quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

C

Cauterização destruição do tecido pelo uso de um agente cáustico como calor, frio, eletricidade, ou agentes químicos corrosivos.
Cefálico referente à cabeça; nessa direção.
Cegueira cortical insuficiência total na apreciação da informação sensorial visual aferente, devida a uma lesão no córtex, e não a qualquer lesão aos olhos.
Célula de Renshaw interneurônio na medula espinhal que produz potenciais pós-sinápticos inibitórios. A célula de Renshaw recebe impulsos dos ramos co-laterais dos axónios dos moto neurónios e de fontes supra-espinais.
Centro de gravidade ponto onde a massa do sistema é distribuída de maneira uniforme.
Centro de pressão ponto de aplicação da força de reação do solo.
Cerclagem procedimento de reparação de uma fratura que consiste em unir os fragmentos fraturados envolvendo-os com fios ou lâminas metálicas.
Cerebelo estrutura supra-segmentar envolvida no controlo do movimento. Está localizado inferiormente aos hemisférios cerebrais e posteriormente ao tronco cerebral.
Cerebrocerebelo os hemisférios laterais do cerebelo. Recebe impulsos do córtex cerebral e envia eferência para o núcleo denteado.
-->
Cervical referente ao pescoço.
Cervicalgia dor na região do pescoço ou da nuca.
Cervicartrose artrose da coluna cervical.
Charnley, Operação de 1. técnica de artrodese tibiotársica ou do joelho, que utiliza um estribo compressor; 2. técnica de artroplastia do quadril, que emprega uma prótese em aço e que substitui a cabeça do fémur excisada e uma prótese cotilóideia em material plástico. (John Charnley, cirurgião inglês contemporâneo.)
Chaussé, Incidências de incidências (II, III e IV) utilizadas para evidenciar o rochedo (ouvido médio, ouvido interno). (Chaussé, radiologista francês do século XX.)
Cheynes-Stokes, Respiração de caracteriza-se pelo aumento e diminuição rítmicos na profundidade da respiração.
-->
Chi-Kung (Chi Kun) terapia alternativa, não convencional, reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Chi-Kung significa "treinamento de energia", sendo uma das práticas de saúde mais antigas conhecidas na China. Surgiu dentro das antigas danças xamânicas (Daoyn), foi incorporado por taoístas e budistas, e recebeu influência das práticas indianas do chamado Pranayama (ciência do controle da respiração). É composto pela soma entre respiração e movimento, e as respirações variam em velocidade, profundidade e vigor, conforme o resultado desejado. O objetivo é cultivar o Chi (energia vital), aumentar a força, melhorar a saúde e, dentro das práticas religiosas, facilitar a transcendência.
Chopart, Articulação de sinónimo de articulação mediotársica.
Choque hipotensão severa; pressão arterial média abaixo de 60 mm Hg.
Choque cardiogénico falha da manutenção do suprimento sanguíneo ao sistema circulatório e tecidos, por causa de um débito cardíaco inadequado.
Choque espinal 1. hipotonia transitória consequente à lesão à medula espinhal; 2. período imediatamente seguinte à lesão da medula espinhal; caracterizado pela ausência de toda atividade reflexa, flacidez, e perda da sensibilidade abaixo do nível da lesão; geralmente, cede dentro de 24 horas.
Choque patelar (Impacto patelar) sensação de choque percebida no joelho quando a patela, empurrada pelos dedos, vem chocar contra os côndilos do fémur.
Cianose aparência azulada da pele e membranas mucosas devida à insuficiência na oxigenação do sangue; alteração cromática ligeiramente cinza-azulada ou arroxeada da pele, causada por uma queda no conteúdo de hemoglobina sanguínea; essa cor azulada das mucosas e da pele, especialmente em torno do leito ungueal, é devida à oxigenação inadequada dos tecidos;
Ciatalgia nevralgia no território do nervo ciático.
Ciatálgico que sofre de nevralgia ciática.
Ciclagem término da inspiração durante a ventilação mecânica.
Ciclo ativo da respiração terapia de higiene brônquica. Associação de exercícios de expansão pulmonar e técnica de expiração forçada.
Ciclo de alongamento-encurtamento sequência excêntrica-concêntrica de ativação muscular. Essa sequência capacita o músculo a realizar mais trabalho durante a fase concêntrica da tarefa.
Ciclosporina droga imunossupressora usada na redução do risco de rejeição dos órgãos transplantados (p. ex., coração, rim, fígado; atualmente usada em transplantes de pele).
Cifoescoliose 1. curva anormal, com inclinação para a frente e flexão lateral excessiva da coluna vertebral. A maioria das curvas cifoescolióticas também tem rotação anormal da coluna vertebral; 2. desvio duplo da coluna vertebral, com convexidade posterior e curvatura lateral.
Cifose 1. curvatura para a frente ou flexão excessivas da coluna vertebral, manifestando-se como uma deformidade côncava que em geral ocorre na região torácica; 2. desvio da coluna vertebral caracterizada por uma convexidade posterior; 3. curvatura normal (fisiológica) existente nas regiões torácica e sacral dos indivíduos, com características de concavidade anterior e convexidade posterior.
Cifose lombar ou cervical situação extrema em que ocorre a inversão da curvatura (lordose), apre­sentando um aspecto em exame por imagem (raios X) de inexistência da mesma, considerado como patológico.
Cifótico relativo à cifose.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário