quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


S


Sobreposição de filamentos interdigitação dos filamentos grossos e finos, que permite que as pontes transversas ciciem e exerçam uma força. O número de pontes transversas que podem ser formadas, e assim a força que pode ser exercida, depende da quantidade de sobreposição.
Somação espacial (Múltipla somação das fibras) capacidade do sistema nervoso central de aumentar a força do sinal através do uso de quantidades progressivamente maiores de fibras neuronais.
Somação temporal capacidade do sistema nervoso central de aumentar a força do sinal através da frequência de impulsos numa fibra nervosa.
Somatotópico mapa corporal no cérebro.
Sprengel, Deformidade de caracteriza-se por uma elevação da omolata que se aproxima mais da base do crânio.
Steady-state referente ao período de tempo durante o qual uma função fisiológica permanece num valor constante.
Subagudo termo impreciso, que, em Medicina, se aplica aos processos patológicos com características intermediárias entre os processos agudos e os crónicos.


Subdural abaixo do nível de tecido da dura-máter, que circunda o encéfalo e a medula espinal.
Subluxação deslocamento parcial ou incompleto em que um osso desliza parcialmente para fora de sua articulação e que frequentemente envolve trauma secundário aos tecidos moles vizinhos.
Substâncias endógenas substâncias formadas no interior do organismo; p. ex., as hormonas.
Sucção padrão inicial de alimentação que consiste no fecho da boca, pressão da língua sobre o mamilo e movimentos linguais de contração e extensão para tirar o leite materno.
Sucção da mão-polegar o bebé, ao sugar a mão e o polegar, experimenta os movimentos de supinação para uma função eficiente da mão. Experimenta os movimentos necessários para a independência do comer e beber.
Sudação produção normal de suor, devida a temperatura ambiente, calor ou trabalho pesado.
Supinação virar o antebraço de modo a que a palma da mão fique voltada para a região anterior ou na direção da cabeça. Virar o pé de forma que a região lateral se volte para a região caudal
Supino deitar com a face para cima.
Suporte ortostático equipamento usado para promover o apoio de peso nos membros inferiores. A pessoa é posicionada no suporte ortostático, ligeiramente inclinada para a frente, com apoio na parte anterior do tronco.
Supurações do parênquima exsudações serosas ou purulentas decorrentes de inflamações agudas ou crónicas de órgãos parenquimatosos, como fígado, rins, baço etc.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário