quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


B

Broncocavernoso relativo a um brônquio e a uma cavidade pulmonar.

Broncocelo dilatação circunscrita de um brônquio.

Broncoconstritor que provoca broncoconstrição, isto é, estreitamento dos brônquios.

-->
Broncodilatador 1. agente que produz uma dilatação de um brônquio; 2. medicação utilizada para obtenção do relaxamento das vias aéreas; 3. aumento do calibre dos brônquios.

Broncoespasmo contração da musculatura lisa de brônquios e bronquíolos, resultando no estreitamento do lúmen.

Broncomalacia degeneração dos tecidos que sustentam os brônquios e a traqueia.

Broncoplegia paralisia das fibras musculares das paredes dos brônquios.

-->
Broncopneumonia inflamação dos pulmões, geralmente depois de uma infeção dos brônquios.

Broncorreia secreção copiosa procedente da mucosa bronquial.

Broncoscopia exame e tratamento endoscópico da árvore traqueobrônquica e dos pulmões por meio do broncoscópio utilizado como um espéculo.

Bronquiectasia dilatação anómala e irreversível dos brônquios ou dos bronquíolos; o grau de afetação pode ir desde a alteração leve de um só segmento pulmonar até uma clara distorção da árvore brônquica completa.

Bronquiolite inflamação dos bronquíolos.

Bronquite processo inflamatório das vias aéreas proximais ou brônquios.

Bronquite crónica inflamação dos brônquios que causa tosse irritativa, produtiva, que dura três meses e retorna num período de pelo menos dois anos consecutivos.

Brudzinski, Sinais de 1. sinal do pescoço de Brudzinski; flexão de ambas as pernas e coxas ao flexionar forçosamente o pescoço; 2. sinal da perna contralateral de Brudzinski: (a) a flexão de uma coxa na cadeira produz um movimento similar na outra coxa; (b) quando coxa e perna estão flexionadas e o outro lado estendido, ao estender-se a perna flexionada se produz a flexão da estendida. Os sinais de Brudzinski são observados em casos de meningite.

Brudzinski,Teste de o paciente em decúbito dorsal é instruído para realizar a flexão ativa da coluna cervical; o teste é considerado positivo quando a flexão da coluna cervical desencadeia o aparecimento dos sinais e sintomas e o paciente realiza a flexão dos joelhos e quadris para aliviá-los.

Bruxismo hábito de ranger os dentes, próprio de pessoas tensas, principalmente durante o sono.

Bruxomania ranger os dentes quando a pessoa está desperta. Também chamada bricomania e briquismo.

Buerger, Doença de trata-se de uma tromboangeíte obliterante, caracterizada pela alteração das artérias e veias de médio calibre, especialmente as das extremidades inferiores; tem como sinal clínico marcante a inflamação da parede do vaso e do tecido conjuntivo circundante que dá lugar a uma isquemia e consequente gangrena dos tecidos.

Buftalmia estado mórbido caracterizado por um aumento do líquido intraocular com aumento do tamanho do bulbo ocular e protrusão da córnea; também denominada glaucoma congênito e hidroftahnia.

Bulbo qualquer estrutura globular; p. ex., b. aórtico, b. carotídeo, b. duodenal, b. olfatório, b. do pénis, b. raquídeo, b. terminal de Krause, b. jugular etc.

Bulimia distúrbio alimentar comum entre mulheres jovens caracterizado por consumo de grandes quantidades de alimentos seguidos por ingestão de purgantes ou provocação de vómito. As dietas alimentares rígidas, os longos períodos de jejum, outros métodos para contrabalançar as ingestões excessivas de alimentos também podem ocorrer. Como consequência, resultam em graves comprometimentos da saúde devidos à desnutrição.

Bunnell-Littler, Teste de avalia os músculos intrínsecos da mão, da articulação metacarpo falângica em extensão, tentando fletir essa articulação. A flexão desta articulação indica ausência de hipertonia dos músculos intrínsecos e mede o tônus dessa musculatura.

Bursa, Bolsa saco muito fino formado por duas camadas de tecido sinovial, localizado em regiões onde há fricção entre tendão e osso, ou entre pele e osso.

Bursite 1. inflamação de uma bolsa, que pode dever-se a forças friccionais, traumatismo, ou doenças reumáticas; 2. inflamação aguda ou crónica de uma bolsa serosa; 3. inflamação de uma bursa.





ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário