terça-feira, 18 de junho de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


E


Eritralgia estado de enrijecimento doloroso da pele.
Eritrasma doença contagiosa da pele produzida pela bactéria Corynebacterium minutissimum; caracterizada por uma erupção em forma de placas pardo-avermelhadas nas axilas e nas virilhas, que resplandecem só à luz de Wood.
Escala visual análoga (linear) escala linear projetada para "capturar" o julgamento de um indivíduo, quanto à sua posição num continuum. É apresentada uma linha horizontal ou vertical sobre papel, com os pontos extremos assinalados por palavras descritivas que representam os extremos do parâmetro em questão.
Escala de pontos de esforço percebido (Escala PEP de Borg) avaliação subjetiva da intensidade de trabalho.
Escala do coma de Glasgow escala de pontuação clínica usada na avaliação do nível de consciência durante o coma.
-->
Escala do estado de incapacidade escala comumente empregue, planeada por Kurtzke e usada na mensuração da gravidade dos danos funcionais na esclerose múltipla.
Escala ordinal (Ordem de classificação) esquema classificatório que avalia as observações em termos do relacionamento entre os itens (isto é, menor do que, igual a, ou maior do que).
Escala somatória (Aditiva) abordagem visando à graduação de uma série específica de habilidades através da concessão de pontos a uma parte do
desempenho (ou a todo ele); totaliza o resultado do desempenho como uma percentagem (em 100 possíveis), ou como uma fração.
Escapulalgia dor na região da escápula ou do ombro.
Escapulectomia ressecção total ou parcial da escápula, com conservação do membro superior.
Escapulopexia fixação cirúrgica da escápula às costelas.
Escapuloumeral relativo à escápula e ao úmero.
Escara tecido necrótico espesso que impede a cicatrização das feridas. É encontrada em queimaduras laminares e dermo-epidérmicas e em geral deve ser removida para permitir melhor cicatrização; também é chamada de úlcera de pressão, escara de decúbito e úlcera de hospital, entre outros nomes.
Escarotomia incisão mediolateral da escara queimada, usada para o alívio da pressão numa extremidade.
Esclera túnica externa branca, opaca e resistente, de tecido conjuntivo, que se estende por cerca de 3/4 da superfície do globo ocular e se continua anteriormente com a córnea, a sua porção transparente.
Esclerite inflamação da esclera, caracterizada por ser muito dolorosa e de cor violácea.
Esclero-, -sclerose elementos de composição que significam duro, enrijecimento (do grego, sklerós = duro).
Esclerodactilia esclerose e atrofia do tegumento dos dedos das mãos, tornando-os adelgaçados, enrijecidos e frios, recobertos por pele atrófica, lustrosa e pouco flexível.
Esclerodermia doença crónica de etiologia desconhecida, resultando numa esclerose, ou endurecimento, da pele e de outros órgãos internos.
Esclerose endurecimento patológico de um tecido devido à proliferação dos elementos conjuntivos, com aumento do colagénio e progressiva rarefação de suas células.
Escoliose 1. curvatura lateral anormal da coluna vertebral; 2. a palavra tem origem no grego e significa curvatura. Trata-se de uma curvatura da coluna vertebral no plano frontal; 3. curvatura lateral da coluna vertebral com ou sem componente rotacional.
Escoliose estrutural curvatura lateral irreversível da coluna, com rotação fixa das vértebras.
Escoliose funcional curvatura reversível lateral não-estrutural da coluna.
Esfigmomanómetro instrumento para medir a pressão arterial, que consta de um manguito ajustável, acoplado a um manómetro e a um insuflador manual dotado de um registro regulável. Geralmente é envolvido no antebraço direito, acima do cotovelo.
Esmarch, Faixa de faixa de borracha que se enrola em torno de um membro, desde a sua extremidade até à sua raiz, para expulsar temporariamente o sangue, antes de uma intervenção cirúrgica. Depois, um garrote é colocado na raiz do membro exangue para impedir o retorno do sangue, e a faixa de Esmarch é retirada.
-->
Espaldar parte posterior e superior de uma cadeira onde o paciente se recosta. Algumas cadeiras possuem um espaldar cujo ângulo com o plano do assento é regulável.
Espasmo 1. contração involuntária brusca e transitória de um ou de vários músculos, com causas variadas; tetania, intoxicação, histeria etc.; 2. tensão intermitente e repentina no músculo que pode resultar num movimento incontrolado súbito.
Espasmo clónico espasmo caracterizado por contrações musculares transitórias, alternando rapidamente com períodos de relaxamento. Na realidade, é sinónimo de convulsões.
Espasmo muscular contração violenta, repentina e involuntária de um músculo ou grupo de músculos. 



ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



1 comentário:

maru42 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Enviar um comentário