quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


C

Coreoatetose distúrbio do movimento, com características tanto da coreia quanto da atetose; frequentemente observada na paralisia cerebral.
Corioatetóide sucessão de pequenos movimentos involuntários e imprevisíveis, das regiões distais dos membros.
Corpúsculo de Meissner mecanorreceptor cutâneo sensível à pressão local mantida.
Corpúsculo de Pacini receptor encapsulado que se encontra principalmente no tecido celular subcutâneo das mãos e dos pés mas também em regiões profundas, como nos septos intermusculares e no periósteo; estão relacionados com a sensibilidade vibratória, ou seja, com a capacidade de perceber estímulos mecânicos rápidos e repetitivos.
Corrente sináptica efetiva efeito total dos impulsos sobre um neurónio medido por um microeletrodo intracelular; presumivelmente, representa os impulsos que alcançam a porção inicial do axónio.
Corrida modelo de locomoção humana que inclui uma fase na qual nenhum pé fica em contato com o solo.
Córtex parietal posterior componente do córtex sensoriomotor que é posterior ao sulco central; áreas 5 e 7 de Brodmann.
Córtex pré-motor componente do córtex sensoriomotor que é anterior ao sulco central; área 6 de Brodmann.
Córtex sensoriomotor regiões do córtex cerebral que estão localizadas imediatamente anteriores e posteriores ao sulco central.
Córtex somatossensorial primário componente do córtex sensoriomotor que é posterior ao sulco central; áreas 1 a 3 de Brodmann.
Costal relativo às costelas.
Costectomia ressecção de uma costela.
Costela cervical má formação frequente da coluna vertebral consistindo na presença de uma costela suplementar (uni- ou bilateral), articulada com a apófise transversa da sétima vértebra cervical.
Costovertebral referente à articulação entre as costelas e as vértebras da coluna vertebral.
Coto parte de um membro ou de um órgão que permanece após uma amputação parcial.
-->
Coxa aducta sinónimo de coxa vara.
Coxa valga desvio do membro inferior em abdução e rotação externa, com limitação da rotação interna. Este desvio é causado pela retificação do colo do fémur, cujo eixo forma com a diáfise femoral um ângulo mais aberto do que o normal; é caracterizada pela persistência na vida adulta de um ângulo colodiafisário maior do que 130º.
Coxalgia toda dor localizada no quadril.
CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) pressão positiva contínua nas vias aéreas. Modalidade ventilatória mais utilizada de forma não invasiva; manutenção da abertura das vias aéreas e da pressão positiva durante todo o ciclo respiratório; somente empregue em pacientes que possuem respiração espontânea.
CPAP nasal pressão positiva contínua nas vias aéreas aplicada por via nasal. Utilizada em recém-nascidos prematuros ou em adultos com síndrome da hipo-ventilação ou apneia do sono.
Craniectomia ressecção de um fragmento do crânio.
Cranioestenose má formação devida à ossificação precoce das suturas cranianas, provocando uma paragem do desenvolvimento e deformações craniais com hipertensão intracranial, podendo levar a lesões cerebrais e oculares, e a distúrbios psíquicos.
-->
Crepitação sensação (ou som) de trituramento ou borbulhamento que ocorre durante a movimentação da articulação ou tendão.
Crepitação articular crepitação percebida à palpação aquando da mobilização de uma articulação no caso p. ex. de uma artrite.
Crioterapia emprego terapêutico das baixas temperaturas, sob a forma de banhos frios, de aplicações locais de gelo ou outros agentes de frio.
Criptococose doença crónica produzida pelo fungo Cryptococcus neoformans; causa uma infecção respiratória frequentemente sem dar sinais até que se alastra para outras regiões do corpo, particularmente para o sistema nervoso central, no qual se manifesta uma meningite; é também conhecida como torulose.
Cromatólise dissolução da substância de Nissl (retículo endoplasmático rugoso) e ressíntese das proteínas após a axotomia.
Cromossoma fita de material hereditário no núcleo das células vegetais e animais. Os cromossomas transportam os genes e são os transmissores das informações hereditárias que especificam todos os aspectos do organismo.
Crónico 1. que dura por muito tempo ou tem recidivas frequentes. As doenças como lúpus, artrite e esclerose múltipla são exemplos de doenças crónicas; 2. o que persiste por longo tempo, ao contrário do agudo.
Curativo compressivo bandagem estéril aplicada ao redor de uma incisão cirúrgica recente, ou sobre ela, para comprimir o corte e promover cicatrização.
Cyriax Terap. Man. técnica manual de micromobilização ou massagem transversa profunda idealizada pelo médico cirurgião inglês James H. Cyriax (1904-1985) para o tratamento das afecções musculoesqueléticas.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


Sem comentários:

Enviar um comentário