sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


I


Iatrogenia nome dado a todo procedimento médico, independente da obtenção de resultados esperados; erro; procedimento realizado, porém com efeitos adversos.
Iatrogénico diz-se de um efeito colateral ou resultado indesejável causado pelo médico ou pelo tratamento que ele prescreveu; alteração ou doença provocada pela medicação prescrita.
Icterícia cor amarelada da pele e dos tecidos, causada pela dificuldade de excretar altas concentrações de bilirrubina, um produto da degradação dos eritrócitos. Essa condição é comum em recém-nascidos e pode ser perigosa se as concentrações de bilirrubina forem muito elevadas.
Idade de desenvolvimento idade em que a criança testada ou observada realiza tarefas de desenvolvimento de modo similar a outras da mesma idade, independente de sua idade cronológica.
Idiopático diz-se de um processo ou doença que surge espontaneamente ou que tem causa desconhecida.

Idoso pessoa de muita idade; velho. Em Portugal, caracteriza-se como idoso a pessoa que tem mais de 65 anos.
Ilhas epiteliais áreas na ferida por queimadura que são tecido viável e sobrevivente, e das quais novo crescimento celular se irá originar.
Iliite inflamação do osso ilíaco.
Imagem corporal experiência subjetiva do seu próprio corpo (como alguém sente o seu próprio corpo). É derivada da sensação proprioceptiva e é a impressão contínua de si próprio (atrativo ou não-atrativo).
Imagem por ressonância magnética técnica que envolve o uso de campos magnéticos para determinar a localização espacial dos protões e que pode ser usada para estudar a estrutura e função do sistema motor.
Imersão submersão de um objeto em um líquido. Imersão em óleo — em microscopia, uso de uma camada de óleo entre a objetiva e a lamínula.
Imobilização do membro protocolo experimental no qual um membro é impedido de se mover por um período predeterminado (através de gesso, splint, goteira, etc).
Impactação penetração entre si dos fragmentos de um osso fraturado.
Impacto de oscilação terminal paragem súbita, abrupta, vigorosa, do pilar protético (prótese acima do joelho) no final da fase de balanço da marcha; frequentemente, acompanhado por um impacto audível; causado por uma insuficiente fricção do joelho, ou por um mecanismo auxiliar de extensão do joelho que seja forte demais.
Impedância propriedade de uma substância que oferece resistência ao fluxo da corrente, num circuito de corrente alterna. Por exemplo, a pele, os eléctrodos e os terminais de alimentação do amplificador proporcionam as fontes de impedância aos potenciais na EMG.
Implantes metálicos próteses intra-ósseas, geralmente de ligas metálicas biocompatíveis e osteointegráveis, como as ligas de titânio, vitálio, aço inoxidável ou outras, usadas profusamente em implantes dentais e na reconstrução do colo do fémur, por exemplo.
Impulso da língua protrusão forçada da língua além do lábio inferior, que torna difícil a alimentação e a deglutição.
Imune que apresenta imunidade, isto é, resistência parcial ou total a determinado agente infeccioso.
IMV (Intermittent Mandatory Ventilation) ventilação mandatória intermitente. Tipo de ventilação utilizada exclusivamente em crianças e neonatos com ventilações espontâneas entre os ciclos controlados sem que haja sincronismo com as respirações do paciente.
Inalação ação de inspirar; inspiração de gás, medicamento ou substância nociva; aspiração de ar para dentro dos pulmões através das vias aéreas.
Inalador instrumento que permite a inalação de substâncias medicamentosas em forma de vapor; forma de administração medicamentosa por via inalatória para adulto e criança; pode ter conexão em rede de oxigénio ou através de compressores de ar comprimido.
Inapetência diminuição do apetite.
Inato diz-se daquilo que nasce com o indivíduo. Congénito; hereditário.

Incapacidade redução da atividade normal do indivíduo, em consequência de uma deficiência física ou mental, de uma enfermidade, de um ferimento ou doença, ou da inadaptação do indivíduo a um ou outro desses estados.
Incapacidade funcional incapacidade de um indivíduo em funcionar normalmente, como resultado de um comprometimento físico.
Incentivador a) a fluxo elevação de pequenas esferas dentro de cilindros verticais decorrente da inspiração com aumento da velocidade da entrada do ar; b) a volume elevação do cilindro de acordo com o volume gerado durante a inspiração.
Inchaço espessamento dos tegumentos não acompanhado de sinal de inflamação e devido à infiltração difusa de serosidades no tecido subcutâneo.
Incidência número de casos novos de determinada doença ou de pessoas que foram atingidas por essa doença, durante um período de tempo definido, em certa população. A incidência é uma medida de morbidade que exprime a velocidade de aparecimento da doença na população.
Incongruência defeito de adaptação de duas extremidades de um osso fraturado, principalmente nas fraturas com perda de substância. Chamada também “fratura com desvio”.
Inconsciente que perdeu a consciência, que não está caracterizado como do domínio do consciente.•
Índice de queimaduras instrumento de avaliação usado na estimativa da extensão da área de superfície corporal queimada, bem como da profundidade da queimadura. Um ponto é dado para as queimaduras de espessura integral; e meio ponto, para as queimaduras de espessura parcial.
Índice de rejeição por modulação comum proporção que expressa a capacidade de um amplificador de rejeitar o ruído indesejado, enquanto amplifica o sinal desejado; p. ex., uma relação de 1.000:1 indica que o sinal desejado será amplificado 1.000 vezes mais do que o ruído.
Índice de transferência dinâmica de peso velocidade pela qual um indivíduo de pé nas barras paralelas pode transferir peso de um membro para o outro; medido em segundos, desde o primeiro elevar da perna até o oitavo.
Inércia resistência que um objeto oferece a qualquer mudança no movimento.
Infecção contaminação ou invasão do corpo por um microrganismo parasita, que pode ser um agente patogénico ou não, principalmente vírus, bactérias, fungos ou protozoários.
Infiltração qualquer modificação patológica de um órgão ou tecido mareada pela presença de produtos tais como líquidos orgânicos, líquidos injetados, gases ou outras substâncias orgânicas ou minerais, bem como por células que normalmente aí não se encontram.
Inflamação conjunto de modificações que ocorrem nos organismos animais multicelulares, desencadeadas por qualquer tipo de lesão ou distúrbio de seu equilíbrio interno, e que se traduzem por alterações vasculares, histológicas e hormonais, segundo um padrão básico e uniforme para a generalidade das espécies, e cuja evolução tende a reconstituir as estruturas lesadas, bem como restabelecer a homeostasia do organismo.
Infravermelho classe de radiações eletromagnéticas cujos comprimentos de onda são um pouco mais longos do que os da luz vermelha. Tais radiações não são visíveis, mas sim caloríficas, sendo utilizadas como modalidade física no tratamento de algumas doenças.
Ingestão ato de tomar por via oral e deglutir líquidos, alimentos, medicamentos ou outros materiais nutritivos ou não; eventualmente, substâncias nocivas ou tóxicas.




ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário