domingo, 4 de agosto de 2013

Projecto Walk Again, o sonho de devolver o andar a lesados vertebro-medulares

O neurocientista Miguel Nicolelis anunciou nas redes sociais nesta quinta-feira (1/08/13) que recebeu “a última autorização” para colocar em prática o teste, no Brasil, do exoesqueleto no qual trabalha para fazer um jovem paraplégico dar o pontapé inicial do Campeonato do Mundo de Futebol de 2014.
O projeto chama-se Walk Again (andar de novo, em inglês). 
No Facebook, Nicolelis anunciou a novidade da seguinte maneira: “Agora é oficial: Projeto Andar de Novo recebe a última autorização necessária para iniciar testes com exoesqueleto robótico no Brasil. O primeiro projeto envolvendo o uso de sinais neurobiológicos para controlar e "sentir" o desempenho do exoesqueleto robótico em pacientes com paraplegia será implementado no Brasil”.
O exoesqueleto é conectado diretamente ao cérebro do paciente, que então controla o equipamento como se fosse parte de seu próprio corpo. A técnica faz parte de uma linha de pesquisa conhecida como interface cérebro-máquina, com a qual Nicolelis já obteve resultados internacionalmente relevantes. Em um dos mais importantes, fez com que macacos não só controlassem uma mão virtual, como também que sentissem uma espécie de tato quando exerciam a atividade.
Esta é uma área de investigação que promete alterar por completo a forma como são encaradas as lesões graves da coluna vertebral. Pode ver mais inovações com potencial aqui.
Fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário