quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


F


Fisioterapia ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, do movimento humano, da sinergia funcional, e da cinésio-patologia de órgãos e sistemas do corpo humano, além das disciplinas comportamentais e sociais.
Fisioterapia cardiofuncional disciplina da fisioterapia que estuda, avalia, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes do sistema cardiovascular.
-->
Fisioterapia cardiorrespiratória destinada a qualificar fisioterapeutas para a prestação de assistência específica aos indivíduos portadores de distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes nos processos sinérgicos respiratórios.
Fisioterapia dermatofuncional disciplina da fisioterapia que estuda, avalia, previne e trata os distúrbios endócrino-metabólicos, dermatológicos e músculo-esqueléticos. Abordagem de tratamento fisioterapêutico das alterações estéticas e posturais geradas por traumas ou patologias adquiridas, visando à recuperação físico-estético-funcional, através de eletrotermofototerapia e, mais recentemente, do laser de baixa intensidade de técnicas manuais próprias do fisioterapeuta.
Fisioterapia desportiva disciplina da fisioterapia que dá assistência ao atleta ou praticante de desporto, estudando, avaliando, prevenindo e tratando os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes no sistema musculosquelético do corpo humano, causados por traumas ou lesões na prática desportiva.
Fisioterapia ginecológica e obstétrica disciplina da fisioterapia que estuda, avalia, previne e trata qualquer distúrbio cinético funcional intercorrente no sistema musculosquelético do começo ao fim da gravidez, parto e puerpério, contribuindo com a mulher e ajudando-a a ajustar-se às suas mudanças físicas e psíquicas, através de técnicas e métodos fisioterapêuticos, tais como respiração, posicionamento adequado, exercícios no pré- e pós-parto e conselhos sobre atividade física no pós-parto, monitorando assim seu bem-estar físico, psicológico e social.
Fisioterapia oncológica disciplina da fisioterapia que dá assistência ao paciente oncológico, estudando, avaliando, prevenindo e tratando os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano devido ao cancro.
Fisioterapia pediátrica disciplina da fisioterapia que dá assistência à criança e ao adolescente, estudando, avaliando, prevenindo e tratando os distúrbios cinéticos funcionais.
Fisioterapia orto-traumatológica estuda, avalia, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes no sistema musculosquelético do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por distúrbios ortopédicos adquiridos.
Fístula conexão anormal entre duas áreas.
Fístula arteriovenosa conexão anormal entre os sistemas arterial e venoso.
Fixação externa ato de fixar uma fratura (geralmente de um osso longo) por meio de parafusos adaptados em hastes paralelas ao longo eixo do osso fraturado e que são fixos de cada lado de linha de fratura.
-->
Fixação interna ato de fixar, por meio de fios de aço inoxidável (ou vitalium, ou titânio, ou ligas metálicas biocompatíveis) ou por meio de placas e parafusos com as mesmas características de aceitabilidade, uma fratura.
Flacidez estado de ausência ou redução do tónus muscular.
Flebite inflamação de uma veia.
Flebografia o mesmo que angiografia venosa: exame das veias por imagens radiográficas com prévia injeção intravenosa de contrastes radiopacos.
Flebostasia compressão das veias das extremidades para conseguir a retenção e paragem temporária da circulação de parte do sangue; também chamada venostasia.
Flexão 1. ato de dobrar um membro pela articulação, de forma que se aproximem os extremos distal e proximal; dobrar a coluna para a frente; 2. condição de estar dobrado; 3. diminuição no ângulo entre dois segmentos.
Flexão fisiológica flexão dos membros superiores e membros inferiores, característica dos recém-nascidos normais.
Flexão plantar referente ao tornozelo. Dobra da articulação na direção da face plantar do pé, ou virar os dedos do pé para dentro.
Flexibilidade habilidade de um músculo de relaxar e ceder a uma força de alongamento.
Flutter® 1. dispositivo de pressão positiva oscilante; 2. termo usado para obtenção de meios para se chegar à higiene brônquica; 3. aparelho com esfera que sofre, durante a expiração, oscilação, mobilizando a secreção e estimulando a tosse; 4. incentivador da pressão expiratória positiva oscilante; realiza a limpeza efetiva do muco e auxilia a remover secreções prejudiciais das vias aéreas.
Fluxo escoamento de um líquido ou substância pastosa de uma cavidade para o meio exterior, em consequência da diferença de pressão de cada um dos meios; velocidade com que uma substância passa de um ponto para outro.
Fluxo de base (Rias flow) fluxo mantido durante a expiração em alguns aparelhos de ventilação mecânica, facilitando o disparo do ventilador.
Fluxómetro dispositivo utilizado conectado à rede de oxigénio ou ar comprimido para aferição da quantidade de oxigénio enviado para o paciente quando em máscara.
Focomelia falta de formação da porção proximal de um membro. A porção distal (mão ou pé), em geral, estende-se diretamente do tronco (ombro ou quadril).
Fonomiografia procedimento que grava os sons associados com a contração muscular. Essa técnica também tem sido chamada miografia do som e miografia acústica.
Força 1. interação mecânica entre um objeto e seu envolvente. A unidade SI de medida para a força é o newton (N); 2. produção de força de um músculo em contração. Está diretamente relacionada à quantidade máxima de tensão que um músculo em contração pode produzir durante a contração.
Força centrípeta força direcionada ao eixo de rotação que é responsável pela transformação do movimento linear em movimento angular.
Força de inércia força que um objeto pode exercer em virtude do seu movimento.
Força elástica propriedade passiva de um material esticado que tende a fazê-lo voltar para o seu comprimento original.
Força muscular força exercida por elementos estruturais (passivos) e ativos (pontes transversas) do músculo. Magnitude do torque exercido por um músculo numa contração isométrica máxima de duração irrestrita.
Forças articulares forças entre as superfícies articulares, criadas por forças musculares, da gravidade, e inerciais; medidas em newtons.

Forças de reação do solo forças verticais, ântero-posterior e medial-lateral criadas em decorrência do contato do pé com a superfície de sustentação. Estas forças são de mesma magnitude, e opostas à direção da força aplicada pelo pé ao solo. As forças de reação ao solo são medidas em plataformas de força, em newtons (N).



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário