sábado, 10 de novembro de 2012

Nova técnica de TC pode melhorar o prognóstico de doentes com DPOC

Do verde para o vermelho, as áreas mais afetadas no pulmão

Uma técnica desenvolvida recentemente irá permitir distinguir melhor os diferentes tipos de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), permitindo um acompanhamento farmacológico mais personalizado durante a progressão da doença. 

A DPOC é uma doença pulmonar que diminui a capacidade respiratória do doente. A DPOC pode causar chiadeira, falta de ar, sensação de aperto no peito e tosse que produz grandes quantidades de muco. O tabaco é a principal causa de DPOC, mas a doença pode ter outras etiologias.
A DPOC tanto pode envolver danos nas pequenas vias aéreas que vão até aos pulmões (doença obstrutiva das vias aéreas), como a destruição de tecido pulmonar (enfisema). A capacidade de diagnosticar a extensão da lesão pode ajudar os médicos a monitorizar a progressão da doença e a personalizar o tratamento para cada doente. Atualmente, os métodos de tomografia computadorizada (TC) conseguem avaliar satisfatoriamente a extensão do enfisema, mas avaliar a doença obstrutiva das vias aéreas manteve-se um desafio, até hoje…

Investigadores da Universidade de Michigan, liderados pelo Dr. Brian D. Ross, aplicaram uma técnica de análise de imagem de TC, o parametric response mapping (PRM), inicialmente desenvolvido para diagnosticar tumores, na análise de doentes com DPOC. No PRM, um computador converte voxels (a menor unidade mensurável de volume) em dados de imagem recolhidos durante a TC. Esta análise é feita durante uma inspiração máxima e depois comparada com as imagens feitas durante uma expiração máxima. Como a densidade do tecido pulmonar saudável muda mais entre os dois estados do que a densidade do tecido do pulmão doente, ao comparar as densidades de cada voxel recolhido, o programa de computador consegue criar uma imagem 3-D bastante pormenorizada dos danos ao longo de vias aéreas e no pulmão.

Neste estudo foram analisadas TC pulmonares de 194 pessoas com DPOC e os resultados foram publicados a 7 de outubro de 2012, na revista Nature Medicine

Os investigadores demonstraram que a técnica PRM permite identificar com sucesso a extensão da lesão das vias aéreas e mesmo pequenos enfisemas. Também foi observado um padrão nos dados que sugere que a doença obstrutiva das vias aéreas pode preceder o enfisema na progressão da DPOC.
Como conclusão, foi evidente que esta técnica é eficaz e traz mais valias no acompanhamento da progressão da DPOC.

"Essencialmente, com a técnica de PRM, temos sido capazes de diferenciar subtipos de DPOC, distinguindo doença obstrutiva das vias aéreas de pequenos enfisemas e de tecidos pulmonares normais e funcionais", diz Ross. "Acreditamos que esta oferece um novo caminho para o diagnóstico mais preciso e planeamento do tratamento, sendo uma ferramenta útil para avaliar com precisão o impacto de novos medicamentos e outros tratamentos."

Sem comentários:

Enviar um comentário