quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


F


Febre 1. aumento da temperatura corporal acima de 36,5C na temperatura ambiente, valor tomado na região axilar; 2. elevação da temperatura corporal acima dos limites normais, em consequência de uma complexa resposta fisiológica mediada por citocinas pirogénicas, produzindo reagentes de fase aguda e ativação do sistema imunológico.
Febre intermitente— as temperaturas alternam-se entre a pirexia e as temperaturas normais ou subnormais, dentro de um período de 24 horas; uma febre intermitente com flutuações entre temperaturas altas e baixas é denominada febre héctica.
Febre remitente — flutuações na temperatura acima do normal, sem retorno à normalidade entre as flutuações.
Febre sustentada (constante) — temperatura consistentemente elevada, com pouca ou nenhuma flutuação.
-->
Febrifaciente substância que produz febre.
Febril relativo à febre; estado de temperatura corporal elevada.
Fecalúria presença de material fecal na urina, em pessoas com uma comunicação (fístula) entre o reto e a bexiga.
Feedback termo inglês utilizado às vezes em linguagem médica para designar um controlo em retorno ou retroalimentação; sinais originários de vários receptores periféricos que relatam para o sistema nervoso os eventos mecânicos do sistema neuromuscular.
Feedback intrínseco Feedback normalmente recebido durante a execução do movimento.
Feedback negativo conceito que descreve a habilidade de um sistema em responder a um distúrbio de modo que a resposta contrarie esse distúrbio.
Felação estímulo oral do pénis.
Feldenkrais método que parte do princípio de que o ser humano tem uma enorme capacidade de aprender e que esta aprendizagem se relaciona com a habilidade de adaptação ao ambiente físico, biológico e social. Aprendizagem orgânica e funcional através do movimento como parte de uma ação, de uma função. Movimento em relação e em comunicação com o meio. Teoria de aprendizagem funcional que parte do princípio de que os movimentos são facilitados ou limitados por demandas funcionais ou do ambiente. Método em que se utiliza o corpo no trabalho de organização da relação do organismo com o meio ambiente. O movimento é entendido como parte de uma ação. Técnica de relaxamento, aumento da flexibilidade, melhoria da postura, e tratamento de dores museuloesqueléticas, mas que tem como objetivo final um aprendizagem mais completa.
Fémur osso entre a pélvis e o joelho; osso da coxa.
Fenda palatina fusão incompleta do palato durante desenvolvimento embrionário, causando abertura ou fissura no palato; o mesmo que fissura palatina.
Fenilcetonúria distúrbio genético no qual a fenilalanina não pode ser metabolizada e se acumula, ocasionando lesão cerebral e atraso mental. Se a condição for reconhecida precocemente nas crianças, o consumo de alimentos que contêm fenilalanina pode ser limitado.
Fenómeno da roda denteada resposta (assemelhada à que ocorre na engrenagem de um relógio) ao movimento passivo, observada em pacientes com rigidez; caracterizada por alternada presença e ausência ao movimento, p.ex. em doentes com Parkinson.
-->
Fenómeno (Doença) de Raynaud caracterizada por manifestações vasoespásticas; os sinais dão-se pela exposição ao frio, ou por distúrbios emocionais; resulta em episódios intermitentes de palidez, seguidos por cianose e então rubor dos dedos antes do retorno ao normal. A etiologia é desconhecida.
Feto após a oitava semana de gestação e até o nascimento, o embrião passa a ser chamado feto.
Fibra aferente axónio que transmite sinais provenientes dos receptores sensoriais.
Fibra de contração lenta (CL) fibra de músculo-esquelético com tempo de reação lento e alta capacidade aeróbica, adequada para atividade muscular tónica.
Fibra de contração rápida (CR) fibra de músculo-esquelético com um tempo de reação rápido, que tem uma capacidade anaeróbica alta e é adequada para atividade muscular fásica.
Fibra eferente axónio que transmite potenciais de ação dos neurónios.
Fibra muscular do tipo I fibra muscular de contração lenta, definida por um baixo nível de miosina ATPase.
Fibra muscular do tipo II fibra muscular de contração rápida, definida por um alto nível de miosina ATPase. As fibras musculares do tipo II podem ser ainda separadas em dois grupos (IIa e IIb).
Fibrila unidade básica sustentadora de carga do tendão e ligamento que consiste em feixes de microfibrilas unidos por elos transversos. O número e o estado dos elos transversos determinam a força do tecido conjuntivo.
Fibrilação 1. contração desordenada, com pouca ou nenhuma eficiência; 2. contrações descoordenadas do miocárdio, ocorrentes quando fibras musculares individuais assumem contrações irregulares independentes; podem ter origem atrial ou ventricular.
Fibrilação ventricular tipo de paragem cardiocirculatória manifestada por movimento de grupo de fibras cardíacas que se contraem desordenadamente sem eficiência e sem ritmo, dando o aspecto de ondas rápidas.
Fibromialgia quadro clínico caracterizado por dor na musculatura, quase sempre resultante de fibromiosite; é uma disfunção miálgica sistémica crónica.
Fibroplasia retrocristaliniana também chamada retinopatia da prematuridade, na qual os níveis altos de oxigénio estimulam crescimento anormal dos vasos sanguíneos na retina prematura, ocasionando deterioração da visão.
Fibrose formação anormal de tecido fibroso.
Fibrose cística doença de origem genética caracterizada por bronquiectasias e insuficiência pancreática exócrina e que envolve o mau funcionamento das glândulas exócrinas e leva a infecções pulmonares crónicas e disfunção pancreática.
Fíbula osso menor da perna, entre o joelho e o tornozelo, no lado lateral.
Filtros hidroscópicos trocadores de calor e umidade. Utilizados entre o circuito do ventilador e a cânula endotraqueal. Dispensam a utilização de umidificador.
Fio haste de aço, pontiaguda numa extremidade, utilizada em cirurgia óssea ou ortopédica, para manter reunidos dois fragmentos ósseos em certas fraturas.
Fisiologia estudo biológico das funções dos organismos vivos. A fisiologia humana inclui os mecanismos de função corporal, como a respiração e a digestão.

Fisioterapeuta profissional da área de saúde que previne ou diminui as incapacidades físicas, com avaliação e reabilitação dos pacientes, por meio de medidas fisioterapêuticas em oposição às clínicas, cirúrgicas ou radiológicas.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário