segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


D

Despolarização redução na polaridade (potencial) através da membrana.
Desrotação intervenção cirúrgica ortopédica destinada a corrigir a atitude viciosa de um membro em rotação interna (luxação congénita da anca, rotação interna do braço devida à paralisia do plexo braquial).
Destot, Terceiro maléolo de bordo posterior da extremidade inferior da tíbia. (Destot Etienne, radiologista de Lyon, 1864-1918.)
-->
Destro 1. direito; que se localiza do lado direito. 2. aquele que possui destreza, habilidade.
Desvio cubital da mão deformação da mão por desvio de todos os dedos para a sua margem cubital; é característico da artrite reumatóide.
Diáfise corpo de um osso longo entre duas extremidades (epífises).
Diafisectomia ressecção de uma parte da diáfise de um osso.
Diaforese sudorese imprópria, transpiração.
Diafragma 1. estrutura músculo-membranosa que separa a cavidade torácica da abdominal; 2. qualquer membrana que divide duas estruturas vizinhas.
Diagnóstico arte ou técnica de identificar uma infecção, doença ou enfermidade pela anamnese e pelo exame dos sinais e sintomas clínicos apresentados pelo paciente, ou mediante exames de laboratório, técnicas de imagem etc. Pode ser: clínico, diferencial, etiológico, imunológico, laboratorial, por imagem, pré-implantação do embrião e pré-natal.
Diagrama de aceleração da massa representação gráfica do lado direito da lei da aceleração de Newton; mostra os efeitos cinemáticos da força que atua sobre um sistema.
Diarréia frequência exagerada e líquida das evacuações fecais. Conhecida também como "Síndrome de trânsito rápido".
-->
Diartrose 1. articulação do tipo sinovial; p. ex., joelho; 2. articulação móvel, que permite movimentos extensos, comportando uma cavidade articular limitada por extremidades ósseas revestidas por urna cartilagem lisa e pela membrana sinovial. A união das peças ósseas é garantida por uma cápsula articular, ligamentos capsulares e extracapsulares.
Diástole período de relaxamento dos ventrículos do coração; as fibras musculares distendem-se e o coração dilata.
Diatermia geração de calor local nos tecidos somáticos por meio de uma corrente elétrica de alta frequência.
Diátese tendência ou susceptibilidade a desenvolver certas doenças; tem influência hereditária. 
Dicrotismo sensação de dois batimentos de cada pulsação que percebemos digitalmente.
Difusão processo de disseminação ou espaçamento uniforme; passagem das moléculas de uma substância por entre as moléculas de outra substância para formar uma mistura de ambas.
Digitálico medicamento que fortalece a contração do miocárdio, reduz a velocidade de contração do coração, e promove a eliminação do líquido dos tecidos sanguíneos.
Digitiforme em forma de dedo.
Dimorfismo forma ou estrutura anormal; órgão ou região ou indivíduo que apresenta duas formas distintas.
Dinâmica antecipatória análise dinâmica para determinar a cinemática que será exibida por um sistema baseado nas forças e torques que ele experimenta.
Dinâmica intersegmentar forças de inércia exercidas por um segmento corporal em movimento sobre os segmentos adjacentes.
Dinamometria medida de força muscular por meio de um dinamómetro.
Dinamómetro aparelho que mede quantitativamente a força muscular.
Dinamómetro isocinético dispositivo para exercícios, que controla a velocidade de um membro, mantendo-a numa taxa constante, ao mesmo tempo que oferece uma resistência ajustada ao longo da amplitude de movimento.
Diparesia tipo clínico da paralisia cerebral em que os membros inferiores são mais acometidos do que os superiores.
Diplegia paralisia bilateral dos membros superiores e inferiores; neste último caso, é chamada "paraplegia".
Diplegia/Diparesia tipo clínico da paralisia cerebral. Todo o corpo está afetado, porém os membros inferiores são mais acometidos; a displegia também é chamada paralisia bilateral. A disparesia é uma paralisia parcial bilateral.
Diplopia percepção de duas imagens de um único objeto; visão dupla.
Dipsomania desejo incontrolável de ingerir bebidas alcoólicas.
Direcionalidade projeção de todas as direções do corpo para o espaço, direito e esquerdo, para cima e para baixo, para a frente e para trás. As crianças desenvolvem a lateralidade nelas mesmas e, assim, começam a perceber os lados direito e esquerdo do corpo, antes que eles estejam prontos ou sejam capazes de projetar conceitos direcionados no espaço externo.
Diretriz linha fixa a partir da qual todos os pontos na parábola são equidistantes.
Disartria 1. articulação defeituosa dos sons da fala, sem comprometimento do processo linguístico. A dificuldade da palavra é devida a distúrbios motores dos órgãos de fonação (língua, lábios etc.); 2. articulação verbal anormal ou prejudicada, inclusive fala pastosa; 3. desordem do componente motor da articulação da fala devida à doença cerebelar.
Discartrose 1. afecção degenerativa de um ou de vários discos intervertebrais, caracterizada, em geral, por um achatamento ou diminuição do espaço e pela presença de osteófitos; 2. deformidade congénita ou adquirida de uma articulação.
Discectomia extração total ou parcial de um disco intervertebral herniado.



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário