quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dicionário Saúde e Fisioterapia

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ


C


Contração estado de ativação do músculo em que as pontes transversas respondem a um potencial de ação. O músculo pode encurtar-se, manter o mesmo comprimento, ou aumentar durante esse estado de ativação.
Contração do agonista técnica de inibição ativa em que existe uma contração dinâmica (isotónica concêntrica) do músculo oposto (agonista) ao músculo retraído contra uma resistência manual.
Contração isométrica (estática) contração muscular na qual é desenvolvida tensão, mas não é realizado trabalho mecânico. Não ocorre movimento articular apreciável, e o comprimento total do músculo permanece o mesmo.
Contração isotónica (dinâmica) contração muscular concêntrica ou excêntrica que resulta no movimento de uma articulação ou parte do corpo.
Contração muscular resultado da interação de filamentos de actina e miosina, encontradas nos sarcómeros, o que resulta no encurtamento das fibras musculares.
Contração muscular excêntrica alongamento geral do músculo à medida que desenvolve tensão e se contrai para controlar o movimento realizado por uma força externa; é realizado trabalho negativo.
Contração-relaxamento (CR) 1. técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) que envolve uma contração sob máxima resistência do padrão antagonista (limitador de amplitude), seguida por um relaxamento ativo; 2. Cinesiot. técnica de inibição ativa, em que é realizada uma contração muscular isométrica do músculo retraído antes que ele seja passivamente alongado.
-->
Contração-relaxamento-contração Cinesiot. técnica de inibição ativa, em que é realizada uma contração muscular isométrica do músculo retraído e seu relaxamento seguido por uma contração concêntrica do músculo oposto ao músculo retraído.
Contração ventricular prematura (CVP) e Contração atrial prematura (CAP) distúrbio do ritmo e da contração, causada por um foco ectópico anormal no ventrículo (CVP) ou no átrio (CAP), e causadora de impulsos descarregados mais precocemente ou mais frequentemente do que os impulsos do nodo sinoatrial.
Contrações repetidas (CR) técnica de PNF que envolve contrações isotónicas repetidas do agonista.
Contratura 1. encurtamento ou retração da pele, fáscia, músculo, ou cápsula articular que restringe a mobilidade ou flexibilidade normal daquela estrutura; 2. retração crónica ou permanente dos tecidos moles, ocasionando diminuição da amplitude de movimento em determinada articulação.
Contratura muscular situação em que o processo é idêntico àquele descrito para a retração muscular, porém o músculo ou grupo muscular não é passível de alongamento, também sendo considerado como alteração patológica.
Controlador de feedback sistema que gera funções de força pela comparação entre o desempenho desejado (ditado pelos sinais de comando) e o desempenho real (detectado pelos sensores de feedback).
Controlo motor referente ao controlo dos músculos e ao movimento resultante dos membros e do tronco; é o mesmo que controlo do movimento.
Contusão 1. lesão causada por um traumatismo direto no corpo muscular de uma unidade musculotendinosa, resultando em ruptura capilar e sangramento no músculo, seguido de reação inflamatória; 2. contusão devida a uma lesão direta, resultando em ruptura capilar, seguida ou não de uma reação inflamatória.
-->
Contusão cerebral contusão do tecido cerebral.
Contusão VM lesão à medula espinal produzida por pressão de um osso e/ou tecidos moles deslocados, ou por edema no interior do canal vertebral.
Convulsão 1. breve episódio de inconsciência, atividade motora, experiência sensorial ou comprometimentos impróprios, ocasionados por disfunção do sistema elétrico do cérebro; 2. classicamente, toda a contração involuntária tónica ou clónica.
Coordenação 1. uso dos músculos na intensidade e momentos corretos; a coordenação é a base do movimento homogéneo e eficiente, que com frequência ocorre automaticamente; 2. capacidade de executar movimentos regulares, precisos e controlados.
Cordotomia divisão dos tratos ântero-laterais da medula espinhal; usada no alívio da dor.
Coreia denominação geral de um quadro clínico que se manifesta por movimentos involuntários, irregulares e espasmódicos dos membros e dos músculos da face, acompanhada de hipotonia, dores vagas nos músculos e, por vezes, febre.
Coreia de Sydenham 1. doença da infância associada à febre reumática. A doença é automaticamente curada, geralmente sendo completa a recuperação; caracteriza-se por movimento involuntário abrupto, convulsivo e estranho, e por distúrbios do equilíbrio e marcha; também podem ser detectados defeitos da fala e da memória; 2. movimentos involuntários, rápidos, irregulares, espasmódicos; característica clínica da doença de Huntington (Sin.: movimentos coreiformes).


ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Sem comentários:

Enviar um comentário