP abreviação de reabilitação cardiopulmonar.
RE abreviação de retículo endoplasmático.
Reabilitação conjunto de medidas adotadas para permitir a um deficiente físico ou mental adquirir ou recuperar a capacidade de atuação profissional (obter um emprego) ou, na medida do possível, ocupar um lugar normal na sociedade.
Reabilitação cognitiva abordagem para o reparo das habilidades cognitivoperceptivas, enfocando como o indivíduo adquire e usa o conhecimento, e buscando estratégias gerais para que o paciente com lesão corporal possa empreender o desempenho de tarefas.




ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário