quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



A



Analgesia 1. completa perda da sensibilidade à dor; 2. perda da sensibilidade à dor.
Analgésico 1. medicação ou intervenção que reduz a dor ou a febre; 2. medicação ou modalidade usada no alívio da dor; 3. que suprime ou atenua a dor.
Análise qualitativa da marcha ação de identificar e descrever os padrões da marcha.
-->
Análise quantitativa da marcha ato de mensurar as variáveis da marcha em termos de tempo e distância.
Análise segmentar análise biomecânica que envolve separar graficamente segmentos corporais e desenhar um diagrama de corpo livre e equações de movimento para cada segmento.
Anamnese relato feito pelo paciente (ou alguém responsável por ele) sobre dados da doença.
Anastomose rede de canais que se bifurcam e recombinam em vários pontos, tais como os vasos sanguíneos.
-->
Andarilho dispositivo geralmente feito de alumínio, para auxiliar a deambulação de pacientes em recuperação, desmontável ou dobrável, para ser transportado ou ser guardado com mais facilidade.
Andrógino indivíduo que tem simultaneamente algumas características tipicamente masculinas e outras tipicamente femininas.
Anestesia perda das sensações.
Aneurisma dilatação anormal localizada de um vaso sanguíneo, ou ventrículo.
Aneurisma da aorta dilatação mais ou menos localizada da parede da artéria aorta causada geralmente por processo inflamatório.
Anfiartrose articulação semimóvel, cujas superfícies ósseas estão unidas por um tecido fibrocartilaginoso e por ligamentos periféricos. É o tipo de articulação que existe entre as vértebras.
Angina pectoris estado em que o miocárdio recebe uma quantidade insuficiente de sangue, causando dor no peito, e frequentemente no braço e ombro esquerdo. Comumente, decorre de atividade ou emoção, em pacientes com aterosclerose.
Angiografia venosa exame radiológico das veias após uma injeção de uma substância radiopaca.
Angioma tumor geralmente congénito e circunscrito, constituído por um agregado de vasos sanguíneos (hemangioma) ou linfáticos (linfangioma), que pode apresentar-se nas mais variadas localizações.
Ângulo de carregação ou de transporte é definido como o ângulo formado pelo eixo longo do úmero e do cúbito, resultando numa posição de abdução do antebraço com relação ao úmero.
Ângulo-Q ângulo formado por linhas que se intercetam, traçadas da espinha ilíaca ântero-superior para a porção média da patela, e da tuberosidade tibial anterior para o meio da patela. O normal é 15 graus.
Anomalia variação ou de uma estrutura anatómica em relação ao normal. Uma anomalia pode ser congénita, genética ou adquirida.
Anomalia congénita toda a anomalia bioquímica, morfológica ou funcional presente no nascimento. Ela pode ser aparente (má-formação visível) ou inaparente (detetada através de exames especiais dos tecidos, das células ou das moléculas).
Anorexia perda do apetite.
Anorexia nervosa 1. distúrbio caracterizado por medo irracional de se tornar obeso, que consiste em auto-imagem distorcida, grande perda de peso e alterações fisiológicas relacionadas com níveis muito baixos de gordura no corpo. A doença é mais frequente em mulheres jovens; 2. transtorno alimentar caracterizado pela ingestão limitada de alimento.
Anóxia 1. redução do teor de oxigénio no sangue e nos tecidos orgânicos. É sinónimo de hipóxia e asfixia; 2. termo que significa perda de oxigénio, com sinais de inquietação geral, com uma sensação de tensão.
Anquilose 1. enrijecimento ou fusão de uma articulação; 2. imobilidade ou fixação de uma articulação; 3. limitação (anquilose parcial) ou desaparecimento (anquilose total) dos movimentos de uma articulação, resultante de uma afeção articular (reumatismo, gota, infeção etc.) ou ainda de um traumatismo.
Ansiedade inquietação geral, um sentimento de tensão. A ansiedade restringe a elasticidade normal das estruturas envolvidas.
Antagonista músculo em que a ação se opõe à de outro músculo.
Antagonistas Músculos que se opõem ao movimento.
Antálgico que combate a dor. Em geral, refere-se à marcha antálgica, na qual a dor na anca faz com que a pessoa se incline sobre a anca dolorosa durante a passada da marcha.
Antepé parte anterior do pé, inclusive os ossos do metatarso e as falanges.
Antepulsão situação em que os ombros ou as espinhas ilíacas ântero-superiores (bacia) estão projetados à frente, sendo este considerado como um padrão postural pertinente ou adaptativo ao indivíduo.
Anteversão situação onde as espinhas ilíacas ântero-superiores do quadril são projetadas à frente, ocasionando um aumento excessivo da lordose lombar.
Anticoagulantes agentes inibidores da ação ou formação de um ou mais dos fatores da coagulação; são usados no tratamento de uma série de distúrbios tromboembólicos.
Anticorpo proteína criada em resposta a um antígeno; pertence a uma das classes de imunoglobulinas.
Antígeno qualquer substância que consiga induzir resposta imunológica detetável, quando introduzida no organismo de um animal.
Anti-inflamatório recurso químico, físico ou farmacológico destinado a diminuir ou fazer cessar uma inflamação.


Anterior   |   Seguinte

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário