quinta-feira, 4 de julho de 2013

Diástase do recto abdominal

Normalmente, os dois lados do músculo reto abdominal estão unidos na linha alba (na linha média do corpo) por tecido fascial.
A diástase do recto abdominal é uma doença definida como uma separação dos músculos rectos abdominais em metade direita e esquerda.
A diástase do músculo ocorre principalmente em duas populações: os recém-nascidos e as mulheres grávidas.
  • No recém-nascido, o músculo reto abdominal não está totalmente desenvolvido, não “fechando” na linha média. A diástase dos retos é mais comum em recém-nascidos prematuros e de raça negra.
  • Em mulheres grávidas ou pós-parto, esta condição é causada pelo alongamento do recto abdominal devido ao útero em crescimento. É mais comum em mulheres multíparas, devido a episódios repetidos de alongamento. Quando a diástase ocorre durante a gravidez, o útero, por vezes, pode ser visto através do abaulamento da parede abdominal sob a pele.

Tratamento


Coletes abdominais
Estes coletes podem ser muito úteis no tratamento desta condição, mas o uso errado ou excessivo pode causar mais problemas que benefícios. É melhor não usar um colete abdominal menos que seja absolutamente necessário, por exemplo durante o terceiro trimestre da gravidez e nas seis semanas após o parto, se há uma separação de 2 dedos ou mais.

Cinta abdominal
Vestir uma cinta durante a gravidez vai ajudar a aumentar a propriocepção e consciência muscular desta região. Uma cueca com cinta ou body mais justo podem ser utilizados depois do parto, pelas mesmas razões.

Exercícios de Kegel
Exercícios do pavimento pélvico que ajudam a fortalecer os músculos abdominais profundos porque todos os músculos se irão contrair automaticamente como um grupo coeso. Estes exercícios podem ser realizados ao longo da gravidez e no período pós-parto.

Exercícios de respiração
Durante a gravidez, o diafragma é empurrado para cima pelo útero crescente e perde a sua capacidade de descer durante a inalação. Exercícios de respiração ajudam a treinar o diafragma para que este “reaprenda” a descer após o parto. Aqui estão dois bons exemplos de exercícios: 
  • Respiração Invertida – deite-se de barriga para cima, com as nádegas num travesseiro em cunha, erguido acima do nível do peito. Colocar uma mão um pouco acima da sínfise púbica e sentir um ligeiro movimento para cima e para baixo enquanto inspira e expira. Colocar a outra mão em cima do peito e tente não elevar o peito ao respirar.
  • Respiração costal lateral - Na posição sentada colocar as mãos nas laterais da caixa torácica. "Respirar para as suas mãos", sentindo a expansão lateral da caixa torácica com a inspiração e o movimento das costelas em direção a linha média durante a expiração.

Exercícios resistidos progressivos
Existem vários exercícios que podem ser usados para ajudar a restaurar a força dos abdominais, que irão ajudar a diminuir a abertura numa diástase do recto abdominal.




Sentar-levantar e flexões
Não fazer sit-ups ou outros tipos de flexões para fortalecer os músculos abdominais. Estes exercícios colocam uma grande pressão sobre o pavimento pélvico e podem causar ainda mais separação dos músculos abdominais, devendo ser evitado nas fases pré-natal e pós-parto.

Consciência Postural

Após a gravidez as mulheres tendem a apresentar uma exagerada rotação pélvica anterior. Como estratégia de se manter em pé contra a gravidade os seus corpos geralmente desenvolvem áreas de rigidez na região lombar superior e inferior e na região torácica, assim como nos músculos das nádegas. Terapia manual e exercícios de relaxamento devem ser utilizados antes dos exercícios de fortalecimento.


Sem comentários:

Enviar um comentário