quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


B

Basofilia 1. aumento anormal do número dos leucócitos no sangue; 2. presença de leucócitos basófilos no sangue.
Bastonete uma das células que formam com os cones a capa de bastonetes e cones da retina.
-->
BCG abreviatura do bacilo de Calmette-Guérin; bacilo da tuberculose atenuado para fins de imunização.
Bence-Jones, Albumina de, Proteína de proteína que se encontra na urina de indivíduos com mieloma múltiplo. Quando se aquece a urina desses pacientes a 50°, 60° centígrados, forma-se um precipitado, que se dissolve quando a temperatura se eleva até quase o ponto de ebulição.
Bennett, Fratura de fratura da base do primeiro metacarpo.
Benzalcónio, Cloreto de composto utilizado como desinfetante e germicida.

Benzeno (Benzina) líquido incolor, bastante inflamável e pouco denso derivado do alquitrano, utilizado em muitos produtos químicos. Empregue também como solvente, é conhecido ao mesmo tempo com o nome de Benzol, e é um importante agente químico cancerígeno, profusamente usado na indústria.
Beribéri doença produzida por deficiência de tiamina (vitamina B1) na dieta.
Beriliose modalidade de pneumoconiose causada pela inalação de sais de berílio ou de pó desse metal, comum nos indivíduos que trabalham com polimento de metais, como cromo, cobalto etc.
Beta-endorfina membro de um grupo de peptídeos de baixo peso molecular, encontrado geralmente no cérebro, capaz de produzir efeitos similares aos dos opiáceos.
-->
Biauricular 1. que tem duas aurículas; 2. relativo a ambas as aurículas;
Bíceps nome genérico de um músculo que tem duas cabeças ou origens.
Bichat, Bola adiposa de nome que se dava antigamente ao corpo adiposo da bochecha, também conhecido como bola de Bichat (epónimo não mais utilizado atualmente).
Bicicleta ergométrica dispositivo para exercícios, fixo, com guiador e pedais que simulam uma bicicleta, mas que possui mostradores que indicam a velocidade virtual do aparelho, bem como pode ser regulável em relação a dificuldade, consumo de calorias, e outros indicadores.
Bicipital 1. que tem duas cabeças; 2. pertencente ou relativo ao músculo bíceps.
Bicúspide que tem duas cúspides ou pontos sobressalentes, como os dentes pré-molares ou na valva átrio-ventricular (mitral) do coração.
Bifurcação um ponto de ramificação de um vaso.
Biliar relativo à bílis.
Bilirrubina pigmento vermelho-alaranjado formado a partir da hemoglobina durante a destruição das hemácias pelo sistema reticuloendotelial; em caso de enfermidade hepática ou destruição excessiva de hemácias, a acumulação de bilirrubina no sangue e nos tecidos dá origem à icterícia.
Bílis liquido amargo, de cor amarelada ou verde-pardacenta, excretado pelo fígado, armazenado na vesícula biliar e excretado no duodeno; auxilia a digestão, emulsionando as gorduras, principalmente.

Biliúria presença de bílis na urina.
Biodisponibilidade grau em que um ingrediente ativo de um fármaco é absorvido pelo organismo na forma que é fisiologicamente ativa; é um indício tanto da quantidade relativa de um fármaco administrado que chega à circulação como da rapidez com que isto ocorre.
Bio equivalência aplicação do conceito de biodisponibilidade por meio do qual cabe presumir que um fármaco tem a mesma eficácia terapêutica que outro, se alcança concentração máxima, velocidade de absorção e quantidade total absorvida iguais às de um padrão reconhecido.
Biofeedback método de aumentar a perceção de eventos fisiológicos ou de movimento, pela ampliação e exibição destas informações, de modo que o paciente possa aprender a controlar tais funções.
Bioimpedância cálculo biológico da medida da oposição total ao fluxo de uma corrente elétrica num circuito de corrente alternada.

Biomecânica 1. uso da engenharia mecânica para estudar os sistemas biológicos; 2. estudo dos efeitos das forças como impulso muscular e gravidade nos sistemas muscular e esquelético.
Biópsia procedimento cirúrgico simples que consiste na remoção de um fragmento de lesão detetável macroscopicamente num exame histopatológico para efeito diagnóstico. Não confundir com necrópsia, que consiste no estudo do tecido do indivíduo morto.
Biorritmo 1. ocorrência cíclica de um processo biológico; 2. padrão de comportamento que se manifesta em ciclos; é relativamente independente da temperatura ambiente e se desvia, pelo menos ligeiramente, do ciclo geofísico externo ao qual é paralelo.
Biotina vitamina que funciona como coenzima e se encontra principalmente no fígado, levedura e gema do ovo; antes conhecida como vitamina H.

Biotoxina qualquer substância tóxica formada nos tecidos corporais.
BIPAP (Bilevel Positive Airway Pressure) 1. modalidade ventilatória mais comumente utilizada de forma não invasiva; 2. bilevel. Aparelho com pressão positiva administrada via máscara nasal-oral através de dois níveis de pressão; forma de ventilação não invasiva.
Bípara, Secundípara mulher que teve um segundo filho.
Bipenado, Bipeniforme que tem a forma de pluma; refere-se a alguns músculos pela colocação de suas fibras em ambos os lados de um tendão.
Blasto forma prefixa que significa crescimento ou germinação, ex., blastocelo.
Blastómero cada uma das células nas quais se divide um ovo fertilizado.




ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário