terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


M


Miosina ATPase enzima que catalisa a reação de actomiosina que é associada com o ciclo das pontes transversas.
Miosite doença inflamatória da musculatura estriada.
Miosite ossificante caracterizada pela formação de uma massa calcificada dentro do músculo, tipicamente várias semanas após a lesão. Esse osso patogénico pode formar-se em contiguidade com o osso normal ou livre de qualquer conexão com o osso, dentro do ventre muscular.
Miotomia secção cirúrgica ou liberação de um músculo; usada na redução da espasticidade.
Miotonia contração lenta, seguida de relaxamento muscular também lento, observada durante os movimentos voluntários, devida a anormalidades na excitabilidade e contractilidade muscular.
Mobilidade primeiro estágio do controlo motor, caracterizado por movimentos aleatórios de completa amplitude; baseada em reflexos.


Mobilização movimentos de alongamento passivos realizados por um fisioterapeuta, com velocidade baixa o suficiente para que o paciente possa parar o movimento.
Mobilização articular movimentos passivos de tração e/ou deslizamento aplicados às superfícies articulares que mantêm ou restauram a mobilidade intra-articular normalmente permitida pela cápsula, de modo que os mecanismos normais de rolamento e deslizamento possam ocorrer à medida que a pessoa se move.
Modelo de três elementos do músculo modelo mecânico do músculo que inclui três elementos: elástico em paralelo, elástico em série e elementos contráteis.
Modelo lambda conceito de que os movimentos são controlados pela variação no limiar do reflexo tónico de estiramento.
Módulo referência a partir da qual se repetem, ou se conectam, outras partes de um todo.
Momento quantidade de movimento que um objeto possui; grandeza vetorial. As unidades SI de medida são kg.m/s (newtons) para o momento linear e kg.m/s2 para o momento angular.
Momento de força efeito rotacional de uma força; torque.
Momento de força residual termo remanescente numa equação de movimento quando todos os outros termos foram determinados. Esse é o procedimento mais comum para calcular a força muscular resultante.
Momento de inércia resistência que um objeto oferece a qualquer mudança no seu movimento angular. Representa a distribuição de massa do objeto no eixo de rotação. O símbolo para momento de inércia é I, e a unidade SI de medida é kg.m2.
Monitor de carga sobre os membros dispositivo para a medição das forças suportadas pelos membros inferiores durante a deambulação ou outras atividades de sustentação do peso.
Monocular uso de um dos olhos, enquanto o outro está fechado.
Monoparesia paralisia parcial ou debilidade de um único membro; diminuição da sensibilidade de somente um dos membros.
Monoplegia paralisia total de somente um dos membros.


Morbidade é a relação entre o número de pessoas sãs e o de doentes, ou de doentes num dado período de tempo e em relação a uma doença específica.
Mortalidade número absoluto de óbitos ocorrido numa população num determinado período, geralmente no ano calendário.
Morte cessação completa e definitiva da vida, seguida da desorganização das estruturas orgânicas e celulares, com extinção das funções neuropsíquicas. A morte cerebral pode preceder a morte do organismo como um todo.
Morte cerebral estado de um paciente em que se comprova: a) inconsciência total; b) ausência de respiração espontânea (ainda que ela possa ser produzida por meio de aparelhos); c) abolição dos reflexos, com hipotonia e midríase fixa; d) traçado eletroeneefalográfico nulo, não obstante a estimulação artificial. Nenhuma dessas condições, isoladamente, justifica a morte cerebral. Mas, quando as quatro estão presentes e irreversíveis por um tempo suficientemente prolongado, pode-se declarar a morte do indivíduo, desde que não tenha havido superdosagem de medicamentos depressores do SNC ou hipotermia profunda.
Morton, Neuroma de lesão dolorosa dos nervos interdigitais da região anterior do pé, ocorre com mais frequência no interespaço entre o segundo e o terceiro dedos.
Motoneurónio neurónio cujo axónio se conecta diretamente às fibras musculares. Representa o estágio final no comando do sistema nervoso e o único meio pelo qual o músculo pode ser ativado.
Motor em Fisiologia, o que compromete ou é relativo a um movimento dos músculos.
Motor delicado tem a ver com os grandes músculos que controlam os movimentos finos, como escrever, pegar em pequenos objetos e fazer trabalhos manuais.
Motor grosseiro tem a ver com os grandes músculos que controlam a postura e os movimentos amplos, como ficar de pé e andar.
Motricidade função desempenhada pelo sistema neuromuscular que assegura os movimentos do corpo em geral, quer sejam eles voluntários, quer involuntários ou reflexos.
Movimento mudança na posição que ocorre num dado intervalo de tempo.
Movimento acessório movimento dentro de uma articulação e tecidos moles vizinhos, que é necessário para a amplitude de movimento normal mas não pode ser realizado voluntariamente.
Movimento ativo assistido movimento executado ativamente por um paciente, com o auxílio dado segundo necessidade.
Movimento ativo de suster-relaxar técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) que envolve contração isométrica máxima em situação de amplitude encurtada, seguida por relaxamento ativo, movimento passivo na amplitude alongada e movimento resistido, de volta à situação de amplitude encurtada.
Movimento fisiológico movimento que uma pessoa normalmente pode fazer, como flexão, extensão, rotação, abdução e adução.
Movimentos associados normalmente movimentos coordenados que ocorrem na ausência de espasticidade. Eles são vistos na infância quando os movimentos ainda são muito globais devido à imaturidade (p. ex., movimentos em espelho) ou durante uma nova atividade. Eles também podem ser vistos em adultos quando experimentam uma nova função ou quando há esforço.
Movimentos automáticos movimentos que ocorrem sem o pensamento ou esforço; p. ex., músculos que ajudam a manter o equilíbrio, movimentos muito praticados.
Movimentos voluntários movimentos que ocorrem com o pensamento e com intenção.
MRSE (Muscular Resistance to Somatic Effort) contração isométrica sustentada dos músculos em situação de encurtamento, usualmente aplicada aos extensores posturais.
Mulligan técnica de terapia manual que combina a mobilização e manipulação articular com o movimento ativo, objetivando o tratamento de algias e disfunções articulares.
Multigesta diz-se da mulher que já teve mais do que uma gestação.
Multípara que já teve vários partos.
Musculatura conjunto dos músculos de um organismo ou de uma parte do organismo.
Músculo órgão constituído essencialmente de tecido muscular, podendo ser: estriado esquelético, cardíaco e liso; tecido que contém células contráteis capazes de converter energia química em mecânica e que tem as propriedades de irritabilidade, condutibilidade, contratilidade e uma capacidade limitada de crescimento e regeneração.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



Sem comentários:

Enviar um comentário