terça-feira, 18 de junho de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


E


Enfisema 1. dilatação anormal dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhada por destruição das suas paredes sem sinais de fibrose; 2. doença pulmonar obstrutiva crónica caracterizada por inflamação, espessamento e deteriorização dos bronquíolos e alvéolos respiratórios.
Enforcado, Fratura do chamada também de espondilolistese traumática do áxis, é a fratura típica por hiperextensão-distração, na qual há fratura dos pedículos de C2 com deslizamento do corpo dessa vértebra sobre C3.
Engrama sensorial reserva da memória de experiências sensoriomotoras no córtex sensitivo.
Enostose proliferação circunscrita de tecido ósseo que se produz na profundeza de um osso.
Entorse 1. ruptura parcial ou completa das fibras de um ligamento; 2. lesão traumática de uma articulação, com distensão, arrancamento ou laceração de um ou vários ligamentos, sem deslocamento das superfícies articulares.
Envelhecimento 1. ato ou efeito de envelhecer; 2. desenvolvimento gradual de modificações estruturais e fisiológicas, que ocorrem em qualquer organismo vivo e se desenrolam desde o nascimento até a morte.
-->
Enxerto operação através da qual se faz a transferência de um tecido ou um órgão sobre uma outra parte do mesmo indivíduo (auto-enxerto) ou de um doador de maneira que ele permaneça vascularizado e com aporte de oxigénio.
Enxerto de pele laminar (EPL) enxerto contendo apenas camadas superficiais da derme do sítio doador.
Enxerto em malha processo através do qual a pele tomada do sítio doador é passada por um dispositivo que lhe fará furos; isto permite o estiramento do enxerto, aumentando três vezes a sua área.
Enzimas séricas enzimas como a creatina fosfoquinase (CPK), lactato desidrogenase (LDH) e transaminase glutâmica oxalacética sérica (TGOS), libertadas na circulação pelo miocárdio, quando ocorre morte celular.
EPAP Expiratory positive airway pressure. "Pressão positiva expiratória", terapia de expansão pulmonar. Dispositivo composto de máscara de silicone com dois orifícios, sendo um inspiratório e outro expiratório, no qual se conecta uma válvula de PEEP.
Epicondilalgia dor localizada no epicôndilo, em geral devida à inflamação da região.
Epicondilite inflamação do epicôndilo ou dos tendões musculares que nele se inserem, caracterizada por uma dor à pressão muito localizada, irradiando-se às vezes ao longo da margem radial do antebraço e despertada pelos movimentos de extensão e supinação.
Epidemia ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, que afeta, momentânea ou simultaneamente, grande número de indivíduos de uma região.
Epiderme camada mais exterior da pele.
Epidural externo ou superior ao nível dural do tecido membranáceo que circunda o encéfalo ou a medula espinal.
Epífise 1. placa cartilaginosa de crescimento na extremidade dos ossos longos. A epífise funde-se na maturidade esquelética; 2. extremidade de um osso longo.
Epifisiodese 1. fusão cirúrgica de uma placa de crescimento; 2. separação das cartilagens de conjugação de um osso longo através de um enxerto, com a finalidade de travar o crescimento.
Epifisiólise separação da epífise de um osso longo devido a um distúrbio do desenvolvimento da sua cartilagem. A coxa vara da criança tem como causa uma epifisiólise da cabeça do fémur.
Epifisiolistese ou deslizamento da epífise da cabeça femoral mudança na posição ou deslocamento da cabeça do fémur do acetábulo.
Epifisite inflamação de uma epífise.
-->
Epilepsia disfunção transitória recidivante do sistema nervoso, resultando de distúrbios da função elétrica do cérebro.
Epimísio camada externa de tecido conjuntivo que circunda todo o músculo; bainha de tecido conjuntivo fino que envolve o músculo.
Epineuro bainha de tecido conjuntivo que envolve os nervos periféricos.
Episclera tecido conjuntivo frouxo situado entre a conjuntiva e a esclerótica.
Epistaxe sangramento nasal; hemorragia nasal.
Epitélio tecido que reveste as superfícies externa e interna do corpo. Forma a epiderme e reveste os órgãos ocos, as vias digestivas, respiratórias e genitourinárias.
Epitrocleíte inflamação da epitróclea caracterizada por uma dor à pressão e aos movimentos de extensão e de pronação do antebraço.
Equilíbrio manutenção de um corpo na sua posição ou postura normal, sem oscilação ou desvios.
Equinismo deformação congénita ou adquirida do pé que está em hiperextensão máxima e lembra o casco de um cavalo.
Equino flexão plantar do tornozelo (os dedos do pé voltam-se para baixo).
Equino-varo deformidade do pé caracterizada por flexão plantar e inversão do tornozelo. (Os dedos do pé voltam-se para baixo, com a região plantar do pé virada para dentro.)
Equivalente metabólica (MET) 1. quantidade de oxigénio requerida por minuto sob condições de repouso; igual a 3,5 mililitros de oxigénio consumidos por quilograma de peso corporal por minuto; 2. taxa de gasto de energia exigindo um consumo de oxigénio de 3,5 ml de O2 por quilograma de peso corporal por minuto (3,5 m1/O2/kg/min). Esta unidade corresponde à taxa metabólica basal, em posição sentada.
Ergómetro 1. aparelho, tal como uma bicicleta fixa ou tepete rolante, usado para medir quantitativamente os efeitos fisiológicos do exercício; 2. aparelho que mede o trabalho muscular; 3. instrumento calibrado usado na determinação da carga de trabalho durante uma carga de exercícios; comumente um tapete rolante, ou bicicleta fixa; aparelho que mede o trabalho muscular.
Erisipela doença infecciosa aguda recidivante, causada por estreptococos, afetando a pele e tecido subcutâneo, principalmente dos membros inferiores.
Eritema enrubescimento da pele.
Eritema exsudativo multiforme — forma rara e grave de eritema multiforme caracterizada principalmente por erupção, lesões ulcerativas da pele, da mucosa oral e dos olhos; frequentemente se estende também pela mucosa dos genitais, pulmões e articulações; forma clínica mais severa da síndrome de Stevens-johnson.
Eritema marginado — tipo de eritema multiforme com lesões discóides com margens elevadas.
Eritema multiforme — enfermidade inflamatória aguda da pele, caracterizada pela erupção assimétrica de máculas, pápulas e vesículas de diferentes tamanhos, que apresentam um aspecto multiforme (daí o nome da afecção); pode ter explicação de fundo alérgico; os casos mais graves são de mau prognóstico; nos casos mais leves (enfermidade de Hebra), a doença costuma recidivar.
Eritema multiforme buloso — erupção vesiculosa dos lábios, da língua e da mucosa oral.
Eritema nodoso — doença da pele, provavelmente devida a uma reação de hipersensibilidade, caracterizada por nódulos vermelho-brilhantes na parte anterior da região tibial, na coxa e na superfície extensora dos antebraços.
Eritema solar— inflamação com formação de bolhas na pele causada pela exposição excessiva aos raios ultravioleta do sol.
Eritema tóxico — erupção difusa da pele devida a uma reação alérgica a uma substância tóxica. Eritema venenata — eritema produzido pelo contato com alguma substância sensibilizante.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário