quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


S


Síndrome do compartimento é uma condição na qual uma elevada pressão dentro de um espaço fascial ou de um compartimento muscular reduz a perfusão capilar abaixo de um nível mínimo necessário para a viabilidade dos tecidos que nele se encontram.
Síndrome do stresse tibial reação inflamatória das inserções tibiais profundas em resposta à aplicação de cargas crónicas.
Síndrome do piriforme ocorre quando o nervo ciático é comprimido na passagem sob o músculo piriforme.
Síndrome do túnel do carpo trata-se de uma das formas mais comuns de doença ocupacional, relacionada com as LER, "lesões por esforços repetitivos", ou DORT "distúrbios osteomusculares relacionados com o trabalho", resultante da compressão do nervo mediano pelo túnel do carpo; o paciente sente dor, parestesia, sensação de queimação nas mãos e nos dedos, em pontos específicos inervados por aquele nervo. Comum em digitadores, datilógrafos e periodontistas.

9
Síndrome medular anterior resulta de uma lesão incompleta da medula espinal, com comprometimento primário da parte anterior dessa estrutura neural; resulta, geralmente, em perda da função motora, sensação de dor e de ardência, mas preservação da propriocepção; cinestesia e sensação de vibração abaixo do nível da lesão.
Síndrome medular central é consequente a uma lesão incompleta da medula espinal, resultando num envolvimento neurológico maior dos membros superiores (os tratos cervicais estão localizados mais interiormente) do que dos inferiores, visto que os tratos lombares e sacrais são mais periféricos.
Síndrome medular posterior resulta de uma rara lesão incompleta com danos primários na parte posterior da medula; há preservação das funções motoras, sensação de dor e toque (tato) leve, com perda da propriocepção e sensações epicríticas abaixo do nível da lesão.
Síndrome nefrótica manifesta-se por graves lesões renais degenerativas ou regressivas que podem levar à hipovolemia ou à hipotensão e a uma drástica diminuição da capacidade de filtração renal.
Síndrome osteomielofibrótica caracteriza-se, sobretudo, por uma mielofibrose, que é um transtorno mieloproliferativo caracterizado por fibrose da medula óssea associada a uma proliferação anormal de elementos formadores de sangue, metaplasia mielóide do baço e do fígado acompanhada de anemia.
Síndrome paratrigeminal caracteriza-se por nevralgia do trigémeo, perda sensorial das regiões inervadas pelo V par, atrofia dos músculos mastigatórios, miose e ptose da pálpebra superior do lado afetado. A causa é atribuída geralmente a uma lesão do gânglio semilunar.
Síndrome parkinsoniana descreve a paralisia agitante ou doença de Parkinson, que se caracteriza, na sua forma mais avançada, pela rigidez e lentidão dos movimentos, atitude em flexão, marcha claudicante, expressão facial rígida e tremores rítmicos dos membros; costuma ter um início insidioso em indivíduos de idades compreendidas entre 50 e 65 anos; a sua etiologia é desconhecida; é classificada atualmente como doença desmielinizante, e observa-se, de forma sistemática, a existência de alterações nas células nervosas do tronco encefálico que contêm melanina.
Síndrome talâmica manifesta-se por lesão vascular do tálamo, resultando em distúrbios sensoriais e paralisia completa ou parcial de um dos lados do corpo, associada a uma dor intensa e perturbadora. Os estímulos sensoriais podem produzir uma resposta exagerada, prolongada e/ou dolorosa.
Sinemet droga usada no tratamento da doença de Parkinson para elevar o nível da dopamina estriatal nos gânglios da base; uma combinação de levodopa com carbidopa.
Sinéquia qualquer aderência, em especial da íris à córnea e ao cristalino.
Sinergismo associação normal de músculos funcionalmente vinculados, produzindo movimento coordenado. Em algumas perturbações neurológicas, um padrão em massa estereotipado de movimento em que os músculos estão anormalmente intervinculados a padrões motores previsíveis; tipicamente, observado nos casos de hemiplegia.
Sinfalangismo rigidez congénita da articulação interfalangiana proximal de um dedo.
Sinovectomia procedimento cirúrgico para a remoção do revestimento sinovial das articulações, ou bainhas tendíneas.
Sinóvia revestimento tecidular das articulações sinoviais, bainhas tendíneas e bolsas. Nas articulações, produz um fluido para lubrificação, e é a parte da articulação que se torna inflamada na doença articular inflamatória.
Sinovite inflamação da membrana sinovial; excesso de fluido normal dentro da articulação.


Sintoma nome dado a reações subjetivas às alterações vivenciadas pelo indivíduo em decorrência de patologia ou doença; quaisquer manifestações declaradas pelo paciente mas sem sinais clínicos perceptíveis de doença ou alterações fisiológicas reveladas mas não evidentes para o examinador que sugiram a existência de algum processo patológico.
Sintomatologia disciplina médica que se ocupa dos sintomas das doenças, sua produção e significado.
Sinusite inflamação da membrana mucosa de um seio, especialmente dos seios nasais.
Sistema de sustentação postural sistema de assento, sustentação e alinhamento postural; consiste na superfície de assento, encosto e qualquer componente adicional como suporte de tronco, almofada adutora, levação abdutora, ou cinto de segurança, necessários à manutenção do alinhamento.
Sistema de transporte de oxigénio (V02) composto de volume sistólico, frequência cardíaca e a diferença entre o oxigénio arterial e o venoso misturados.
Sistema glicolítico anaeróbico (Sistema do ácido lático) sistema energético anaeróbico no qual o ATP é produzido quando a glicose é desdobrada para ácido lático.
Sistema límbico um conjunto de estruturas prosencefálicas que são interconectadas com o hipotálamo e partes do mesencéfalo; às vezes, descrito como um sistema motor emocional.
Sistema nervoso simpático parte do sistema nervoso autónomo que acelera a frequência cardíaca, contrai os vasos sanguíneos e reduz as secreções gástricas, entre outras funções, em resposta ao perigo ou à excitação; parte do sistema nervoso autónomo (sistema toracolombar).
Sistema ortossimpático parte do sistema nervoso autónomo.
Sistema parassimpático parte do sistema nervoso autónomo (sistema craniossacro).
Sistemas energéticos sistemas metabólicos que envolvem uma série de reações químicas, resultando na formação de produtos residuais e adenosina-trifosfato (ATP) produzido. O sistema inclui o sistema ATP-FC (adenosina-trifosfato-fosfocreatina), o sistema glicolítico anaeróbico e o sistema aeróbico.
Sistémico abordagem em saúde referente a um paradigma holístico, holográfico, não-cartesiano, que observa o ser humano como um todo, indivisível nos seus aspectos físicos-mentais-sociais-espirituais; problema que afeta o corpo como um todo.
Sístole período durante o qual os ventrículos do coração estão em contração.
SMSL síndrome da morte súbita do lactente.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário