quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Ressonância Magnética - o que deve saber

A RM (Ressonância Magnética) é um exame médico que utiliza ondas magnéticas excepcionalmente fortes e de radiofrequência para gerar uma imagem do seu corpo.

Um aparelho de RM, ou de ressonância magnética nuclear (RMN) como era originalmente conhecido, utiliza poderosos ímanes para polarizar e excitar os núcleos de hidrogénio em moléculas de água no tecido humano, produzindo um sinal detectável que é espacialmente codificado, resultando em imagens do corpo.

Procedimento


Durante um exame de RM, você irá deitar-se numa cama plana que é movida em direcção ao aparelho com a cabeça ou os pés em primeiro lugar dependendo da parte do seu corpo que está a ser avaliada.

O aparelho de RM é operado por um técnico de radiologia que o controla usando um computador, que está numa sala diferente para mantê-lo longe do campo magnético gerado pelo aparelho.

Você será capaz de falar com o radiologista através de um intercomunicador e ele será capaz de vê-lo num monitor de televisão durante todo o exame.

Em certos momentos durante a digitalização, o aparelho irá fazer alguns barulhos mais altos. Isto deve-se à corrente elétrica nas bobinas a ser ligada e desligada. No entanto isto não o deverá incomodar pois irá ter tampões ou auscultadores para usar.

É muito importante que se mantenha o mais imóvel possível durante o seu exame. Este irá durar entre 15 e 90 minutos, dependendo do tamanho da área a ser digitalizada e de quantas imagens são obtidas.

Ressonância magnética tem uma ampla gama de aplicações no diagnóstico médico:

Neuroimagem: A RM é o instrumento de investigação de escolha em suspeita de cancros neurológicos, pois é mais sensível do que a TC (tomografia computorizada) para tumores pequenos e oferece melhor visualização da fossa posterior. O contraste proporcionado entre substância cinzenta e branca torna a escolha ideal para muitas condições do sistema nervoso central, incluindo as doenças desmielinizantes, demência, doenças vasculares cerebrais, doenças infecciosas e epilepsia.

Cardiovascular: A RM é complementar a outras técnicas de imagem, como o ecocardiograma, tomografia computadorizada cardíaca e medicina nuclear. As suas aplicações incluem a avaliação de isquemia e viabilidade miocárdica, cardiomiopatias, miocardite, sobrecarga de ferro, doenças vasculares e doença cardíaca congénita.

Osteomusculares: Aplicações no sistema músculo-esquelético incluem imagem da coluna vertebral, avaliação de doença articular e tumores de partes moles.

Oncologia: a RM é o exame de primeira escolha no estadiamento pré-operatório do cancro retal e próstata, e tem um papel importante no diagnóstico, estadiamento e acompanhamento de outros tumores.

Fígado e gastrointestinal: a RM hepatobiliar é utilizada para detectar e caracterizar as lesões dos ductos do fígado, do pâncreas e biliares. Distúrbios focais ou difusos do fígado podem ser avaliados utilizando uma imagem ponderada de difusão, a imagem latente em fase oposta e sequências de aperfeiçoamento de contraste dinâmico.
Agentes de contraste extracelulares são amplamente utilizados em RM hepática e agentes de contraste hepatobiliares mais recentes também oferecem a oportunidade de realizar imagem biliar funcional.


Diferença entre a RM e TC


Como a TC, a RM tradicionalmente cria uma imagem de uma "fatia" fina do corpo bidimensional e, portanto, é considerada uma técnica de imagem tomográfica.

No entanto, ao contrário da TC, os exames de RM não usam raios-X, pelo que as possíveis preocupações associadas ao uso de imagens de raios-X na TC não se verificam na RM.

Hoje em dia, os aparelhos de RM modernos são capazes de produzir imagens em forma de blocos de 3D e como a RM tem sido apenas utilizada com fins clínicos desde o início de 1980, não há efeitos conhecidos a longo prazo de exposição a fortes campos estáticos (embora seja tema actualmente em debate) e, portanto, não há limite para o número de exames a que um indivíduo pode ser submetido, em contraste com o de raios-X e a TC.

No entanto, há riscos de saúde bem identificados associados ao aquecimento dos tecidos na exposição ao campo de raio-frequência e a presença de dispositivos implantados no organismo, tais como pacemakers.
Porque a TC e a RM são sensíveis a diferentes propriedades do tecido, a aparência das imagens obtidas com as duas técnicas é muito diferente.

Na TC, os raios-X serão bloqueados por algum tipo de tecido denso para gerar a imagem, por isso a qualidade da imagem quando se olha para os tecidos moles será pobre.

Na RM, como são utilizados os protões do átomo de hidrogénio, presente nas moléculas de água, existe um excelente contraste entre diferentes tecidos moles.





Sem comentários:

Enviar um comentário