quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Doença de Osgood-Schlatter


A doença de Osgood-Schlatter é uma das causas mais comuns de dor no joelho do adolescente. Provoca dor e edema na inserção tibial do tendão rotuliano a doença de Osgood-Schlatter é geralmente benigna, e é causada pela tensão constante e repetida do tendão rotuliano sobre a sua inserção óssea na tibial (logo abaixo do joelho).
Esta lesão é mais frequente em jovens muito activos, e em atletas adolescentes, geralmente entre os 10 e os 15 anos. É comum em desportos como o futebol, o basquetebol e voleibol, e afecta mais os rapazes. Pensa-se que isto se deve aos microtraumas causados pelo excesso de uso e aplicados antes da zona de crescimento ósseo estar consolidada, o que provoca um crescimento anormal da tuberosidade tibial, a zona onde se insere o tendão rotuliano.
-->

Sinais e sintomas/ Diagnóstico

  • Dor, inchaço e / ou sensibilidade abaixo do joelho, que geralmente piora durante a atividade física
  • Uma saliência sólida e dolorosa, logo abaixo do joelho, que é sensível ao toque

Uma boa avaliação, incluindo uma história clínica detalhada e exame do joelho são geralmente suficientes para diagnosticar a doença de Osgood-Shlatter. Um raio-X pode ser pedido para confirmar o diagnóstico e descartar a hipótese de uma lesão mais grave.
-->

Tratamento

                O tratamento, numa fase inicial, em que existe dor e sinais inflamatórios, consiste em:
  • Descanso: Evitar fazer longas caminhadas e parar o desporto que provocou os sintomas durante 2 a 4 semanas. Poderá praticar desportos sem impacto ao solo, como natação ou ciclismo.
  • Gelo: Aplique uma compressa de gelo na área lesada, colocando uma toalha fina entre o gelo e a pele. Use o gelo por 20 minutos e depois espere pelo menos 40 minutos antes de aplicar gelo novamente. Pode repetir 2 a 3 vezes por dia.
  • Analgésicos e anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) podem ser prescritos pelo médico para o alívio da dor e redução da inflamação local.

Nos casos mais graves pode ser indicado o uso de uma tala ou ligadura no joelho, que limite o movimento, durante algumas semanas, de forma a dar tempo para o osso recuperar.
Numa fase sub-aguda, em que já não se verificam sinais inflamatórios ou dor, deve ser retomada gradualmente a actividade desportiva. O tratamento em fisioterapia deve incluir:
Exercícios para melhorar a flexibilidade (principalmente do quadricípite e dos isquiotibiais) a força e o equilíbrio muscular entre os músculos da perna.
Reeducação do gesto desportivo. Pode ser aconselhada a massagem com um cubo de gelo sobre a zona da lesão (3 a 5 minutos) depois das primeiras sessões de treino.
Fortalecimento excêntrico dos músculos da coxa e treino proprioceptivo.
Na maioria dos casos o tratamento conservador é suficiente, mas para casos reincidentes o tratamento cirúrgico pode ser indicado. Na maior parte das vezes a cirurgia não resolve o problema na totalidade, mas pode melhorar significativamente os sintomas.

Exercícios terapêuticos para a doença de Osgood-Schlatter
Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante a reabilitação da doença de Osgood-Schatter. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.


Fortalecimento isométrico do quadicipete
Sentado, com a perna estendida e um rolo sob o joelho. Esprema e o rolo e solte suavemente, enquanto sente a contracção imediatamente acima do joelho.
Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.






Alongamento do quadricípite
Em pé, apoiado. Agarre no pé da perna a alongar e aproxime-o o mais possível da bacia. Mantenha as costas alinhadas. Mantenha essa posição por 20 segundos.
Repita entre 5 e 10 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.


Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.

Antich TJ, Brewster CE. Osgood-schlatter disease: review of literature and physical therapy management. J Orthop Sports Phys Ther. 1985;7(1):5-10.

8 comentários:

Unknown disse...

o meu juelho so doi quando eu bato ou depois de acabar uma atividade fisica

Unknown disse...

oq tenho q fazer ?

marco disse...

o meu joelho doi quando acabo de fazer actividade física e quando me alevanto o que faço eu estou numa equipa e quero recuperar até outubro o mais rapido possivel

Unknown disse...

bom dia fiz a cirugia de osgood schllater ja tem unhs 15 dias é normal ta inchado no local e demora mais menos quantos dias para desenchar.

Unknown disse...

bom dia fiz a cirugia de osgood schllater ja tem unhs 15 dias é normal ta inchado no local e demora mais menos quantos dias para desenchar.

Unknown disse...

Eu lasquei o joelho em dezembro de 2011 e desde lá tive dores fortes no joelho, em que me foi diagnosticada está doença, mas os médicos dizem me que a doença não dura mais de um ano, sinceramente eu não acredito porque estamos em 2016 e eu continuo com as dores e o alto no joelho

Unknown disse...

Eu lasquei o joelho em dezembro de 2011 e desde lá tive dores fortes no joelho, em que me foi diagnosticada está doença, mas os médicos dizem me que a doença não dura mais de um ano, sinceramente eu não acredito porque estamos em 2016 e eu continuo com as dores e o alto no joelho

Unknown disse...

André Viana ficaste com cicatriz grande ?

Enviar um comentário