domingo, 28 de setembro de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


V


Valgo termo derivado do latim que significa torcido ou desviado para fora, empregue para designar um membro ou parte de um membro com esse tipo de desvio. Angulação de um osso ou articulação em que o vértice do ângulo formado está voltado para a linha média.
Validade grau em que um instrumento ou aparelho mede o objeto para o qual foi projetado; o grau em que um instrumento ou aparelho de avaliação é capaz de prever um comportamento futuro.
Valvoplastia procedimento utilizado para tratamento de doenças obstrutivas valvares, tais como: pulmonar, aórtica e mitral.
Válvula forma diminutiva de valva; pequena valva ou partes constituintes menores de uma valva.
Válvula atrioventricular direita — pequenas válvulas quase sempre encontradas entre as duas válvulas principais da valva atrioventricular esquerda. Antes denominada válvula bicúspide ou válvula mitral, fica situada no lado direito do coração.


Válvula da veia cava inferior — válvula situada na abertura da veia cava inferior, no átrio direito do coração. Antes conhecida coma Válvula de Eustáquio.
Válvula de Bianchi — válvula da parte inferior do ducto nasolacrimal.
Válvula de Kerckring — é a plica circularis, uma das pregas transversas do intestino delgado, chamada também de prega circular.
Válvula ileocecal — válvula situada entre o intestino delgado e o grosso, que regula o fluxo do conteúdo intestinal e impede o fluxo retrógrado.
Válvula retal — cada uma das pregas tranversas do reto.
Válvula tricúspide — nome antigo e em desuso da válvula que comunica o átrio esquerdo com o ventrículo do mesmo lado, denominada hoje valva atrioventricular esquerda.
Válvula venosa— cada uma das numerosas estruturas valvulares que se encontram em muitas veias.
Válvulas semilunares da aorta — válvulas da valva da aorta denominadas, no adulto, devido à rotação durante o desenvolvimento e em virtude de suas posições definitivas, anterior, posterior direita e posterior esquerda, respectivamente.
Válvula redutora dispositivo utilizado entre o fluxo de oxigénio e ar comprimido vindos da rede de gás hospitalar e o ventilador mecânico.
Varizes esofagianas veias periesofagianas, principalmente na região do cárdia, com dilatações decorrentes de dificuldades na circulação de retorno nessa região.
Vasoconstrição estreitamento de um vaso sanguíneo devido à contração da musculatura lisa nas paredes dos vasos, resultando em diminuição do fluxo sanguíneo.
Vasodilatação dilatação dos vasos devida ao afrouxamento da musculatura lisa das suas paredes resultante de um aumento do fluxo sanguíneo.
Vasodilatadores medicamentos que causam dilatação dos vasos sanguíneos; frequentemente usados no tratamento da angina pectoris.
Vasomotor que produz modificações vasculares, mediante a ação dos nervos sobre os músculos da parede vascular.
Velocidade angular velocidade de movimento em rotação de um segmento corporal em torno de um eixo.
Velocidade de condução velocidade de propagação de um potencial de ação ao longo de um nervo ou fibra nervosa. Calculada em metros/segundo, ao dividir a distância de condução pelo tempo de condução. A velocidade calculada representa velocidade de condução dos axónios mais velozes no nervo.
Velocidade de deambulação velocidade de movimento linear do corpo para a frente; medida em centímetros por segundo, ou metros por minuto.
Ventilação movimento ou troca de massa de ar para dentro e para fora do corpo (inspiração e expiração), também chamado de respiração externa; entrada e saída de ar dos pulmões por efeito da movimentação ativa e passiva dos músculos do tórax.
Ventilador dispositivo mecânico que fornece oxigénio e volume corrente (respirações) para as crianças que precisam de assistência para respirar, por meio de sonda endotraqueal ou de traqueotomia.
Ventiladores mecânicos máquinas utilizadas para administrar pressão positiva e oxigénio.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário