quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



A


Adipómetro dispositivo para medir em volume ou peso a quantidade de gordura ou de tecido adiposo de uma estrutura, órgão ou região anatômica.
ADM. Amplitude De Movimento.
-->
Adquirido que não existe ao nascimento, mas surge durante a vida; o mesmo que adventício.
Adução movimento aproximando-se da linha média do corpo ou de parte do corpo.
Aeróbio. diz-se do organismo a cuja vida é imprescindível o oxigénio livre retirado do ar.
Afasia ausência ou redução da habilidade de comunicação através de fala, escrita ou sinais, devido à disfunção dos centros cerebrais.
Afasia de Broca afasia motora complicada, caracterizada pela capacidade diminuída na comunicação, devido a deficiências das áreas motoras da fala, localizadas no cérebro.
Afasia de Wernicke (receptiva ou sensorial) quantidade normal ou acima da normal de produção (output) da comunicação, com sensível prejuízo da compreensão.
-->
Afasia global grave disfunção da expressão e perceção da linguagem.
AFE abreviação de aceleração do fluxo expiratório. Trata-se de terapia de higiene brônquica. Utilizada em adultos e crianças para mobilização e drenagem das secreções.
Aferente que conduz da periferia para o centro; diz-se das fibras nervosas que trazem impulsos para o sistema nervoso central.
Aferente do grupo Ia aferente do fuso muscular.
Aferente do grupo Ib aferente dos órgãos tendinosos.
Aferente do grupo II aferente com diâmetro de uma classe mais baixa do que o aferente do grupo I. Os fusos musculares têm também aferentes do grupo II.
Afonia perda da voz ou da capacidade de falar.
Afundamento fratura incompleta de um osso, observada, sobretudo, no crânio, na bacia e nas costelas.
Agenesia 1. incapacidade de produzir, esterilidade, impotência; 2. ausência ou paragem do desenvolvimento de um órgão ou de uma parte do corpo; 3. ausência congênita de um órgão ou parte de um órgão.
Agente bloqueador beta-adrenérgico substância que interfere com a transmissão de estímulos através de circuitos que normalmente permitem que os estímulos nervosos simpáticos sejam efetivos. Estes medicamentos diminuem a frequência cardíaca, a contratilidade, a pressão sanguínea e o volume sistólico.
Agente bloqueador do canal de cálcio substância que inibe o fluxo de iões de cálcio através das membranas, no músculo liso. Estes medicamentos causam vasodilatação e aliviam a dor de angina e o espasmo da artéria coronária.
Agente imunossupressor substância que suprime ou interfere com a resposta imune normal, usada no controle das doenças autoimunes.
Agentes antiarrítmicos agentes usados no tratamento das arritmias cardíacas. Os medicamentos comumente utilizados são: lidocaína, quinidina, procainamida, disopiramida e fenitoína.
Agentes anticolinérgicos medicamentos usados no bloqueio da atividade colinérgica excessiva em pacientes com doença de Parkinson.
Agnosia 1. perda da capacidade de compreensão do significado de um estímulo sensorial, como as sensações auditivas, visuais, olfatórias, táteis ou do paladar; 2. a incapacidade de reconhecer objetos familiares com uma modalidade sensorial, enquanto é mantida a capacidade de reconhecimento do mesmo objeto com outras modalidades sensoriais.
Agonista 1. músculo que desempenha função principal em determinado movimento, sendo os seus oponentes seus antagonistas.
Agrafia perda da habilidade de escrever.
Aguda, forte ou grave uma doença aguda de curta duração e início rápido.
Agudo 1. diz-se de uma afeção de evolução rápida, em oposição a uma evolução lenta (crónica). 2. crise aguda: diz-se de uma dor viva em oposição a uma dor surda. 3. que está no seu mais alto grau.
Albee (enxerto de) enxerto ósseo maciço, geralmente retirado da tíbia e compreendendo todas as camadas do osso: periósteo, tecido ósseo propriamente dito e medula óssea. (Albee Fred, cirurgião em Nova Iorque, 1876-1945.)
Algia o mesmo que dor.
Algoritmo procedimento passo a passo para resolver um problema, prescrição para soluções.
Aloenxerto (ou Homoenxerto) 1. pele usada para o revestimento de uma ferida por queimaduras, tirada da mesma espécie; usualmente pele de cadáver; 2. enxerto realizado entre um doador e um receptor pertencentes a uma mesma espécie, mas diferindo por um ou vários genes e antígenos de histocompatibilidade.
Alongamento qualquer manobra terapêutica elaborada para alongar estruturas de tecido mole encurtadas patologicamente e assim aumentar a amplitude de movimento.
Alongamento ativo (Inibição ativa) tipo de exercício de mobilidade no qual existe uma inibição reflexa e alongamento subsequente dos músculos, usando princípios neurológicos para reduzir a tensão e alongar elementos contráteis dentro dos músculos.
Alongamento balístico técnica para aumentar a amplitude de movimento numa articulação através da realização de uma série de alongamentos rápidos do músculo.
Alongamento com contração dos agonistas alongamento baseado em facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF), em que um assistente coloca a articulação no limite da amplitude e pede ao indivíduo que contraia o agonista (p. ex., quadríceps femoral) para ajudar a aumentar um pouco mais a amplitude de movimento, alongando os antagonistas (p. ex., isquiotibiais).


Anterior   |   Seguinte

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário