segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Contusão muscular nos gémeos


Os gémeos são responsáveis por elevar o calcanhar, impulsionando o pé para a frente durante a marcha ou a corrida. A contusão muscular nos gémeos é muito comum em desportos de contacto e acontece na sequência de um impacto directo sobre estes músculos, que pode provocar danos nas fibras musculares, no tecido conjuntivo e em pequenos vasos sanguíneos intra-musculares.
As contusões musculares nos gémeos podem ser apenas intra-musculares, ou seja, dá-se uma ruptura das fibras musculares, sem envolver a bainha muscular (fino tecido que envolve e protege cada músculo). Isso significa que o sangramento inicial pode parar mais cedo (em poucas horas) devido ao aumento da pressão dentro do músculo, pois como a bainha muscular está intacta, impede o fluido de se espalhar para fora do músculo. O resultado é uma perda considerável da função e dor que pode levar dias ou semanas a recuperar. Não é provável a formação de um hematoma visível neste tipo de lesão, especialmente numa fase inicial.
A contusão pode ser inter-muscular, em que há uma ruptura do músculo e de parte da bainha que o rodeia. Isto significa que a hemorragia inicial vai demorar mais tempo a parar, especialmente se não colocar gelo. No entanto, a recuperação é muitas vezes mais rápida do que nas rupturas intra-musculares, pois o sangue e outros fluidos não estão confinados à bainha muscular, podendo ser reabsorvidos mais rapidamente. Um hematoma, que pode alastrar-se a toda a região da perna, dependendo da gravidade da lesão, é frequentemente observado.

Sinais e sintomas/ Diagnóstico

  • Dor resultante de uma forte pancada na perna.
  • Pode ter inchaço ou hematoma na região posterior da perna
  • É comum sentir a amplitude de movimento limitada
  • Nas contusões mais graves pode sentir uma descontinuidade quando palpa o músculo, que é indicativo de ruptura muscular significativa. Se for esse o caso deve procurar aconselhamento médico de imediato.

Se após 2-3 dias da lesão o inchaço não passou e tem dificuldade em mexer a perna então provavelmente tem uma lesão intra-muscular. Se o hematoma se espalhou para longe do local da lesão, então provavelmente tem uma lesão inter-muscular.
Neste tipo de lesões é fundamental fazer uma boa avaliação, incluindo uma história clínica detalhada e exame da perna. Uma ecografia pode ser pedida para avaliar a gravidade da lesão.
Um bom diagnóstico é muito importante, pois se tentar praticar desporto com uma ruptura completa do músculo, ou uma lesão intra-muscular grave pode inibir o processo de cicatrização. Se aplicar calor e massagens nas fases iniciais, poderá desenvolver um processo de miosite calcificante traumática.

Tratamento

      O tratamento em fisioterapia, imediatamente após a lesão e enquanto o diagnóstico não está confirmado, consiste e controlar os sinais inflamatórios, através de:
Descanso: Evite caminhar ou estar muito tempo de pé. Se tiver de o fazer utilize canadianas. Andar a pé pode significar um agravamento da sua lesão.
Gelo: Aplique uma compressa de gelo na área lesada, colocando uma toalha fina entre o gelo e a pele. Use o gelo por 20 minutos e depois espere pelo menos 40 minutos antes de aplicar gelo novamente.
Compressão: um elástico pode ser usado para controlar o inchaço.
Elevação: O pé deve ser elevado um pouco acima do nível do seu coração para reduzir o inchaço.
No período de 3 a 5 dias após a lesão, dependendo da sua gravidade, deve ser iniciado um programa de fisioterapia. As técnicas que revelam maior eficácia nesta condição:

Para contusões Grau I (menos graves)
  • Técnicas de massagem para acelerar a recuperação (muito importante)
  • Exercícios para o alongamento suave dos gémeos e fortalecimento muscular progressivo
  • O atleta deverá reduzir a carga de treino durante uma ou duas semanas, mas não há necessidade de parar a menos que haja dor.


Para contusões Grau II
  • Mobilização articular do tornozelo e joelho para ganho de amplitude.
  • A partir do terceiro dia aplicar calor, desde que não desperte os sinais inflamatórios
  • Exercícios para melhorar a flexibilidade e força (exercícios em descarga) desde que não provoque dor.
  • A partir do sétimo dia incluir exercícios em carga. Podem-se combinar com exercícios na bicicleta e natação.
  • A partir dos 14 dias após a lesão poderá começar a correr lentamente e fazer a reintrodução à sua prática desportiva.


Para contusões Grau III
  • Apenas a partir da 2ª semana se deve inicial o reforço muscular com contracções estáticas (desde que não provoque dor). Aplicação de calor e ultra-sons. Exercícios de mobilização activa.
  • Na terceira semana poderá a adicionar exercícios de elevação da perna a direito com pesos.
  • Na semana 4 poderá introduzir natação ou bicicleta, e exercícios de alongamento suave.
  • Na 5ª semana deverá iniciar a corrida e os agachamentos. O fisioterapeuta deve elaborar exercícios progressivamente mais parecidos com o gesto desportivo.


Exercícios terapêuticos para contusões musculares nos gémeos

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante a reabilitação de uma contusão nos gémeos. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.


 

Alongamento dos gémeos
De pé, com as mãos ao nível dos ombros apoiadas na parede. Colocar a perna a alongar esticada e atrás, dobrar à frente o joelho da outra perna, com as costas alinhadas. Mantenha essa posição por 20 segundos.
Repita entre 3 a 6 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.


Reforço muscular dos gémeos
Em pé, apoiado numa cadeira, coloque-se em pontas dos pés. Desça lentamente até todo o pé apoiar no chão. Repita este movimentos entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.




Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.

Counsel P, Breidahl W. Muscle injuries of the lower leg. Semin Musculoskelet Radiol. 2010 Jun;14(2):162-75.
Larson CM, Almekinders LC, Karas SG, Garrett WE. Evaluating and managing muscle contusions and myositis ossificans. Phys Sportsmed. 2002 Feb;30(2):41-50.

3 comentários:

Unknown disse...

Dr Joao, bom dia! Estou muitíssimo preocupado, pois fraturei o 5° METATARSO e agora na recuperação 19° dia sinto dores no gêmeos do pé fraturado, quando me levanto. Parece que meu gêmeos vai explodir.
Fui liberado para caminhar depois 14° dia, daí começaram as dores.
Pode me ajudar por favor?

Unknown disse...

Dr Joao, bom dia! Estou muitíssimo preocupado, pois fraturei o 5° METATARSO e agora na recuperação 19° dia sinto dores no gêmeos do pé fraturado, quando me levanto. Parece que meu gêmeos vai explodir.
Fui liberado para caminhar depois 14° dia, daí começaram as dores.
Pode me ajudar por favor?

Proximaventura2 disse...

bom diaaa, eu levei uma grande porrada no gemeo, faz 7 semanas e ainda coxeio, nao consigo estar muito tempo de pe, e por vezes doi.me imenso, o ke faço?

Enviar um comentário