quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


B

Blástula estado precoce do desenvolvimento de um embrião; estrutura esférica consistente em uma só camada de células que rodeia uma cavidade cheia de líquido.
Blefarite inflamação das pálpebras.
-->
Blefaroconjuntivite inflamação da pálpebra e da conjuntiva, em especial da conjuntiva palpebral.
Blefaroespasmo contração espasmódica dos músculos da pálpebra.
Blenadenite inflamação das glândulas mucosas.
-->
Blenorragia enfermidade contagiosa comum, doença sexualmente transmissível, causada pela Neisseria gonorrhoeae; caracteriza-se principalmente pela inflamação do trato genital, com secreção purulenta e micção frequente e dolorosa.
Bloqueio articular imobilização súbita, dolorosa, de uma articulação, devida em geral à presença de um corpo estranho no interior da articulação, ou, caso se trate de joelho, de uma lesão de menisco.
Bloqueio cardíaco interferência na condução de impulsos elétricos desde os átrios, até aos ventrículos; pode ser parcial ou completo. Pode resultar na dissociação dos ritmos e contrações dos átrios e ventrículos.
Bloqueio nervoso indução de anestesia regional para impedir que impulsos nervosos sensitivos atinjam os centros da consciência.
Bloqueio nervoso periférico injeção química local (p. ex., fenol) usada no bloqueio seletivo da transmissão nervosa de um nervo motor; usado para reduzir a espasticidade.
Blount, Doença de alteração da porção medial da epífise tibial proximal que ocasiona um varismo da tíbia.
Bócio aumento do volume da glândula tiroide por causa de uma tumefação visível da parte anterior do pescoço. Existem várias modalidades de bócio; entre as quais, podemos citar b. adenomatoso (tumor benigno), b. exoftálmico (doença de Graves-Basedow), b. colóide, b. parenquimatoso, b. cístico e b. tóxico; cada um com etiologia e características anatomopatológicas peculiares; conhecido vulgarmente como papeira.
Bolha ampola ou elevação circunscrita da pele com conteúdo seroso ou serofibrinoso, com mais de 1 cm de diâmetro. Por exemplo, numa queimadura de 2º grau; quando a bolha tem menos de 1 cm de diâmetro costuma ser chamada de vesícula; quando se encontra cheia de secreção purulenta, denomina-se pústula; quando causada por queimaduras, tem então o nome de flictena.
Bolsa sinovial estrutura sacular fechada, revestida internamente por membrana sinovial semelhante à que se encontra nas articulações do tipo diartrose. Pode ser encontrada nos espaços de tecido conjuntivo entre tendões, ligamentos e ossos, ou, em geral, onde possa ocorrer fricção.
Bomba de Na+-K+ proteína ligada à membrana que transporta Na+ do fluido intracelular para o extra-celular e transporta K+ no sentido reverso.
Borborismo ruído produzido pela movimentação de gases no intestino.
Bórico, Ácido composto branco e cristalino, que se utiliza como anti-séptico.
Bornholm, Doença de nome dado à pleurodinia epidêmica. A pleurodinia é um transtorno que se caracteriza por dores nos músculos intercostais, que geralmente afeta apenas um dos lados.
Botulismo intoxicação produzida pela toxina do Clostridium botulinum, presente em alimentos inadequadamente conservados.
Bradicardia 1. frequência cardíaca anormalmente lenta (baixa); 2. lentidão anormal dos batimentos cardíacos, geralmente um ritmo inferior a 60 batimentos por minuto.
Bradicinesia 1. retardo ou redução dos movimentos devido a distúrbios dos gânglios da base; p. ex., na oscilação dos braços, marcha lenta e arrastada, dificuldade em iniciar ou mudar a direção do movimento, ausência de expressão facial, dificuldade de interrupção de movimento, uma vez que tenha sido começado; 2. movimentos anormalmente lentos.
Bradipnéia respiração anormalmente lenta, como a do choque, geralmente com menos de 10-15 movimentos por minuto.
Branqueamento presença de mancha branca obser­vada na pele, ao ser aplicada pressão contra a escara. Esta é uma indicação da presença de leitos capilares viáveis; a área branqueada tornar-se-á rosada, se o leito capilar estiver perfundido.
Braquicefalia deformidade em que o crânio tem um plano ântero-posterior anormalmente achatado em virtude da consolidação prematura da sutura coronária.
Braquiotomia amputação cirúrgica de um braço.
Bregma ponto do crânio em que se juntam as suturas sagital e coronária; também denominada, de modo geral, sincipúcio.
Bright, Doença crónica de termo com que se designam várias nefropatias agudas e crónicas, principalmente as que representavam formas de glomerulonefrites.
Brill, Doença de, Doença de Brill-Zinsser presença do tifo exantemático em pessoas que já sofreram no passado uma infeção de tifo epidémico; causada pela Rickettsia prowasekii que, segundo Zinsser, permanece viável no corpo do paciente, produzindo recidiva anos após a infeção original; também denominada tifo recrudescente.
Broadbent, Sinal de pulsação que se observa na linha axilar posterior esquerda, de manifestação sincrónica com a sístole cardíaca; trata-se de um sinal de aderência pericárdica.
Bromismo intoxicação causada pelo bromo, caracterizada por dor de cabeça, erupções cutâneas, apatia e debilidade muscular.
Bromo elemento líquido não-metálico, volátil, avermelhado, corrosivo e pesado, com vapor altamente irritante; símbolo Br, número atómico 35, peso atómico 79,916.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário