segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


D


Dependente da voltagem propriedade de alguns canais na membrana excitável. Os canais dependentes da voltagem são abertos por um decréscimo no potencial elétrico através da membrana.
Depressão do segmento ST depressão do segmento ST no eletrocardiograma, ocorrente em presença de isquemia do miocárdio; considera-se acima de 1 mm de depressão horizontal ou descendente, e 1,5 mm de depressão ascendente é vertical.
Dermatite denominação geral dada aos processos patológicos da pele, geralmente de caráter inflamatório.
-->
Dermatite por estase perturbação inflamatória da pele; associada ao acúmulo do sangue venoso.
Dermátomos áreas cutâneas correspondentes aos segmentos espinais, e responsáveis pela sua inervação.
Derme camada de crescimento e de funções vitais da pele; contém o leito vascular, vasos sanguíneos, linfáticos, glândulas sudoríparas, folículos pilosos, terminações nervosas e células epidérmicas. A cútis ou pele divide-se em três segmentos ou camadas que se denominam, de fora para dentro: epiderme (ou camada córnea, queratinizada da pele); derme ou pele propriamente dita; e camada mais interna, em contato com o conjuntivo, chamada hipoderme.
Derrame presença de um líquido normal ou patológico, numa cavidade ou num tecido, que normalmente não o contém.
Derrame pleural presença de líquido no espaço pleural.
Desarticulação secção praticada na interlinha articular para retirar um segmento de membro ou um membro inteiro.
-->
Desbridamento, Debridamento remoção do tecido morto ou deteriorado e de matéria estranha de uma ferida.
Descarga miotónica descarga de alta frequência, caracterizada por disparos repetidos (20-80 Hz) de potenciais bifásicos ou monofásicos registrados após a inserção da agulha, ou depois da contração muscular voluntária; as características típicas incluem amplitudes e frequências crescentes/decrescentes.
Descoaptação Cinesiot. descompressão entre duas estruturas ósseas que ocorre durante uma tração articular; uma permanece fixa e a outra, móvel.
Descompressão articular Terap. Man. manobra utilizada para aliviar a pressão entre duas articulações, com o objetivo de analgesia, eliminando a pressão sobre alguma estrutura nervosa.
Descondicionamento mudança que ocorre nas funções cardiovasculares, neuromusculares e metabólicas, que resulta de repouso prolongado no leito ou inatividade; deslocamento. Mudança de local de uma parte, geralmente as partes ósseas, dentro de urna articulação; distração. Tração ou separação das superfícies articulares.
Desconexão hemisférica ausência de funcionamento coordenado dos dois hemisférios cerebrais, devida a algum desarranjo do corpo caloso.
Descorticado, Decorticado posicionamento depois de lesão cerebral, caracterizado por flexão dos membros superiores e extensão dos membros inferiores.
Desenvolvimento cognitivo desenvolvimento de um método lógico de olhar o mundo; conhecimento e compreensão.
Desequilíbrio alteração no equilíbrio do indivíduo ou do seu estado mental.
Desinibição 1. inibição do inibidor; p. ex., a célula de Renshaw desinibe o interneurónio inibitório Ia, e o Ca+ desinibe o efeito inibitório das proteínas reguladoras (troponina e tropomiosina); 2. perda da inibição. Quando se refere à inervação dos músculos, esse termo implica uma lesão no sistema nervoso central que bloqueia a inibição normal da contração muscular. O resultado é contração muscular excessiva ou espasticidade.
Desinserção separação espontâneo ou cirúrgico, do seu ponto de inserção, de uma aponevrose, de um músculo, de um ligamento ou de um tendão.
Desinstitucionalização processo de transferir indivíduos que vivem em instituições para instalações residenciais na comunidade.
Desmame retirar gradual da ventilação pulmonar mecânica.
Desmielinização 1. destruição ou remoção da bainha de mielina do tecido nervoso; 2. perda excessiva de sais do osso.
Desnervação um estado em que o nervo foi cortado; o músculo fica sem o impulso neural.
Desnutrição estado de desenvolvimento deficiente, indicativo de má nutrição habitual e caracterizado por peso e altura muito inferiores aos esperados para idade.
Desordem (Distúrbio) da discriminação entre direita e esquerda incapacidade de identificar os lados direito e esquerdo no próprio corpo, ou no corpo do examinador. O termo desordem é inadequado.
Desordem (Distúrbio) da posição no espaço incapacidade de perceber e interpretar conceitos espaciais, como: acima, abaixo, sob, sobre, dentro, fora, defronte e detrás.
Desorientação estado de confusão mental com referência a identidade do indivíduo, tempo e espaço.
Desorientação topográfica dificuldade na compreensão e recordação da relação entre um lugar e outro. 


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário