quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


C


Cognição processo consciente de percepção e conhecimento dos objetos através de percepção, memória e raciocínio. É o processo mental de conhecer e entender, julgamento pelo pensamento e resolução de problemas.
Cognitivo relativo à cognição.
Colagénio proteína fibrosa; um componente dos ossos, da pele, e de outros tecidos conjuntivos.
Colagénio de hélice tripla três cadeias de polipeptídeos entrelaçadas que constituem a molécula de colagénio.
Colateral 1. um ramo do axónio; 2. algo que se situa paralelamente a uma estrutura principal.
Cold pack bolsa de gelo, usada para aliviar a dor e minimizar hematomas traumáticos superficiais.
Colesterol substância semelhante à gordura, encontrada em diversos tecidos. Níveis sanguíneos elevados estão associados ao risco aumentado de aterosclerose, quando o agente é transportado por lipoproteínas de baixa densidade (LDL). O colesterol transportado por lipoproteínas de alta densidade está inversamente associado ao risco de aterosclerose.
Colinesterase enzima, presente em todos os tecidos corporais, que promove a hidrólise da acetilcolina para formar ácido acético e colina; atua retirando a acetilcolina libertada na união neuromuscular, evitando a reexcitação do músculo; essa enzima também é referida como acetilcolinesterase.
-->
Colostro secreção espessa e pegajosa da glândula mamária que aparece uns poucos dias após o parto. Colostrorréia secreção espontânea de colostro.
Colpalgia dor na vagina; o mesmo que colpodínia.
Colpatresia oclusão da vagina.
Colpocistocele prolapso da bexiga dentro da vagina.
Colpocistografia exame radiográfico de lesão císticana vagina.
Colpoestenose estreitamento da vagina.
Colpoperineorrafia reparação cirúrgica de uma ferida na vagina e/ou um desprendimento do peritoneu; também chamada vaginoperineorrafia.
Colpoptose prolapso das paredes vaginais.
Colporrafia reparação cirúrgica de um desprendimento da vagina.
Coma 1. estado prolongado de inconsciência não natural, normalmente relacionado com traumatismo craniano, intoxicação ou outras lesões ou patologias; 2, estado de inconsciência em que o paciente não pode ser despertado por estímulos externos.
Comando central sinal neural transmitido pelo córtex motor para os centros motores inferiores (tronco cerebral, medula espinhal) para a execução de um movimento.
Combustão metabólica relacionada ao metabolismo basal, a combustão metabólica refere-se ao gasto calórico na manutenção da homeostasia.
-->
Cominutiva diz-se de uma fratura que resulta em vários pequenos fragmentos.
Compartimento subvolume de músculo inervado por um ramo primário do nervo muscular.
Compartimento neuromuscular volume de músculo suprido por um ramo primário do nervo muscular.
Compensação abordagem ao tratamento dos perceptivamente disfuncionais que defende o uso das capacidades que estão conservadas e alterna métodos para a solução de problemas funcionais.
Complacência é a propriedade de um material poder ser distendido forçosamente sem se romper. Essa propriedade é expressa como a quantidade de mudança no comprimento por unidade de força usada para alongar o material (mm/N).
Complacência pulmonar distensibilidade ou recuo elástico do tecido pulmonar.
Comportamento estereotipado comportamento repetitivo e aparentemente sem propósito, como bater as mãos ou sacudir os dedos.
Compressa uso de uma toalha, compressa, gaze ou pedaço de pano, molhado com água ou outro líquido, que se aplica para efeito de arrefecimento de uma área (no caso de hemorragias), ou de aquecimento, quando uma região se apresenta com a temperatura diminuída (caso das extremidades dos membros).
Compressa fria aplicação de panos ou gazes impregnados de água fria sobre ferimentos ou lesões mecânicas, para evitar manifestações hemorrágicas (equimoses) e aliviar a dor.
Compressa quente utilização de calor, em uma toalha ou compressa, que pode ser seco ou úmido; neste último caso, a compressa é impregnada de água morna ou quente.
Compressão Cines. força compressiva; pressão em direções opostas entre dois topos osseos ou dois segmentos articulares produzida por músculos, apoio de peso, gravidade ou alguma carga externa que se aplica sobre a extensão do osso.
Compressão torácica movimento que se faz com o paciente em decúbito dorsal, deitado no chão, com o operador ajoelhado sobre o paciente, comprimindo com as mãos abertas a parte inferior do tórax, em movimentos rítmicos, a fim de recuperar o ritmo respiratório nos casos de paralisia pulmonar a paragem cardíaca.


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário