terça-feira, 18 de junho de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


E


Eléctrodo de registro (eletrodo ativo) eletrodo de agulha ou de superfície, usado para o registro da atividade elétrica do nervo e do músculo.
Eléctrodo estimulador dispositivo usado na aplicação da corrente elétrica para a estimulação da propagação de um impulso nervoso ou contração muscular; requer os terminais positivo (ânodo) e negativo (cátodo).
Eletroencefalograma (EEG) registro gráfico da atividade elétrica do cérebro obtido por meio de um eletroencefalógrafo.
Eletromiografia (EMG) registro e estudo da atividade elétrica do músculo. Comumente usada também como referência aos estudos de condução nervosa. O eletromiógrafo é o instrumento utilizado para o registro e revelação do eletromiograma.
Eletroterapia aplicação de correntes elétricas, com finalidade terapêutica. É amplamente empregue em diversos tipos de patologias. Dependendo do tipo da corrente utilizada, bem como da sua forma, pode produzir efeitos analgésicos, metabólicos, excitomotores, vasculares, cicatrizantes. Também é aplicada a aparelhos de eletromiografia de superfície e biofeedback.
Eletroterapia de alta frequência aplicação da alta frequência como meio terapêutico; utilizam-se os seus efeitos excitomotores, sobre os músculos e os nervos paralisados, sobre o cérebro, sob a forma de eletrochoques; os seus efeitos destruidores (eletrolise, eletrocautério, electrocoagulação); seus efeitos sedativos (ionização eletrolítica, ultra-sons); e os seus efeitos térmicos (diatermia, ondas curtas).
-->
Eletroterapia de baixa frequência utilização da baixa frequência no tratamento por meio da eletricidade.
Eletroterapia de média frequência uso da média frequência no tratamento utilizando-se a eletricidade.
Eletrotermoterapia processo ou meio de tratamento com a utilização de eletricidade e calor; especialmente pela produção de calor por meios elétricos.
Eletrótomo chamado também, em cirurgia, bisturi elétrico.
Eletrotónus variação da excitabilidade de um nervo ou de um músculo durante a passagem de uma corrente elétrica.
Eletrotropia, Eletrotropismo propriedade que o protoplasma tem de ser atraído ou repelido pela eletricidade.
Elevação abdutora bloco (ou cunha) estofado colocado na parte frontal da superfície do assento da cadeira de rodas; usada para a manutenção da abdução dos membros inferiores.
Elmslie, Operação de osteotomia e lateralização da crista tibial anterior para o tratamento de uma condromalácia patelar.
Elos transversos ligações bioquímicas que mantêm as moléculas de colagénio unidas no tecido conjuntivo.
ELTGOL expiração lenta total com a glote aberta em decúbito infralateral. Terapia de higiene brônquica.
Embolia pulmonar obstrução aguda da circulação pulmonar por êmbolos originários do sistema venoso.
Êmbolo 1. trombo, ou coágulo de um material, que foi deslocado e transportado na circulação sanguínea de um vaso mais largo para um menor, resultando em oclusão do vaso; 2. massa exótica presente nos vasos sanguíneos e transportada de uma parte do corpo para a outra; pode ser líquido, sólido ou gasoso.
Êmbolo cerebral (EC) coágulo sanguíneo que se forma nos vasos sanguíneos numa parte do corpo, e que se desloca para os vasos cerebrais.
Embrião desenvolvimento inicial do feto nas primeiras oito semanas de gestação.
Empiema 1. acumulação de pus numa cavidade serosa do corpo; 2. presença de pus na cavidade pleural.
-->
Enartrose articulação móvel, com superfícies convexas, das quais uma é convexa, e outra côncava. Os movimentos são executados em três direções principais: flexo-extensão, adução-abdução e rotações.
Encefalopatia qualquer doença do encéfalo.
Encondroma condroma constituído à custa da substância medular dos ossos; o mesmo que endocondroma.
Endarterectomia excisão ou remoção da camada íntima espessada e ateromatosa de uma artéria.
Endemia existência, em determinada região ou população, de uma doença ou outros males, que incidem de forma constante ou variando com regularidade ao longo do tempo.
Endocondral que se forma no interior de uma cartilagem ou de um tecido cartilaginoso.
Endocondroma condroma constituído à custa da substância medular dos ossos.
Endomísio matriz de tecido conjuntivo que circunda as fibras musculares individuais.
Endoprótese prótese colocada no interior do organismo, geralmente para substituir definitivamente um segmento de osso, de vaso ou de válvula cardíaca etc.
Endorfinas substâncias endógenas excretadas pelo sistema nervoso central e que bloqueiam a atividade evocada por fibras A-delta e C.
Endossarcoméricos componentes citoesqueléticos que mantêm a orientação dos filamentos finos e grossos dentro do sarcómero.
Energia cinética capacidade de um objeto para realizar trabalho devido ao seu movimento.
Energia de distensão energia potencial (J) armazenada por um sistema quando este é alongado de uma posição de repouso.
Energia mecânica transformação de um estado físico pela capacidade de realizar trabalho, que adquire a forma de energia mecânica, proveniente de outro tipo de energia.
Energia muscular técnica de inibição muscular, tipo contração-relaxamento, utilizada por terapeutas manuais, principalmente em osteopatia e terapia miosfascial, com o objetivo de alongamento muscular e ganho de mobilidade articular na coluna ou membros.
Energia potencial gravitacional energia que um sistema possui em razão da sua localização num campo gravitacional acima de uma base.
Enfaixamento aplicação de tecido ou outro material usado para proteger feridas, imobilizar ou fixar partes ou estruturas soltas, como nas fraturas.
Enfarte área de tecido que sofre necrose, após a cessação do aporte sanguíneo ou de oxigénio.

Enfarte do miocárdio 1. lesão do músculo cardíaco decorrente da falta de aporte de oxigénio por obstrução da artéria que o irriga devido a uma placa de aterosclerose; 2. lesão, morte tecidual por ausência de nutrição, oxigenação.




ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário