quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


C

Cânhamo planta herbácea do género Cannabis.
Cannabis pontas florescentes secas da planta Cannabis sativa, também conhecida como marijuana e haxixe.
Cantárida preparado tóxico obtido do escaravelho, Cantharis vesiccaoria, dissecado; acreditava-se, er­roneamente, que possuía propriedades afrodisíacas; usado antigamente como anti-irritante ou vesicante; também chamado mosca-espanhola.
Cânula tubo que se insere no organismo para retirar ou permitir a saída de um líquido; usa-se conjuntamente com um mandril metálico ou trocarte que se introduz em seu lúmen, permitindo puncionar a parede de uma cavidade ou de um vaso, e se retira em seguida, permanecendo a cânula colocada.
Capacidade de trabalho físico (CTF, Vo2máx., ou poder aeróbico máximo) desempenho de trabalho máximo fisiológico, definido como o nível de desempenho além do qual a absorção do oxigénio pára de aumentar, com o aumento máximo do volume pulmonar.
-->
Capacidade pulmonar total (CPT) quantidade total de ar nos pulmões; a capacidade vital mais o volume residual.
Capacidade vital (CV) maior quantidade de ar que uma pessoa pode inspirar e expirar.
Capacitação série de mecanismos fisiológicos e bioquímicos através dos quais os espermatozóides se tornam fertilizantes quando entram em contato com as secreções das trompas e do ovário.
Capilar pequeno vaso sanguíneo que conecta arteríolas a vénulas.
Cápsula articular 1 tecido que engloba as superfícies articulares de uma articulação sinovial e separa a cavidade articular dos tecidos ao redor; 2. cobertura fibrosa que mantém em contato as superfícies arti­culares e se insere nas proximidades das cartilagens articulares das duas extremidades ósseas em contato. A face interna é revestida sinovial e face superficial está em relação próxima com os ligamentos articulares e o tecido conjuntivo.
Capsular relativo a uma cápsula.
Capsulectomia excisão parcial ou total de uma cápsula.
Capsulite adesiva caracteriza-se por limitação ativa e passiva dos movimentos do ombro, com dor e rigidez articular. Observa-se retração da cápsula articular.
-->
Capurro, Método de sistema de avaliação da idade gestacional do recém-nascido, baseado em critérios físicos e neurológicos.
Caquexia estado de desnutrição profunda e progressiva, determinado por causas diversas, geralmente processos crónicos, tais como infecções, intoxicações, cancro etc. Geralmente configura o estado terminal do doente.
Carbasona ácido cristalino inodoro, que contém mais ou menos 28,85% de arsénico na sua forma anidra; usa-se no tratamento de certas infecções por protozoários, como na amebíase.
Cardíaco relativo ao coração.
Cardiomegalia aumento do tamanho da área cardíaca.
Carga do exercício quantidade de peso usada como resistência durante um exercício.
Carga elétrica (Quantidade de eletricidade) quantidade de eletricidade, no sistema internacional, que atravessa, durante um segundo, qualquer secção transversal de um condutor percorrido por uma corrente de intensidade variável, igual a um Ampére; relação entre a densidade da corrente e a intensidade do campo. A unidade de medida da carga elétrica é o coulomb (símbolo: C).
Carina Anat. região onde ocorre a bifurcação da traqueia.
Cárpico referente aos pequenos ossos do carpo.
Cartilagem variedade de tecido conjuntivo formado por células especializadas, condrócitos que segregam uma substância fundamental muito abundante e sólida, a matriz, constituída por proteoglicanos, fibras colágeneas e elásticas, com pouca água.
Cartilagem articular camada de cartilagem muito lisa que reveste as superfícies articulares, protegendo-as do atrito e amortecendo as pressões sofridas durante o movimento articular.
Catarata opacidade ou espessamento do cristalino do olho, causando deterioração visual.
Catecolaminas compostos circulantes (epinefrina e norepinefrina) excretados pelo sistema nervoso simpático e medula adrenal; atuam no aumento da frequência cardíaca, contratilidade, automaticidade e excitabilidade.
Cateter de oxigénio Prong. Cânula nasal em forma de garfo com dupla saída de ar; forma de administração de oxigénio para adultos e crianças.
Cateter nasofaríngeo forma de oxigenoterapia que utiliza cânula introduzida até região nasofaríngea.
Cateterização processo de exame do coração através da introdução de um tubo delgado (cateter) numa veia ou artéria, levando-o até o coração.
Cátodo terminal negativo de uma fonte de corrente elétrica.
Caudal referente à cauda; nessa direção.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário