quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


C


Comprimento da passada distância linear entre dois apoios consecutivos do pé do mesmo membro inferior. Usualmente, é medida desde o ponto de contato de um calcanhar e o próximo contato do calcanhar do mesmo membro. Devem ser medidos ambos os comprimentos de passada: direito e esquerdo.
Conceito Bobath abordagem da fisioterapia de reeducação neuromuscular para adultos e crianças com distúrbios de função, do movimento e tónus muscular causados por lesão do SNC. Técnica desenvolvida por Berta e Karel Bobath que utiliza os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, através de movimentos ativos e passivos, com o apoio de bolas, rolos, tábuas, e andadores, tendo como objetivo a diminuição da espasticidade muscular e a introdução dos movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, em que o tónus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados. Técnica que trabalha com a facilitação do movimento, solicitando ajustamentos automáticos da postura, a fim de produzir reações automáticas de proteção, retificação e equilíbrio.
-->
Conceito corporal conhecimento do próprio corpo, incluindo o conhecimento e função das diferentes partes do corpo. É adquirido pela aprendizagem consciente dessas partes e desenvolve-se depois da imagem corporal.
Concêntrica condição mecânica em que o torque muscular é maior do que o torque da carga e, como consequência, o músculo ativo sofre encurtamento.
Concussão perda da consciência (temporária ou permanente) resultante de uma lesão ou golpe na cabeça.
Concussão cerebral clássica perda da consciência, transitória e basicamente reversível dentro de 24 horas.
Concussão grave perda da consciência por mais de 24 horas.
Condicionamento aumento da capacidade energética do músculo através de um programa de exercício.
Condral (ais) relativo a cartilagem, ou cartilagens.
Condrectomia ressecção de uma cartilagem.
Condrite inflamação de uma cartilagem.
Condroblasto célula cartilaginosa jovem, de origem conjuntiva, mergulhada na substância fundamental da cartilagem e de onde deriva o condrócito.
Condroblastoma benigno epifisário tumor ósseo benigno, bem delimitado e firme, localizado na região epifisária dos ossos longos nos indivíduos jovens.
Condrodisplasia toda a lesão devida a um distúrbio da formação e do crescimento dos ossos a partir das cartilagens. Sin.: displasia endocondral.
Condroepifisário relativo à cartilagem epifisária.
Condroepifisite inflamação da epífise e da cartilagem epifisária de um osso longo.
Condrófito excrescência cartilaginosa situada na extremidade articular de um osso.
Condrogénese formação de tecido cartilaginoso.
-->
Condróide que se assemelha à cartilagem.
Condroma tumor benigno constituído por tecido cartilaginoso, localizado principalmente nas falanges dos dedos, às vezes também numa costela, no esterno, no ilíaco, ou numa vértebra.
Condromalácia patelar deterioração da cartilagem articular na face posterior da patela.
Condromatose afecção de causa desconhecida, caracterizada pela presença de massas cartilaginosas no interior dos ossos.
Condroporose presença de lacunas no tecido cartilaginoso, dando-lhe um aspecto poroso. A condroporose pode ser fisiológica durante o processo de ossificação, ou patológica, em certas afecções das cartilagens.
Condrossarcoma sarcoma formado à custa do tecido cartilaginoso. É um tumor abaulado, mole, esbranquiçado, às vezes muito volumoso, desenvolvido a partir de um osso longo ou de um osso chato, invadindo os tecidos vizinhos e dando origem a metástases.
Condrotomia secção ou incisão de uma cartilagem.
Condução saltatória propagação de um potencial de ação ao longo de um axónio mielinizado pela despolarização somente do axolema que fica exposto em cada nódulo de Ranvier.
Condutância propriedade de uma membrana que depende de sua permeabilidade para um ião e da disponibilidade desse ião. A condutância é o inverso da resistência elétrica.
Condutividade habilidade de propagar uma onda de excitação.
Confiabilidade nível de consistência de um instrumento medidor, ou de um método para teste.
Congelamento súbito episódio de imobilidade.
Congénito I. adquirido no nascimento ou durante o desenvolvimento in útero por influências hereditárias ou ambientais; 2. em latim, deriva-se de con, junto de, genitus, nascido, presente ao nascimento.
Conjuntivo o que une o tecido conjuntivo e o tecido de ligação que envolve, protege e reúne os órgãos, os tecidos, as estruturas anatómicas.
Consciência estado de percepção em que os sentidos naturais (visão, olfato, paladar, tato, audição, equilíbrio etc.) estão a responder normalmente aos estímulos.
Consolidação união dos fragmentos de um osso fraturado, pela formação do calo ósseo.
Contato manual Cinesiot. estímulos manuais no tecido cutâneo realizados com o objetivo de incremento do controlo motor. O contato direto e firme sobre os músculos desejados facilita a contração do agonista e inibe o músculo antagonista. Em geral, o toque leve intermitente facilita as respostas motoras, e o toque sustentado, mais firme, tem efeito calmante, promovendo respostas inibitórias.
Contatos manuais (CM) estímulo por contato das mãos, resultando na facilitação de uma resposta motora.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário