terça-feira, 6 de novembro de 2012

Prescrição de exercícios terapêuticos em fisioterapia


     A prescrição de exercícios terapêuticos é uma parte fundamental da prática clínica dos fisioterapeutas, tanto para alcançar recuperações mais rápidas como para conseguir um maior envolvimento do paciente na sua própria recuperação.
Hoje em dia existem vários programas e sites (infelizmente a maioria em inglês) que auxiliam o fisioterapeuta a delinear um plano de exercícios terapêuticos adaptado a cada paciente:


Se trabalha com pessoas com lesões na medula espinhal, então este site - Physiotherapy exercises for people with spinal cord injuriesand other neurological conditions - será muito útil. Completamente Gratuito! 



Para quem procura um software mais atualizado, com aplicação para iphone, o IREHAB pode ser a melhor solução. Os seus pacientes (os que tiverem iphone) terão acesso a vídeos descritivos dos exercícios.



A Visual Health Information tem uma das maiores bases de dados de exercícios, prima por uma grande preocupação com a validação cientifica dos mesmos e, para além disso, pode assinar uma newsletter gratuita, que lhe dará acesso a folhas de exercícios sobre um determinado tema, a receber periodicamente no seu email.




O Physiotools é provavelmente o site de exercícios terapêuticos mais conhecido na nossa realidade, tem um layout bastante interativo e simples, alguns exercícios são gratuitos, nomeadamente os que incluem produtos comercializados pela marca.



Outros que não conheço tão bem, mas que pareceram bastante interessantes: SimpleSet Pro, Phys-x 7BioEx e Physioview


Sem comentários:

Enviar um comentário