sábado, 29 de março de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


O



Ossificação formação de ossos a partir de moldes membranosos (ossos chatos) ou cartilaginosos (ossos longos).
Osso qualquer porção do tecido ósseo, com forma e tamanho determinados, que fazem parte do esqueleto animal. A unidade histológica e citológica do osso é o osteócito.
Oste-, Osteo- elementos de composição que denotam relação com os ossos (do grego, osteon = osso).
Osteíte inflamação de um osso, sobretudo da parte cortical; quando a infecção se instala na parte medular, temos uma osteomielite; quando no periósteo, uma periosteíte; quando atinge todo o osso, estamos na presença de uma panosteíte (termo cunhado por Partsch, cirurgião alemão que viveu na segunda metade do século XIX).
Osteíte púbica inflamação da sínfise púbica com dor e desconforto nessa parte do corpo, que pode irradiar para a coxa.
Osteítes tuberculosas inflamações ósseas provocadas pelo bacilo de Koch; se afeta somente o osso, há uma osteíte tuberculosa; se afeta também a medula óssea, uma osteomielite tuberculosa; se afeta todas as partes do osso, uma panosteíte tuberculosa. Pesquisar doença de Pott.
Osteoartrite (Doença degenerativa das articulações) distúrbio degenerativo crónico, afetando primariamente a cartilagem articular com eventual crescimento ósseo nas margens das articulações.
Osteoartrite tuberculosa trata-se de uma inflamação osteoarticular provocada pelo bacilo da tuberculose.
Osteoblastoma caracteriza-se radiograficamente por ser uma lesão lítica que pode ser expansiva e afectar a cortical adjacente. Pode ser tão agressivo que simula uma lesão maligna.


Osteocinemática movimento que ocorre entre dois ossos; envolve o movimento rotatório do osso em torno de um eixo; movimento extracapsular de um osso ao movimentar-se em relação a outro osso estável.
Osteocondrite dissecante inflamação do osso e da sua cartilagem com a respectiva separação.
Osteocondrose transtorno dos centros de ossificação das crianças; caracterizada pela morte do tecido em ausência de infecção.
Osteodermia presença de depósitos ósseos na pele.
Osteodesmose conversão de tendão em osso.
Osteodinia dor no interior de um osso.
Osteodistrofia formação defeituosa de um osso.
Osteodistrofia renal alteração óssea generalizada que se assemelha à osteomalácia e ao raquitismo e que se apresenta em crianças ou adultos com insuficiência renal crónica.
Osteofibroma lesão benigna de aspecto tumoral composta principalmente de tecido ósseo e conjuntivo fibroso.
Osteófito produção óssea anormal, que tem por origem a retoma da ossificação subperiostal ou de uma ossificação endocondral ou de ambos os processos; crescimento ósseo nas margens articulares.
Osteofiebite inflamação das veias do osso.
Osteogénese imperfeita grupo de doenças hereditárias, bem definidas, que apresentam uma fragilidade óssea excessiva responsável por um quadro de fraturas repetitivas que evoluem para deformidades progressivas do esqueleto. Essas deformidades somam-se às manifestações extra-ósseas que envolvem dentes e outros órgãos; doença rara caracterizada por fragilidade óssea, escleras azuis e surdez osteoesclerótica; acredita-se que seja transmitida como caráter autossômico dominante.
Osteóide semelhante a um osso; refere-se geralmente à parte orgânica mole da matriz intercelular óssea produzida por células osteógenas e osteoblastos.
Osteólise processo de reabsorção de um tecido ósseo, podendo destruir o osso quase que completamente.
Osteoma tumor ósseo benigno formado por tecido ósseo maduro, caracterizando-se por ser radiodenso e por acometer, principalmente, os ossos do crânio e da face, sendo considerado como lesões latentes.
Osteoma osteóide lesão óssea benigna caracterizada por apresentar intensa área de tecido reacional circundando uma pequena área osteolítica, geralmente, na diáfise dos ossos longos.
Osteomalácia doença caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos devido à calcificação defeituosa;
afeta geralmente mulheres adultas e parece-se com o raquitismo das crianças.
Osteomielite trata-se de uma infecção no osso, significando envolvimento do canal medular, osso esponjoso e cortical.
Osteomielite aguda inflamação aguda da medula dos ossos, causada geralmente por microorganismos piogénicos de alta virulência.


Osteomiefite esclerosante modalidade de osteomielite, geralmente de curso clínico crónico, assintomática e focal. Acomete com mais frequência mulheres de meia-idade e de cor negra.
Osteonecroses assépticas morte do tecido ósseo que se observa geralmente na cabeça do fémur, com menos frequência no côndilo femoral interno e, em certas ocasiões, na cabeça do úmero.
Osteopatia A osteopatia é um método natural de tratamento e diagnóstico cinesiológico-funcional, que envolve ações terapêuticas de manipulação e ajustamento ósteo-mio-articular. O objetivo é equilibrar o sistema musculoesquelético, melhorando a postura e eliminando dores devido à colocação das articulações nas suas posições mais corretas.
Osteopatias nome genérico das doenças que afetam os ossos, sejam elas infecciosas, neoplásicas ou fibro-ósseas.
Osteoperiostite crónica inflamação crónica do osso e do periósteo.
Osteoporose doença caracterizada pela redução do conteúdo mineral e adelgaçamento das trabéculas ósseas; um declínio da massa e força do osso; atrofia óssea. Pode ser perturbação primária, ou estar associada a outras doenças, a terapias medicamentosas (esteróides), ou ao desuso do sistema musculoesquelético.
Osteossarcoma tumor maligno de osso, que comumente afeta jovens até 25 anos e tem como sítio preferencial a parte proximal da tíbia. O mesmo que sarcoma osteogénico.
Osteossíntese intervenção terapêutica cruenta ou incruenta com a finalidade de reduzir o traço de uma fratura óssea; união de um osso fraturado na sua posição normal.
Osteotomia corte e realinhamento cirúrgico do osso para corrigir deformidade articular e reduzir a dor; procedimento cirúrgico que remove uma porção de osso; ressecção cirúrgica de um osso.
Oxigénio hiperbárico tratamento pelo oxigénio em que o paciente é colocado numa câmara fechada e recebe oxigénio puro através de uma máscara facial. Simultaneamente, é introduzido ar comprimido na câmara para aumentar a pressão atmosférica a várias vezes o normal. Isso equaliza a pressão de dentro e de fora do corpo, inundando, assim, os tecidos com oxigénio.
Oxigenioterapia administração de oxigénio medicinal, via máscara ou cateter nasal, para pacientes com défice de oxigenação.
Oxímetro monitoração da oxigenação de forma não­invasiva e contínua.
Oxímetro de pulso aparelho que capta, através de sensor utilizado geralmente num dos dedos da mão, a quantidade de oxigénio dentro da hemoglobina e o pulso.

Ozono (03) forma triatómica gasosa, tóxica e azul do oxigénio, que se forma naturalmente por uma descarga elétrica através de oxigénio ou pela exposição deste à radiação ultravioleta; produz-se comercialmente fazendo-se passar o oxigénio por placas de alumínio carregadas de 1.000 volts; usa-se principalmente como anti-séptico e desinfetante.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário