quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Q



Qualidade de vida do ponto de vista subjectivo, é o estado ou condição em que as pessoas se sentem competentes para atuar fisica, emocional e socialmente; do ponto de vista objetivo, compreende o conjunto de características genéticas, hábitos e costumes adquiridos, bem como dos tipos de comportamento do indivíduo, que lhe asseguram alto grau de saúde fisica e mental.
Qualitativo descreve o tipo ou a espécie.
Quantitativo descreve a quantidade.
Quadriplegia/Quadriparesia tipo clínico da paralisia cerebral. Todo o corpo é afetado; os membros superiores são mais acometidos, e um lado do corpo pode estar mais afetado do que o outro.
Queckenstedt, Sinal de ausência na variação da pressão do líquido cefalorraquidiano quando se comprimem as veias do pescoço, e que indica um bloqueio no canal vertebral.


Quedas constituem importante causa de morte, em idosos. Condições predisponentes são: redução da acuidade visual e auditiva, disfunção vestibular, neuropatias periféricas, distúrbios músculo-esqueléticos, hipotensão postural e uso de medicamentos antidepressivos, sedativos, vasodilatadores etc. Fatores de risco ambientais: degraus e escadas mal iluminadas, falta de corrimão em toda a extensão das escadas, interruptores de luz de difícil acesso para os idosos, banheiras e chuveiros sem barras de apoio, pisos escorregadios e tapetes que deslizam facilmente.
Queilite inflamação do(s) lábio (s) da boca.
Queilite actínica inflamação do lábio, geralmente inferior, causada por excesso de sol, sem o uso de proteção adequada.
Queilose afecção não inflamatória dos lábios que determina a formação de fissuras e gretas; uma das características clínicas da deficiência de riboflavina.
Queilosquise má formação congénita que geralmente afeta o lábio superior. Pode ser unilateral, bilateral, completa ou incompleta e com microformas; é conhecida vulgarmente com o nome inadequado de lábio leporino.
Queimadura lesão produzida ao queimar-se; pode ser causada por um agente químico, por irradiação ou por temperatura excessivamente alta ou baixa.
Queimadura de primeiro grau tipo de lesão térmica superficial, ou pela ação solar, envolvendo apenas a camada epidérmica; queimadura superficial de espessura parcial, ou queimadura profunda de espessura parcial, dependendo da intensidade dos danos à derme.
Queimadura por calor, com iontoforese a que pode aparecer em virtude da negligência do manuseio terapêutico da iontoforese. Este termo é sugerido para expressar o movimento de iões através de um campo elétrico ou é a introdução dos iões de uma medicação através de pele intacta por meio de uma corrente elétrica; também chamada transferência de iões ou ionização.
Quelação formação de uma união coordenada entre um ião metálico e um ou dois mais iões não-metálicos dentro de uma mesma molécula.
Quelóide massa hiperplásica, nodular ou fibrosa não-encapsulada de tecido cicatricial. É mais frequente em indivíduos de raça negra; crescimento excessivo de tecido cicatricial, normalmente vermelho, proeminente e fibroso.
Queloidose formação de quelóides múltiplos.
Quemodectoma tumor do sistema quimiorreceptor; p. ex., o corpo carótico, o glomo jugular e os corpos do arco da aorta.
Quemose inflamação da conjuntiva do bulbo do olho caracterizada por um inchaço dessa conjuntiva, ao redor da córnea.
Quenodesoxicólico, Ácido um dos ácidos presentes na bílis que participam nos processos digestivos.


Queratalgia dor na córnea.
Queratectasia protrusão ou ectasia da córnea devida ao adelgaçamento do tecido córneo. Também chamada querectasia.
Queratectomia excisão cirúrgica das camadas superficiais da córnea afetada por uma cicatrização ou degeneração, com substituição por um enxerto.
Queratina proteína que forma os principais componentes das estruturas epidérmicas, assim como unhas, pêlos, penas, tecidos córneos, comumente conhecidos como fâneros da pele.
Queratite inflamação da córnea.
Queratoacantoma crescimento rápido e benigno de nódulos na pele, normalmente com uma depressão central; histologicamente, parece um carcinoma espino-celular e surge principalmente na face.
Queratócito uma das células aplanadas presentes entre as lâminas da córnea, também denominado corpúsculo corneal.
Queratoconjuntivite inflamação da córnea e da conjuntiva ocular.
Queratodermia engrossamento do estrato córneo da pele. Existe a queratodermia blenorrágica, decorrente da blenorragia, e a queratodermia palmar e plantar, engrossamento em localizações simétricas das palmas das mãos e das plantas dos pés, também denominadas queratodermias simétricas.
Queratólise desprendimento e descamação da pele.
Queratopatia nome genérico de qualquer enfermidade da córnea. Diferente de queratite.
Queratoplastia operação na qual se extrai uma parte ou a totalidade da córnea e a substitui por tecido córneo sadio (enxerto), também conhecida como transplante de córnea.
Queratose espessamento limitado da camada córnea da epiderme.
Q. actínica — espessamento senil da pele;
Q. blenorrágica — pústulas e crostas associadas à enfermidade de Reiter; também chamada queratodermia blenorrágica;
Q. seborreica — lesões benignas verrucosas e planas vistas em pessoas depois da terceira década de vida;



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário