segunda-feira, 24 de junho de 2013

Teste ao ligamento Alar na cervical

Descrição
Este teste é utilizado para avaliar a integridade dos ligamentos alares e a estabilidade da coluna cervical superior. Deve ser utilizado sempre que um paciente se queixa de dor cervical como resultado de traumatismo.
-->

Técnica
Com o paciente deitado, coloque uma mão na região occipital e use a outra mão para palpar o processo espinhoso de C2. Incline ou rode a cabeça para um lado (deverá sentir o movimento do processo  espinhoso para o lado oposto). Repita no outro lado. A ausência de movimento do processo espinhoso  para o lado oposto pode indicar lesão ligamentar alar. Se bloquear o processo espinhoso de C2 estará a colocar sobre tensão o ligamento alar. Neste caso deve encontrar uma sensação de fim de movimento dura. Movimento significativo pode indicar lesão ligamentar.

-->




Osmotherly PG, Rivett DA, Rowe LJ. “Construct validity of clinical tests for alar ligament integrity; an evaluation using magnetic resonance imaging.” Physical Therapy 2012 May.
Aspinall W. "Clinical Testing for the Craniovertebral Hypermobility Syndrome." Journal of Orthopedic & Sports Physical Therapy 1990. 

Sem comentários:

Enviar um comentário