terça-feira, 25 de setembro de 2012

Torcicolo congénito


O torcicolo congénito é uma alteração permanente (mas não irreversível) da posição do pescoço do bebé devido à retracção congénita do músculo esternocleidomastoideu, ou à lesão deste músculo durante o parto (torcicolo obstétrico).
      O músculo esternocleidomastoideu origina-se entre a clavícula e o esterno e prolonga-se por trás da mandíbula até se inserir atrás do osso da nuca. A sua acção é inclinar a cabeça no sentido do ombro do mesmo ombro e roda-la no sentido do ombro oposto.
A retracção deste músculo resulta de fibrose cicatricial, provavelmente devida a traumatismo, interrupção vascular, enfarte ou hematoma.
Esta lesão é geralmente descoberta nas primeiras 6-8 semanas de vida. A criança mantém a cabeça inclinada para um lado e tem dificuldade de virar a cabeça para o lado oposto.
Se o bebé for examinado no primeiro mês, um nódulo pode ser sentido no lado do pescoço. Em 90% dos casos este nódulo será mole e indolor à palpação e gradualmente irá regredir, até que ao final de 4 a 6 meses de idade já desapareceu.
O torcicolo congénito pode estar associado a displasia da anca (10% a 20%) pelo que os quadris devem ser examinados em crianças com torcicolo congénito.
-->

Sinais e sintomas/ Diagnóstico

  • Inclinação da cabeça para um lado combinada com rotação para o lado oposto.
  • Nódulo palpável no músculo esternocleidomastoideu (de lado do pescoço, mesmo por trás da mandíbula)
  • Pode chorar ou não permitir que se vire a cabeça para um dos lados

Se perceber que o seu filho tem a cabeça inclinada para um lado, consulte o pediatra. Outras condições podem causar torcicolo, e o pediatra irá descartar outras possíveis lesões durante o exame físico. Raio-X e/ou uma ecografia do pescoço podem ser pedidos.

Tratamento

       Noventa por cento das crianças podem ser tratadas com sucesso com um programa de exercícios terapêuticos, que envolvem sobretudo o alongamento.
         O fisioterapeuta irá estimular o bebé para que este comece a virar e inclinar a cabeça voluntariamente.
      Para além disso alongamentos passivos mantidos são tentados para melhorar a amplitude de movimento.
O fisioterapeuta também lhe dará algumas dicas para estimular o bebé para que este use o mais possível os movimentos do pescoço de uma forma simétrica. Alguns exemplos:
Ao brincar com o bebé posicionar os brinquedos a que ele responde melhor para que seja “obrigado” a virar a cabeça para o lado afectado.
Quando o levar ao colo procure coloca-lo de forma a que rode o pescoço para o lado afectado.
No berço, coloque-o virado para a parede enquanto fala com ele, para que se sinta motivado a virar na sua direcção
Dê preferência às brincadeiras na posição de barriga para baixo, de forma a estimular os extensores do pescoço.
Em cerca 10% das crianças, a cirurgia pode ser necessária para corrigir o torcicolo. Esta é uma cirurgia simples, realizada em ambulatório, com o objectivo de alongar o músculo.

Exercícios terapêuticos para o torcicolo congénito

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante a reabilitação de um torcicolo congénito. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.




Correcção postural da cervical e ombros
Com o bebé deitado de barriga para cima, calce o tronco com almofadas. Estimule o bebé a olhar para o ombro do lado afectado. Suavemente procure manter a cabeça na posição máxima que ele tiver conseguido rodar. Mantenha esta posição durante alguns segundos.



Posição de congruência das facetas articulares
Deitado de barriga para baixo, procure que o bebé se apoie nos cotovelos e olhe em frente agitando brinquedos do seu agrado à sua frente. Mantenha a posição por alguns segundos. Retorne lentamente à posição inicial.



Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.




Sem comentários:

Enviar um comentário