sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


I


Inguinal relativo ao canal inguinal na virilha.
Inibição habilidade de preterir uma ação em favor de outra. Isso inclui as reações normais à estimulação, ou seja, respostas que estão numa relação apropriada (adequada) à intensidade e tipo de estímulo, à escolha do tipo de reação e da resposta localizada.
Inibição ativa técnica na qual o paciente relaxa reflexamente o músculo a ser alongado antes da manobra de alongamento. Quando um músculo é inibido (relaxado), ocorre resistência mínima ao seu alongamento. As técnicas de inibição ativa relaxam somente as estruturas contráteis dentro do músculo, não os tecidos conectivos. Esse tipo de alongamento é possível somente se o músculo a ser alongado tiver inervação normal e estiver sob controlo voluntário. Não pode ser usado em pacientes com fraqueza muscular intensa, espasticidade ou paralisias devidas à disfunção neuromuscular. Existem três variações das técnicas de inibição ativa: 1. contração-relaxamento, 2. contração-relaxamento-contração; 3. contração do agonista.

Inibição motora restrição ou detenção de uma atividade motora específica.
Inibição passiva ocorre quando não há a participação reflexa do músculo. Pode decorrer da ação do fisioterapeuta ou resultar da ação de algum instrumento ou aparelho.
Inibição pré-sináptica hiperpolarização (inibição por meio de um potencial sináptico) de um axónio na região justamente antes de ele fazer contato sináptico com a célula-alvo.
Inibição recorrente circuito reflexo local onde os potenciais de ação disparados pelo motoneurónio levam à ativação, através de colaterais axonais, da célula de Renshaw e à geração subsequente de um potencial pós-sináptico inibitório no motoneurónio.
Iniciação rítmica (IR) técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF), que envolve o relaxamento voluntário, seguido por movimentos passivos, ativo-assistidos e, finalmente, sob leve oposição do padrão agonista.
Injeção intratecal injeção central (dentro do canal medular) de agente químico que interrompe o arco reflexo; usada na diminuição da espasticidade grave.
Inócuo que não produz dano. Inofensivo.
Insidioso diz-se de um processo patológico ou doença que se instala lenta e discretamente, sem sinais e sintomas aparentes, até apresentar uma quadro característico ou grave.
Inspeção uma das etapas iniciais do exame físico do paciente, que se completa com a palpação, a percussão e a auscultação.
Inspiração entrada de ar para os pulmões.
Inspirómetro de incentivo terapia de expansão pulmonar. Aparelho para auxiliar os exercícios respiratórios. Forma visual do volume de ar inspirado durante a respiração profunda.
Instabilidade articular frouxidão ou incapacidade de sustentar as cargas fisiológicas normais sem deformação mecânica.
Instrumento de incentivo qualquer instrumento, aparelho ou dispositivo que estimule mecânica ou psicologicamente a progressão de um tratamento ou procedimento fisioterapêutico.
Insuficiência estado de um órgão ou sistema incapaz de realizar plenamente as suas funções.
Insuficiência cardíaca congestiva permanência do sangue nas veias que conduzem ao coração; frequentemente acompanhada pela acumulação de fluido em diversas partes do corpo (edema).
Insuficiência respiratória incapacidade do sistema respiratório em manter a oxigenação e/ou a ventilação.
Insuficiência respiratória crónica agudizada pacientes portadores de insuficiência respiratória crónica com quadro agudo de descompensação.
Integração reflexa contribuições normais que os reflexos dão ao controle regulatório da postura e do movimento.
Integrina proteína transmembranar que pode servir para conectar miofibrilas à matriz extracelular do tecido conjuntivo.

Intensidade grau de atividade, tensão, força etc., em geral de grande magnitude.
Intensificador de imagem em Radiologia, instrumento electrónico para a intensificação da imagem fluoroscópica.
Interarticular localizado entre duas ou várias partes ósseas que se articulam.
Interlinha articular zona linear, clara, que fornece na radiografia a projeção do espaço compreendido entre as duas superfícies ósseas de uma articulação espaço normalmente ocupado pelas cartilagens articulares que são transparentes aos raios X.
Intermuscular localizado entre dois ou vários músculos.
Interneurónio neurónio cujo axónio é confinado aos limites da medula espinhal.
Interneurónio inibitório Ia interneurónio que é excitado por aferentes do grupo Ia e por impulsos supra-espinhais. Esse interneurónio exerce um efeito inibitório sobre os outros neurónios, especialmente os motoneurónios (p. ex., reflexo de inibição recíproca).
Intersticial diz-se de tudo que está situado entre os elementos de um tecido ou de um órgão e, em particular, do que se encontra no tecido conjuntivo de sustentação de um órgão ou se relaciona com ele.
Intertrocantérico que ocorre entre o trocânter maior e o trocânter menor.
Intervenção precoce refere-se aos serviços prestados a crianças entre o nascimento e os 2 anos de idade, com atraso do desenvolvimento neuro-psico-motor ou que correm esse risco.
Intervertebral localizado entre duas vértebras.
Intracelular diz respeito ao interior da célula, dentro da célula.
Intubação intubação traqueal, intubação orotraqueal, endotraqueal. Processo de colocação de uma cânula plástica, por via nasal ou oral (intubação via endonasal, endooral), mas todas endotraqueais.
Invaginação intestinal estado em que uma parte do intestino se desliza no interior de um segmento adjacente; ocorre principalmente na união ileocecal, causando sintomas abdominais agudos; observa-se mais frequentemente nas crianças.
Inversão agonista (IA) técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) envolvendo tanto as contrações resistidas concêntricas quanto as excêntricas, do padrão agonista.
Inversões lentas técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva que envolve a alternância de contrações isotónicas, primeiramente do padrão agonista e, depois, antagonista.
Íris diafragma ocular, situado na frente da lente (cristalino), com abertura central circular de diâmetro variável, a pupila.
Irite inflamação da íris, caracterizada por congestão da região, dor, fotofobia, contração da pupila e descoloração da íris.
Irritabilidade habilidade de responder a um estímulo.
Isocinético movimento onde a velocidade angular utilizada para deslocar um segmento corporal é constante.
Isoforme proteína que é sintetizada com uma composição de aminoácido um pouco diferente; também chamada isoenzima.
Isométrica condição mecânica em que o torque muscular é igual ao torque da carga e, como consequência, o comprimento total do músculo não se altera.
Isométricos alternados (IA) técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) que envolve contrações isométricas alternadas, primeiro dos agonistas, depois dos antagonistas. Manutenção resistida, em situação de encurtamento.
Isotónica condição em que um músculo se contrai e realiza trabalho contra uma carga constante.
Isquemia anemia localizada devida à redução do fluxo sanguíneo para determinado órgão ou tecido, por estreitamento, espasmo ou doença da artéria que o irriga; deficiência local e temporária do suprimento sanguíneo numa parte do corpo, devida à obstrução da circulação, normalmente causando morte ou necrose tecidual.




ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



Sem comentários:

Enviar um comentário