sábado, 10 de novembro de 2012

A melhor dieta para diminuir o risco de diabetes tipo 2 após a gravidez


Um novo estudo revelou que ao manter uma dieta saudável nos anos após a gravidez, as mulheres que tinham desenvolvido diabetes durante a gravidez, podem reduzir significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Cerca de 5% das mulheres grávidas desenvolvem níveis elevados de açúcar no sangue, mesmo quando não tinham diabetes antes da gravidez. Esta condição, chamada diabetes gestacional, aumenta muito o risco da mulher desenvolver diabetes tipo 2 posteriormente à gravidez. Na diabetes de tipo 2, as células não respondem adequadamente à insulina, a hormona que indica às células que é necessário "retirar" glucose do sangue. Se não tratada, os níveis de açúcar no sangue podem subir e causar problemas. Complicações da diabetes tipo 2 incluem doença cardíaca, acidente vascular cerebral, doença renal, cegueira e amputação de extremidades do corpo.

Os estudos têm demostrado que, na população em geral, uma alimentação saudável pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Uma equipa de investigadores liderada pelo Dr. Zhang Cuilin do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver (NICHD), pretendeu explorar a influência de uma dieta saudável no risco de desenvolver diabetes tipo 2 entre as mulheres que tiveram diabetes gestacional. Os resultados foram publicados em Setembro de 2012, na Archives of Internal Medicine.
-->

Os investigadores estudaram mais de 4.400 mulheres que desenvolveram diabetes gestacional entre 1991 e 2001. As mulheres faziam parte de um outro estudo de longo prazo chamado Estudo sobre a Saúde das Enfermeiras II. Como parte do estudo em curso, as enfermeiras preencheram, a cada dois anos, questionários sobre o seu estilo de vida e saúde. Elas responderam também a um questionário a cada quatro anos sobre o consumo de vários itens alimentares durante o ano precedente.

Os investigadores ordenaram os tipos de dieta alimentar das mulheres por melhor correspondência às três dietas mais amplamente estudadas: uma dieta de estilo mediterrâneo, uma dieta desenvolvida para controlar a hipertensão (DASH) e o Índice de Alimentação Saudável (orientações alimentares desenvolvidas pelo Departamento de Agricultura dos EUA). As três dietas promovem o consumo de frutas, legumes, nozes, legumes e grãos integrais.

Este estudo descobriu que 491 das mulheres desenvolveram diabetes tipo 2. As mulheres com dietas mais próximas das três descritas acima reduziram o consideravelmente o risco de desenvolver diabetes tipo 2 quando comparadas com as que seguiram dietas mais distantes das descritas. As mulheres que seguiram uma dieta mais próxima da dieta mediterrânica apresentaram um risco 40% menor de desenvolver diabetes tipo 2. Aquelas que seguiram uma dieta mais próxima da DASH tiveram um risco 46% menor. Aquelas que seguiram uma dieta mais próxima do Índice de Alimentação Saudável tiveram um risco 57% menor.
-->

"As nossas descobertas indicam que as mulheres com diabetes gestacional não estão necessariamente predestinadas a desenvolver diabetes tipo 2", diz Zhang. "Parece que elas podem ter algum grau de controlo sobre este risco, bastando para isso adotarem uma dieta saudável, reduzindo muito a probabilidade de desenvolver diabetes mais tarde na vida. "

Dr. Zhang e a sua equipa estão a avaliar outros fatores - tais como genes, atividade física e outras variáveis no estilo de vida, que podem afetar o risco de uma mulher desenvolver diabetes, num estudo mais amplo e contínuo com mulheres norte-americanas e dinamarquesas chamado Estudo de Saúde da Mulher e Diabetes.


Sem comentários:

Enviar um comentário