terça-feira, 2 de abril de 2013

Bursites ísquio-glúteas


A bursite é a inflamação de uma bolsa (um fino saco de líquido sinovial). Estas bolsas estão localizadas nos pontos de fricção, especialmente onde há tendões ou músculos que passam por cima do osso, e têm como principal função diminuir o atrito entre estas estruturas. Embora uma bolsa geralmente contenha muito pouco líquido, no caso de se lesionar pode inflamar e encher-se de líquido, causando a bursite.
Uma bursite ísquio-glútea consiste na inflamação da bolsa que se situa entre a tuberosidade isquiática (saliência óssea palpável atrás da coxa, a meio da prega glútea) e o tendão dos músculos isquio-tibiais. A inflamação da bolsa pode acontecer isoladamente, ou associada a uma tendinite dos isquio-tibiais, que apresenta os mesmos sintomas.
Esta condição é comum em ciclistas, pessoas que ficam sentadas por longos períodos de tempo e em superfícies duras ou, ainda, por perda de peso, com consequente perda da camada da protecção adiposa da nádega. 
-->

Sinais e sintomas/ Diagnóstico

  • Dor ocorre ao sentar e caminhar.
  • Sensibilidade na região do osso púbico, que pode ser agravada pela flexão da perna.
  • A dor poderá irradiar para baixo e para a parte de trás da coxa.
  • A pressão directa sobre a zona média da prega glútea provoca dor aguda.
  • Dor ao alongamento dos isquio-tibiais.
  • A pessoa pode ter dificuldade em ficar em ponta do no lado afectado.

Uma boa avaliação, incluindo uma história clínica e exame atento da anca, coxa e costas são necessários para ajudar a diagnosticar uma bursite isquio-glútea. No entanto, pela semelhança de sintomas com a tendinopatia na inserção proximal dos isquio-tibiais e, muitas vezes, com a dor ciática, o médico deverá pedir exames adicionais, como ecografias e raio-X ou RM à anca e à coluna lombar de forma a confirmar o diagnóstico. 
-->

Tratamento

       A maioria dos pacientes com bursite isquio-glútea reage bem ao tratamento com fisioterapia. O tratamento, no caso de ser uma lesão aguda, tem como objectivo inicial controlar os sinais inflamatórios, através de:
Descanso: Evite caminhar e estar muito tempo de pé ou sentado. Andar a pé pode significar um agravamento da sua lesão. Se o seu trabalho obrigar a longos períodos de tempo sentado, acrescente uma almofada macia à sua cadeira
Gelo: Aplique uma compressa de gelo na área lesada, colocando uma toalha fina entre o gelo e a pele. Use o gelo por 20 minutos e depois espere pelo menos 40 minutos antes de aplicar gelo novamente.
Analgésicos e anti-inflamatórios não-esteróides poderão ser receitados pelo médico para controlar o processo inflamatório e aliviar as dores.
Assim que os sintomas diminuírem, deve ser iniciado um programa de fisioterapia. As técnicas que revelam maior eficácia nesta condição:
  • Educação do paciente sobre posições e movimentos a evitar durante o processo de reabilitação.
  • Exercícios de alongamento progressivo dos isquio-tibiais, desde que não provoque dor.
  • Aplicação de ultra-som e TENS poderá ser benéfica para aliviar a dor.
  • Exercícios de fortalecimento dos músculos da coxa serão necessários para o retorno à actividade e para diminuir o risco de recidivas.
  • A aplicação de gelo no final dos exercícios para prevenir sinais inflamatórios.

Caso nenhuma destas intervenções for eficaz, injecções de uma mistura de corticosteróides e anestésicos locais aplicadas na zona inflamada por um ortopedista poderão aliviar a dor e a inflamação, no entanto a sua acção é apenas temporária.

Exercícios terapêuticos para as bursites ísquio-glúteas

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante a reabilitação de uma bursite ísquio-glútea. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.

 

Alongamento dos isquiotibiais
Em pé, com o calcanhar apoiado num degrau, incline o tronco à frente mantendo as costas alinhadas. Mantenha essa posição durante 20 segundos.

Repita entre 6 e 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.




Alongamento da inserção dos isquio-tibiais e glúteo.
Deitado, com o fundo das costas bem apoiado e as mãos no joelho. Tente chegar o joelho o mais próximo do peito possível. Alivie lentamente a pressão.
Repita entre 5 e 10 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.




Fortalecimento dos isquio-tibiais
Deitado, com o elástico preso atrás do calcanhar. Puxe o pé para si e deixe-o voltar lentamente à posição inicial.
Repita entre 8 e 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.



Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.



3 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom o sue blog, João. Parabéns. Um abraço do colega brasileiro.

Unknown disse...

Excelente. Na primeira busca resolvi minha dúvida. Você foi direto ao ponto. Gratíssima!!

Unknown disse...

Obrigada pelas explicações. Foi direto ao ponto

Enviar um comentário