sábado, 3 de novembro de 2012

Guidelines para a prática clínica de fisioterapia


   Como resultado da colaboração internacional no desenvolvimento de diretrizes para a prática clínica de fisioterapia, o KNGF (Real Sociedade Holandesa de Fisioterapia) decidiu traduzir várias guidelines de prática clínica para inglês, de maneira a tornar as orientações acessíveis a nível internacional.

A Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) comprometeu-se com a questão da prática baseada na evidência, através do desenvolvimento de um programa, em que o desenvolvimento e a acessibilidade a diretrizes de prática clínica são definidos como uma das metas. Ao mesmo tempo, a Região Europeia da WCPT criou um grupo de trabalho designado Questões Profissionais, também para explorar as áreas de prática baseada na evidência.

O fácil acesso a diretrizes de prática clínica em Fisioterapia possibilita aos fisioterapeutas utilizar estes documentos como referência para o tratamento dos seus pacientes, garantindo uma maior atualidade de conceitos e técnicas.

Após uma primeira leitura deu para perceber que são documentos elaborados de forma bastante esquemática, orientados para a realidade clínica do fisioterapeuta como profissional de saúde de primeiro contacto, com uma forte componente de avaliação clínica.

Lista de Guidelines: 



Sem comentários:

Enviar um comentário