segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


L


Labilidade estado de um ser instável ou mutável.
Lábio glenoidal margem macia e fibrosa que circunda a fossa glenóide e aprofunda a cavidade, proporcionando estabilidade à cabeça do úmero.
Laceração ferida ou dilaceração irregular de tecido.
Lactante mulher que, após o nascimento da criança, atravessa um período de aleitamento.
Lactente criança recém-nascida ou bebé que se alimenta do leite de peito materno.
Laminado de poliéster plástico termofixo, usado na fabricação de pés protéticos rígidos e no acabamento de pilares exoesqueléticos.
Largura da base de sustentação distância linear entre um pé e o pé oposto; medida em centímetros ou metros.

Laringoplegia paralisia completa ou incompleta dos músculos da laringe.
Laser amplificador de luz monocromática muito intensa e orientada numa direção bem definida, que transporta grande quantidade de energia por unidade de tempo.
Latência nos testes de velocidade de condução nervosa, intervalo entre o início de um estímulo e o início de uma resposta.
Latência distal tempo (em ms) para que um potencial de ação se desloque desde o ponto distal de estimulação ao longo de um nervo até o eléctrodo que faz o registo.
Latência proximal tempo (em ms) para que um potencial de ação se desloque desde o ponto proximal de estimulação ao longo de um nervo até o eléctrodo que faz o registo.
Latente que fica oculto.
Lateral diz-se do que está mais afastado do plano mediano do corpo.
Lateralidade uso preferencial, nos atos motores voluntários, de um dos órgãos pares, como o braço, a perna, o olho ou o ouvido, que se desenvolve durante a primeira infância como parte do desenvolvimento do esquema corporal; percepção motora dos dois lados do corpo.
Legg-Calvé-Perthes, Doença de necrose avascular da cabeça femoral que acomete as crianças, em média entre os três e os nove anos de idade.
Lei da ação e reação para toda ação, há uma reação que lhe é igual e contrária.
Lei da aceleração postula uma grandeza orientada que define, num dado instante, a variação de velocidade de um ponto, em magnitude e direção. A unidade de aceleração é, no sistema SI, o metro por segundo ao quadrado [m/s2].
Lei da gravidade todos os corpos se atraem mutuamente com uma força que é proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.
Lei da inércia força requerida para parar, começar ou alterar o movimento.
Lei de Wolff todas as mudanças na função do osso são acompanhadas de alterações na estrutura interna.
Lei do Valor Inicial (LVI) de Wilder descreve as relações entre um estímulo e uma alteração numa função, a partir de seu nível pré-estimulação, expressa como: "quanto mais elevado o valor inicial de uma função, menor será a alteração ocorrente em resposta a um estímulo incrementador da função"; e "quanto mais reduzido o valor inicial de uma função, menor será a alteração ocorrente em resposta a um estímulo produtor de decréscimo da função."
Leiomioma tumor benigno de musculatura lisa; a forma maligna do leiomioma é o leiomiossarcoma.
LER (Lesão por esforço repetitivo) comumente ocorre em situações em que um determinado movimento é realizado repetitivamente, provocando uma inflamação ou lesão local.
Lesão dano ou traumatismo produzido numa região ou órgão; pancada ou contusão.

Lesão da cauda equina lesão às raízes dos nervos periféricos abaixo da primeira vértebra lombar; é possível alguma regeneração.
Lesão de contragolpe lesão ao cérebro num ponto oposto ao impacto inicial.
Lesão difusa (Lesão de cisalhamento difusa da substância branca) lesão dispersa ocorrente por todo o cérebro, resultando numa degeneração disseminada e grave da substância branca.
Lesão medular completa (LMC) é a lesão completa da medula espinal; é caracterizada pela perda completa da sensibilidade, dos movimentos e do tónus dos músculos inervados pelos segmentos medulares situados abaixo da lesão; também chamada de transecção da medula.
Lesão medular incompleta (LMI) é a lesão que acomete incompletamente a medula espinal, com alguma preservação das funções sensitivas ou motoras abaixo do nível da lesão.
Lesivo que prejudica; que causa dano físico ou moral.
Lesões tendíneas ou tendinosas lesões que afetam vários tendões.
Letal que causa morte.
Letterer-Siwe, doença de Doença grave caracterizada pela proliferação difusa de células reticuloendoteliais (histiocitose X) que frequentemente se sobrecarregam de colesterol, o que se traduz clinicamente, no lactente, por febre, hemorragias com adenopatias e anemia, hepatomegalia, hiperplasia da medula óssea e uma evolução rápida para a morte; no adulto a evolução é mais lenta; frequentemente existem manifestações cutâneas hemorrágicas (púrpuras), anemia e inflamação crónica do ouvido médio.
Levodopa é a tirosina hidroxílica f (forma isomérica de dopa); droga usada no tratamento da doença de Parkinson, empregue para elevar o nível da dopamina nos gânglios de base.
Lidocaína anestésico local, largamente utilizado para anestesia de superfície ou de infiltração.
Ligamento faixa ou lâmina de tecido conjuntivo fibroso, em geral de cor branca, que une um ou mais ossos, cartilagens ou outras estruturas anatómicas; ou que serve de apoio para fáscias ou músculos.
Limiar anaeróbico ponto, durante o exercício, no qual as demandas metabólicas não podem ser atendidas pelo metabolismo acróbico; a adição de fontes anaeróbicas resulta em aumento de energia e aumento de lactato.
Limiar de recrutamento força com que uma unidade motora é recrutada (ativada).
Limiar do potencial de ação potencial de membrana no qual a célula (neurónio ou fibra muscular) irá gerar um potencial de ação.
Limiar motor limiar que tem uma força mínima necessária para provocar uma resposta contrátil de fibras ou grupos musculares ou motores.
Limiar sensitivo limiar que tem uma força mínima necessária para provocar uma resposta sensorial, referindo-se a um estímulo.
Linear caracterizado por uma relação em linha reta.
Linfoedema acúmulo excessivo de fluido extravascular e extracelular nos espaços teciduais.
Linfonodo estrutura oval localizada ao longo do trajeto dos vasos linfáticos. As suas funções são filtrar os ma­teriais estranhos e a produção de linfócitos. Gânglio linfático é uma forma em desuso atualmente.
Linha média no desenvolvimento normal, o próprio centro de gravidade da criança. Isso se desenvolve por causa da lateralidade. Uma criança precisa de ter uma linha média bem definida para desenvolver um senso do espaço à sua volta e para ser capaz de orientar-se no seu ambiente.
Lipídios qualquer das diversas substâncias, como gorduras, , fosfatídios, cerebrosídios e compostos relacionados e derivados combinados com proteínas e hidratos de carbono; constituem os principais componentes estruturais das células vivas.
Lipoma neoplasia benigna do tecido adiposo, formada por células diferenciadas (maduras).
Lipoproteína complexo de moléculas de lipídio e proteína, que transporta lipídios (primeiramente colesterol e triglicerídeos) de um órgão para outro. As lipoproteínas são classificadas pela densidade, como de alta densidade (HDL), baixa (LDL) e muito baixa (VLDL). As lipoproteínas solubilizam lipídios que, sob outra situação, são insolúveis em água, e dirigem cada tipo de lipídio para determinados locais do organismo.
Litíase biliar formação de cálculos na vesícula biliar.
Lobectomia remoção cirúrgica de um lobo de um pulmão.




ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


1 comentário:

Herlon disse...

Olá, o dicionário é muito útil porém a partir da primeira pagina da Letra N não é possível visualizar pois o mesmo entra em loop para letra i, caso for possível poderiam corrigir, agradeço.

Enviar um comentário