quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mais importante que ensinar as crianças a fazer dieta, é ensiná-las a comer!


Apesar de já ser uma preocupação alguns anos a esta parte, ainda assim a taxa mundial de obesidade infantil triplicou nos últimos 20 anos.

Um estudo deste ano afirmou que mais importante que ensinar as crianças a fazer dieta, é ensiná-las a comer. Por exemplo, aprender sobre as opções de alimentos saudáveis revelou-se eficaz na prevenção da obesidade.

Surge agora, de acordo com este estudo, uma nova esperança para crianças que têm dificuldade em manter um peso saudável.

Existem vários tipos de dietas aplicadas nas crianças, como a dieta de restrição calórica por exemplo, no entanto quase todas sem grande sucesso, neste caso porque as crianças tendem a perder e voltar a ganhar o peso ciclicamente, chamado efeito yo-yo.

A nova técnica aborda o conceito de circuito de equilíbrio energético do cérebro, que desempenha um papel fundamental para ajudar o corpo a manter o seu peso fisiológico. Este mecanismo funciona de forma semelhante a um termostato - se estiver “ligado”, o cérebro assume que é necessária mais energia, e o peso terá tendência a aumentar, e estiver “desligado”, o peso poderá diminuir.

Investigações prévias revelaram que dietas não saudáveis podem prejudicar este circuito cerebral. Agora, este novo estudo, confirma que estes danos forçam o "termostato" do circuito de equilíbrio energético para a posição de “ligado”, provocando mesmo alterações genéticas, o que resulta no aumento de peso.

De acordo com os investigadores, é possível reverter este dano usando a restrição calórica em conjunto com o "ajuste do termostato", o que pode, eventualmente, tratar a obesidade. No entanto, dietas diferentes têm resultados diferentes.

Os resultados revelaram que uma dieta pouco saudável, mesmo se a pessoa comer muito, pode resultar em manutenção de peso, se este mecanismo cerebral estiver ajustado para “termostato desligado”. Por outro lado, dietas saudáveis e comer menos quantidade não só causa perda de peso, mas atua no circuito de equilíbrio energético também, “reduzindo o valor no termostato”.


Em conclusão, David McNay, co-investigador neste estudo, disse:

"Sabemos há algum tempo que comer em excesso e uma dieta pouco saudável provoca obesidade, mas não tínhamos a certeza se seria o comer demais ou a dieta pouco saudável o principal problema. Esta pesquisa mostra que cada caloria não é absorvida de igual forma e que o sucesso do tratamento da obesidade requer tanto comer menos como comer mais saudável."

"Ajudar as crianças a manter um peso saudável pode diminuir o risco de desenvolver sérios problemas de saúde e libertá-los do estigma que muitas vezes vem associado à obesidade", concluiu Caroline Johnston, da Action Medical Research.

O investigador John Speakman, comentou: "o ganho de peso após a dieta é um grande problema em todas as dietas. Estes dados apontam para uma potencial razão por que alguns indivíduos recuperam muito mais peso do que outros, e dar uma pista de como minimizar o problema."


Sem comentários:

Enviar um comentário