quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


R


Resistência de entrada resistência elétrica de um motoneurónio para um impulso de corrente que é injetado por um microeléctrodo intracelular.
Resistência de força aeróbia é constituída de forças opostas ao fluxo aéreo, em que quanto menor o calibre, seja das vias aéreas, seja do circuito de ventilação mecânica, maior é a resistência.
Resistência de força anaeróbia capacidade dos músculos em resistir à fadiga na ausência de uma adequada provisão de oxigénio.
Resistência do fluido resistência que um fluido oferece a qualquer objeto que passe através dele. A magnitude da resistência depende das características físicas do fluido e da extensão em que o movimento do objeto perturba o fluido.
Resistência física consumo de energia necessário para que se realize uma tarefa funcional.


Resistência muscular é definida como a capacidade de um grupo muscular para realizar contrações repetidas contra uma carga ou manter uma contração por um período prolongado de tempo.
Respiração externa troca de ar para dentro e fora do corpo; também chamada ventilação.
Respirações apnêusticas inspiração prolongada, com expiração breve e ineficaz; observadas nas lesões da ponte.
Respirações de Biot padrão que alterna períodos de apneia e hiperpneia (frequência e profundidade aumentadas); associado a meningite e distúrbios do sistema nervoso central causadores de elevação na pressão intracranial.
Respirações de Cheyne-Stokes padrão caracterizado por uma elevação gradual na frequência e profundidade, seguida por uma queda gradual. Ocorrem períodos de apneia entre os ciclos. Considerado um sério sintoma, esse padrão respiratório é frequentemente observado com a aproximação da morte. Ele também está associado a insuficiência renal grave, overdose (drogas), meningite e exposição a altas altitudes.
Respirações de Kussmaul padrão laborioso e ofegante, em que tanto a frequência como a profundidade estão aumentadas; associado à acidose metabólica e à insuficiência renal.
Respirações paradoxais insuflação pulmonar que ocorre durante a expiração; e a desinsuflação, durante a inspiração. Podem ocorrer no pneumotórax aberto ou na paralisia do diafragma.
Resposta humoral uma resposta imune humoral envolve a produção de linfócitos plasmáticos (linfócitos B), em resposta a um antígeno, e resulta na formação de anticorpos.
Resposta imune reação do corpo a substâncias estranhas, ou interpretadas como estranhas. Uma resposta imune mediada celularmente envolve a produção de linfócitos pelo timo (linfócitos T), em resposta a um antígeno.
Ressecção de gengiva, Estimulação elétrica na utiliza-se o bisturi elétrico e, mais recentemente, o laser, para as gengivectomias e gengivoplastias.
Ressonância magnética nuclear (RMN) é a medida do momento de força do dipolo magnético dos núcleos atómicos (proporção da força de torção máxima aplicada aos núcleos de um determinado campo); utiliza-se para delimitar as características particulares de enlaces covalentes que participam de uma reação orgânica.
Retenção-inversão lenta técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva que envolve a alternância de contrações isométricas e isotónicas, tanto de padrões agonistas quanto de antagonistas, a uma resposta de contenção do músculo.
Retenção-relaxamento (RR) técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) envolvendo uma contração isométrica com máxima resistência do padrão antagonista limitante da amplitude, seguindo-se relaxamento.
Retículo sarcoplasmático sistema membranoso oco dentro da fibra muscular.
Retorno venoso circulação do sangue venoso no sentido centrípeto em relação ao coração, isto é, a partir do nível dos tecidos para o ventrículo direito.
Retração retrair ou diminuir. Usada no contexto de manter um membro ou uma parte do corpo num plano posterior com relação ao resto do corpo, como retrair o quadril ou o ombro.


Retração muscular posição adotada pelo músculo ou grupo muscular quando ele se retrai e assume determinada posição, não conseguindo retornar à sua posição normal, fisiológica ou de repouso. É considerada como patológica se não for possível o alongamento muscular.
Retro- prefixo de origem latina que indica posição posterior, deslocamento ou movimento para trás.
Retropé parte posterior do pé, inclusive o calcâneo e o tálus.
Retropulsão situação inversa àquela descrita para a antepulsão, porém encontrada nas articulações dos ombros, ou seja, estes encontram-se projetados para trás; comumente observada em atitudes de associação ou adaptação no indivíduo que apresenta o tórax em quilha (peito de pombo).
Retroversão situação inversa à anteversão; p. ex. as espinhas ilíacas ântero-superiores projetadas para trás, ocasionam uma diminuição ou até mesmo uma retificação da lordose lombar.
Reumat-, Reumato- elemento de composição que denota relação com fluxo ou com reumatismo (do grego rheuma, rheumatos = fluxo).
Reumatismo termo vago que se refere a um grupo de afecções agudas ou crónicas, com etiologias diferentes e muitas vezes desconhecidas.
Reumatismo inflamatório quadro clínico reumatóide de origem inflamatória.
Reumatóide semelhante ao reumatismo; associado à artrite reumatóide.
Reumatologia ramo da Medicina que se ocupa das doenças não-cirúrgicas, ainda que eventualmente possam vir a sê-lo, do aparelho locomotor e de outras doenças do tecido conjuntivo.
Rigidez "endurecimento" ou hipertonia muscular; contração sustentada do músculo, resultando na incapacidade de este se alongar, ou de ser alongado; aumento do tónus muscular, resultando em maior resistência ao movimento passivo.
Rigidez de descerebração contração sustentada dos músculos extensores de todos os quatro membros, resultante da lesão no tronco cerebral entre o núcleo rubro e os núcleos vestibulares.
Rigidez em roda denteada resistência muscular, de "mecanismo de relógio", ao movimento passivo.
Rigidez matinal esta expressão distingue a rigidez generalizada prolongada, associada à artrite inflamatória, quando o indivíduo desperta. A rigidez é indicativa de envolvimento sistémico. A duração da rigidez correlaciona-se com a intensidade da doença. Essa rigidez generalizada contrasta com a rigidez localizada observada na doença articular degenerativa, em decorrência da inatividade.
Rima linha vertical, retilínea ou sinuosa, formada pela união de duas superfícies anatómicas pertencentes a um mesmo órgão. Por exemplo: rima oral, rima palpebral, rima do pudendo, etc.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário