sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Fraturas do fémur


O fémur é o maior e mais forte osso do corpo humano.
As fracturas do fémur são comuns e geralmente afectam o colo do fémur, o corpo (ou diáfise) do fémur ou a extremidade distal do fémur (ou supracondiliana).
As fracturas do colo do fémur localizam-se próximo da articulação da anca e são mais comuns em idosos. A grande incidência de osteoporose nesta população faz com que pequenas quedas durante a marcha ou nas actividades do dia-a-dia possam causar uma fractura. Em alguns casos de osteoporose mais avançada poderá nem haver história de queda, sendo que o paciente irá queixar-se de dor na anca que pode irradiar para o joelho, rapidamente deixará de conseguir caminhar e poderá reparar que a perna afectada estará mais curta, e rodada para fora.
Se o raio-X não for conclusivo, uma RM poderá ser feita para avaliar a estrutura do osso. Uma das possíveis complicações destas fracturas tem a ver com a interrupção de irrigação sanguínea para o osso, podendo ocorrer necrose avascular da cabeça do fémur.
As fracturas da diáfise do fémur são mais frequentes em adolescentes e adultos jovens, e geralmente são causadas por um traumatismo violento, como num acidente de viação ou queda de um lugar alto. Nestes casos a fractura poderá estar associada a lesões potencialmente fatais de outros sistemas do corpo, e o paciente poderá não estar consciente, pelo que é fundamental chamar de imediato a emergência médica. Poderá reparar que a perna afectada estará deformada, e rodada para fora.
Muitas vezes o facto de existir um significativo derrame pode não permitir ver todas as lesões no osso, no entanto prioridade é dada à estabilização do doente. As complicações tardias deste tipo de fracturas incluem:
  • Embolia gorda
  • Trombose venosa profunda
  • Embolia pulmonar
  • Infecção, 
  • Cicatrização em encurtamento ou angulação.

As fracturas supracondilianas localizam-se no terço distal do fémur e geralmente envolvem a articulação do joelho. Ocorrem como resultado de traumatismo violento, e numa grande percentagem delas são fracturas cominutivas intra-articulares. Durante o seu manuseamento é necessário dar atenção especial à artéria poplítea, que passa atrás do joelho e poderá estar afectada.

Sinais e sintomas/ Diagnóstico

  • Dor
  • Incapacidade de mover a perna
  • Deformidade visível
  • Inchaço
  • A coxa lesada poderá parecer mais curta pois os fortes músculos da coxa podem traccionar as extremidades da fractura, causando o desalinhamento dos topos ósseos.

O médico irá examinar as lesões e avaliar os sistemas circulatório e nervoso, bem como a fractura. Vários raio-X podem ser necessários, incluindo raio-X da perna, joelho, anca e pélvis, para determinar a extensão da lesão e a afecção das articulações adjacentes.

Tratamento

                Fracturas do colo do fémur
Se a fractura ocorrer dentro da cápsula articular da anca deve ser feita fixação interna se a fractura mantiver o alinhamento dos topos ósseos. A prótese da anca pode ser considerada para os pacientes idosos e menos aptos. Nas fracturas com desalinhamento dos topos ósseos poderá optar-se em pacientes mais jovens pelo realinhamento da fractura por manipulação cuidadosa sob anestesia e posterior fixação interna, ou pela substituição da cabeça do fémur por uma prótese, em pacientes idosos e menos aptos. A fixação interna é menos invasiva e provoca um menor trauma operatório, no entanto existe um risco maior de ser necessária nova cirurgia. 
Os pacientes que apresentem doença da articulação prévia à fractura, sejam bastante activos e tenham uma expectativa de vida razoável, devem ser indicados para colocação de prótese total da anca, em vez da substituição de apenas um dos componentes da articulação.
Se a fractura ocorrer no colo do fémur, mas fora da cápsula articular, deve ser realizada a fixação interna. Nestes casos o resultado final é semelhante tanto para o tratamento conservador como para o tratamento cirúrgico, no entanto, neste último a estadia no hospital e o tempo de recuperação são mais curtos.

Fracturas da diáfise do fémur
Uma haste intramedular poderá ser utilizada para fixar os fragmentos ósseos, principalmente se as linhas de crescimento ósseo já tiverem fechado. No caso das crianças é utilizada uma tala gessada ou fixação externa com imobilização.

Fracturas supracondilianas
Inicialmente, o mesmo que para as fracturas da diáfise do fémur, no entanto, como o bloqueio do nervo femoral não é tão eficaz, é necessária analgesia adicional.
Nas fracturas não desalinhadas muitas vezes o tratamento é conservador, através de tracção esquelética com o joelho a 30° de flexão. As fracturas intra-articulares deslocadas requerem fixação interna.
À excepção da prótese da anca, todas estas intervenções médicas são seguidas de um período de imobilização que não deverá ser inferior a 4 semanas. Após este período deve ser iniciado um programa de fisioterapia. As técnicas que revelam maior eficácia nesta condição:
  • Exercícios para melhorar a flexibilidade, força e equilíbrio (incluindo exercícios em carga)
  • A aplicação de calor antes dos exercícios para aumentar a irrigação sanguínea e de gelo no final para prevenir sinais inflamatórios.
  • Mobilização articular.
  • Educação do paciente e plano de retorno gradual à actividade.
  • Massagem de mobilização dos tecidos moles.


Exercícios terapêuticos para as fracturas do fémur

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos após a confirmação de que a fractura está consolidada. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.




Mobilização do membro inferior
Deitado, com o fundo das costas apoiado no chão. Tente chegar o joelho o mais próximo do peito possível. Desça lentamente a perna para a posição inicial.
Repita entre 15 e 30 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.




Fortalecimento do quadricípite
Deitado, com o fundo das costas apoiado no chão. Tente levantar a perna a direito, o mais alto que conseguir. Desça lentamente a perna para a posição inicial.
Repita entre 15 e 30 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.


 






Fortalecimento dos quadricípites
Em pé, com a região lombar apoiada na bola e os pés ligeiramente afastados. Dobre os joelhos, mantendo as costas alinhadas. Suba lentamente para a posição inicial.
Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.




Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.

Loizou CL, McNamara I, Ahmed K, Pryor GA, Parker MJ. Classification of subtrochanteric femoral fractures. Injury. 2010 Jul;41(7):739-45.
Cary DV. Management of traumatic femoral shaft fractures. JAAPA. 2005 Feb;18(2):50-1.
Mak JC, Cameron ID, March LM. Evidence-based guidelines for the management of hip fractures in older persons: an update. Med J Aust. 2010 Jan 4;192(1):37-41.

48 comentários:

Paulo h h disse...

Boa tarde espero que possa tirar essa duvida que vem me matando..
Dia 09/01/15 sofri acidente de moto e tive uma fratura da diáfise do fêmur esquerdo fiz cirurgia e coloquei haste intramedular bloqueada, até então tudo certo.
Ai que vem o problema pode ate ser um pouco constrangedor..
Eu estou com pouca sensibilidade na glande, e nos meus joelhos também, eu toco a pele e sinto que esta dormente, consigo sentir un pouco mais não está normal, assim acontece também com a glande ( que é minha grande preocupacao ) ela não esta totalmente amortecida mais está sem sensibilidade toco o dedo e não sinto muito bem isso me preucupa, o que pode ser? O trauma do acidente ? Volta ao normal, já teve algum caso parecido? Desde já meus agradecimentos.

Paulo h h disse...

Boa tarde espero que possa tirar essa duvida que vem me matando..
Dia 09/01/15 sofri acidente de moto e tive uma fratura da diáfise do fêmur esquerdo fiz cirurgia e coloquei haste intramedular bloqueada, até então tudo certo.
Ai que vem o problema pode ate ser um pouco constrangedor..
Eu estou com pouca sensibilidade na glande, e nos meus joelhos também, eu toco a pele e sinto que esta dormente, consigo sentir un pouco mais não está normal, assim acontece também com a glande ( que é minha grande preocupacao ) ela não esta totalmente amortecida mais está sem sensibilidade toco o dedo e não sinto muito bem isso me preucupa, o que pode ser? O trauma do acidente ? Volta ao normal, já teve algum caso parecido? Desde já meus agradecimentos.

João Maia disse...

Boa tarde,

Nesse caso deve consultar o seu médico assistente para fazer a avaliação clínica necessária de forma a perceber qual a origem do seu problema, sendo que não é muito frequente este tipo de fracturas dar sintomas nos genitais.

Atentamente

João Maia

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá... Boa noite Dr. eu tive um acidente de viação no dia 08/08/2014 e fraturei o Fémur das duas pernas, mas até agora não consigo andar devidamente, os meus joelhos não dobram e desde q comecei a marcar alguns passos, sinto muita dor no Joelho e nas lateiras do fémur,

quero saber quais são os cuidados e movimentos que devo seguir durante este período...

espero que me entendas, porque sou Angolano..
passe bem.....
Obrigado..

João Maia disse...

Pode começar por tentar fazer os exercícios acima descritos, e procurar ajuda de um fisioterapeuta.

Atentamente

João Maia

Unknown disse...

Boa noite. Minha vó, de 82 sofreu uma fratura de fémur, mas indicaram esperar um mês para ver a real necessidade de cirurgia. Por enquanto ela está de repouso absoluto na cama e com remédios para dores. Essa espera é possível ou foi uma medida do sistema público porque nessa cidade(interior de AL) não se pode fazer cirurgia e ela teria que ir para cidade equipada mais próxima ou está dentro dos padrões? Porque pelo que li, todos os casos há necessariamente a necessidade de cirurgia...

Unknown disse...

Sofri fratura supracondiliana em fevereiro deste ano, fui a mesa de cirurgia 40 dias após a lesão, onde recebi uma haste fixa e encontro-me atualmente com 3 cm a menos no comprimento da perna operada alem de um arqueamento desigual em relação ao outro membro. Não consigo dobrar a perna em mais de 40° , e segundo o meu fisioterapeuta, nada mais pode ser feito para ganho de arco. Ao tentar dobrar a perna além do angulo citado, sinto como se houvesse um esbarro natural a limitar o movimento.....Ficarei muitíssimo agradecido se me for passada alguma orientação.

João Maia disse...

Caro Hamilton,

Como deve compreender a minha opinião está limitada pela distância que nos separa. No entanto, atendendo a que o profissional que o acompanha na reabilitação física não tem prognóstico de conseguir mais progressos, penso que deve dirigir-se ao ortopedista que o operou e perceber se a situação está dentro do prognóstico que ele deu antes da cirurgia ou se existe mais alguma coisa que ele possa fazer pelo seu caso.
As melhoras. Atentamente

João Maia

Unknown disse...

Oi Eu perdi a cartilagem do fêmur quais são os exercícios para mim voltar a andar?!

Unknown disse...

oi drº meu nome é DEnis e no ultimo dia 22/12 fiz uma cirurgia do femur e ate agora nao tenho controle dos meus movimentos nao consigo mover a perna so mecho os dedos do pe e sinto mta dor no joelho e no quadril

Unknown disse...

o que devo fazer estarei indo ao ortopedista agora dia 12/01

Unknown disse...

o que devo fazer estarei indo ao ortopedista agora dia 12/01

Unknown disse...

boa tarde. Eu havia sofrido fraturação no femur em 2008 quando tinha 12 anos de idade ao jogar futebol... no hospital ao tirar o raio-x constatou-se que o osso estava torto e separado. depois de ter consultado o fisioteraupeta e fazer as massagens, já depois de 1 ano. e ao fazer de novo o raio-x constatou-se de novo que o osso estava no mesmo estado que se encontrava, feito as massagens, avia desistido por questão financeira; até hoje permanece na mesma. e dei conta que o membro era mais pequeno que o outro,tal como a coxa. e continuo até hoje nesta situação já com 19 anos...



e agora não sei o que fazer consoante a este problema!

O QUE FAÇO SENHOR DOTOR?

Unknown disse...

boa tarde. Eu havia sofrido fraturação no femur em 2008 quando tinha 12 anos de idade ao jogar futebol... no hospital ao tirar o raio-x constatou-se que o osso estava torto e separado. depois de ter consultado o fisioteraupeta e fazer as massagens, já depois de 1 ano. e ao fazer de novo o raio-x constatou-se de novo que o osso estava no mesmo estado que se encontrava, feito as massagens, avia desistido por questão financeira; até hoje permanece na mesma. e dei conta que o membro era mais pequeno que o outro,tal como a coxa. e continuo até hoje nesta situação já com 19 anos...



e agora não sei o que fazer consoante a este problema!

O QUE FAÇO SENHOR DOTOR?

Unknown disse...

Oi doctor tive um acidente em Julho de 2015 fratura no fremur e fui operado mas até agora começo a notar que uma perna esta a ser mais curta que a outra o que fãs só para pelo menos crescer mais um pouco

CHEGA DE TEORIAS...VAMOS PARA À PRÁTICA! disse...

Foi feita uma cirurgia no fêmur, sendo colocado uma platina da cabeça do fêmur até o joelho, com sete parafusos. Não sinto dor no fêmur, mas sinto bastante dor no joelho e no músculo da coxa, não me deixando correr e sendo muito desconforto ficar agaixado. Na ressonância não aparece nada no joelho e o médico não sabe explicar o porquê dessa dor. Tenho 40 anos e semprefui muito ativo fisicamente. Se puderem me ajudar a entender e melhorar eu aagradeço. MAURO CASSEMIRO EGER

fmmm disse...

Boa noite!
A minha sogra efetuou uma cirurgia há um mês a uma fratura do colo do femur. Hoje voltou a cair e fraturou mais abaixo onde a prótese estava suportada. Ela tem 82 anos e a filha está muito preocupada. Quais as expetativas de recuperação?

fmmm disse...

Boa noite!
A minha sogra efetuou uma cirurgia há um mês a uma fratura do colo do femur. Hoje voltou a cair e fraturou mais abaixo onde a prótese estava suportada. Ela tem 82 anos e a filha está muito preocupada. Quais as expetativas de recuperação?

Faria disse...

Boa noite. Em maio parti o fémur esquerdo na região trocantetica. Fui operado colocaram-me uma cavilha cefelamudelar gamma 3. Ando a fazer fisioterapia mas continuo com muitas dores. Fui ao médico do seguro e ele fez um raio x a anca com duas insidencias e diz que está tudo bem. Mas eu tenho muitas dores ao andar. E muitas limitações para fazer várias coisas. O médico diz que só a uma solução para isto. É ser operado outra vez para retirar a cavilha. Ele diz que depois de retirar a cavilha que volta tudo ao normal. Por favor alguém me pode ajudar com esta situação. Estou preocupado porque acho muito cedo para ele me querer tirar a cavilha. Alguém pode dar aí uma ajuda.

Faria disse...

Boa noite. Em maio parti o fémur esquerdo na região trocantetica. Fui operado colocaram-me uma cavilha cefelamudelar gamma 3. Ando a fazer fisioterapia mas continuo com muitas dores. Fui ao médico do seguro e ele fez um raio x a anca com duas insidencias e diz que está tudo bem. Mas eu tenho muitas dores ao andar. E muitas limitações para fazer várias coisas. O médico diz que só a uma solução para isto. É ser operado outra vez para retirar a cavilha. Ele diz que depois de retirar a cavilha que volta tudo ao normal. Por favor alguém me pode ajudar com esta situação. Estou preocupado porque acho muito cedo para ele me querer tirar a cavilha. Alguém pode dar aí uma ajuda.

Unknown disse...

Boa tarde minha filha de 7 anos nos descobrimos q o fêmur dela direito rodou e t c uma diferença de 20 milímetros de uma perna p outra o médico dela passou fisioterapia e palmilhas será q volta ao normal com isso ??? Estou muito preocupada

Maiza disse...

Boa tarde fiz uma cirurgia do fêmur ,q teve uma demora de quase 40 dias pra ser feita e com isso tive q ficar bastante tempo impossibilitada de me movimentar após essa demora so comeceia fazer a fisioterapia apos 2 meses e com isso tive o azar de ir para um posto público q não teve muitos recursos para me ajudar nos exercícios com isso teve a demora para q meu joelho voltasse a dobrar fui pesquisando na internet alguns exercícios e fui praticando em casa mesmo fui ganhando alguns movimentos.Com o tempo encontrei uma profissional de uma clínica q faz uma fisioterapia diferencial com isso consegui a circunferência do joelho de 90graus ,procurei um ortopedista que me indicou ir ao hospital para que tomasse uma anestesia para que ele fizesse um movimento brusco para dobrar o joelho e voltasse o movimento só q não teve resultado ele diagnósticou que meu joelho ficou com sequela e que só iria dobrar os 90graus mesmo.Estou a muito tempo parada com isso já faz um ano que estou nessa situação minhas pernas estãocada dia mais flácida com falta de quase 100% dos músculos ,eu me esforço em casa faço os trabalhos domésticos mas me canso fácil e as vezes sinto dores no pé a perna fica pesada cansada como se estivesse inchada ,em casa eu faço alguns movimentos para tentar dobrar e alongo pra não ficar totalmente parada mas não consigo agachar com isso estou engordando e sentindo cansaço,moleza,fraqueza e dores em todo o corpo.Eu não quero que me ajudem eu imploro para q vocês me dêem uma solução ou me indiquem algo para fazer para voltar a dobrar meu joelho e não mancar mais que ta me prejudicando muito não aguento mais ficar assim quero voltar a fazer o q fazia antes e que eu possa voltar a trabalhar.Desde já agradeço pela atenção e espero uma resposta satisfatória por favor.

Unknown disse...

Fraturei o fêmur e fiz a cirurgia e coloquei haste fez 2 meses e ainda não consigo dobrar o joelho, e agora por esses dias estou sentindo muito dor no osso da perna é normal sentir dor???

Unknown disse...

Boa tarde! Tenho um filho que vem sofrendo com uma fratura no colo do fêmur desde 2014, e agora em julho de 2016 fraturou novamente e fez uma osteotomia. Porém, esta ocorrendo um grande problema de calcificação e criação de calo ósseo naquela região pois o osso tem absorvido qualquer tipo de calo ósseo que tente se formar. Agora por fim, foi feito um enxerto ósseo como da primeira vez. Sabemos que o médico que cuida do nosso filho é muito bom, mas sofremos pressão de parentes e amigos para uma segunda opinião e procurarmos algum especialista na área. Mas onde? E quem?
Grato pela atenção.

um sonho não acaba disse...

Boa tarde eu tenho esclerose multipla minha perna esta rodada para fora acho que isso estava me causando uma dorzinha ,mas eu cai sentada a dor aumento bastante mesmo tomando remedio alivia tem algum exercicio para aliviar a dor

stefany disse...

oi tudo bem? por favor me ajude pois estou ficando louca de preocupação, ha 22 dias eu sofri um acidente de moto, trinquei duas costelas e tive um corte no joelho, levei 10 pontos, o acidente graças a Deus n foi mt grave mas tive que ficar todo esse tempo com o joelho reto devido aos pontos, e agora doi muito quando eu tento dobra-lo, perguntei ao medico e ele disse q eu preciso dobrar o joelho mesmo com a dor se n ele ficara rigido, mas eu notei q o meu joelho n desinchou completamente e eu tenho muita esperança de que possa ser esse motivo pelo qual doi quando eu tento dobra-lo ,pois e uma dor insuportavel, sera que ele vai desinchar? sera que vou mancar pra sempre?

Unknown disse...

Olá Dr Joao maia tive um acidente de mota e parti o fêmur da perna esquerda , e levou uma aste com parafusos no osso ,agora o médico disse que a perna operada ficou maior 1cm , com o tempo pode vir ao normal ,

Unknown disse...

Boa noite, meu esposo fez Cirurgia do fêmur devido problema na próstata está com metástase no osso do fêmur.
Tem um mês e 6 dias qdo a medicação passa sente muitas dores é normal essa dor intensa?

Unknown disse...

Boa noite. Meu esposo teve uma fratura no fêmur,ja faz mais de uma semana após a cirurgia e elecesta sentindo muitas dores nos pés e na canela ,essa dor intensa é normal.

Unknown disse...

Tive um acidente com fratura no femur eu já estou dobrando a perna fazendo exercícios em casa porém ainda está recente fazem 20 dia que eu sofri esse acidente,eu posso estar fazendo os exercícios pra minha perna não ficar dura ?

Marcy disse...

Meu caso é exceção então. Não sei se foi por causa da minha alta imunidade mas não tive nenhuma sequela após cirurgia de fêmur perto do joelho. Nunca senti dor nem antes nem após cirurgia, não tive infecções e a perna desinchou em menos de dois meses. Por questões financeiras não pude fazer fisioterapia. Hoje ando como se Nunca tivesse quebrado o osso exceto quando há mudança de clima que sinto umas pontadas por causa da haste intramedular. Dia 18 deste mês faz um ano a cirurgia. O médico diz que minha alimentação saudável foi crucial para uma boa recuperação.

diulian disse...

estou com suspeita de ter fraturado uns anos atrás meu fêmur e só agora estou tendo as consequências de não ter procurado um médico assim que aconteceu o trauma, quais o exames eu tenho que fazer para saber se estou com algum problema no fêmur?

Unknown disse...

Boa noite doutor queria que o senhor me tirasse uma dúvida quebrei meu fermu esquerdo em um acidente de moto. Está com trinta dias da cirurgia e não consigo dobra meu joelho e minha perna ainda está inchada o que devo fazer para melhorar

Unknown disse...

Faz 70 dias q operei meu fêmur, sofri uma acidente de moto, coloquei placa e 12 parafusos.Sofri muito os primeiros 2 meses, mas hj eu sofro pq não dobro minha perna alias não estica nem dobra e ainda não posso por peso nela. E normal?

Unknown disse...

Bom dia Dr
Meu esposos sofreu um acidente de moto em 23 de abri desse ano quebrou os dois colos do fêmur e o fêmur esquerdo em vários lugares e fez a cirurgia em 25/04 do lado esquerdo e 02/05fez a abordagem do esquerdo e fez a cirurgia do direito porém fizemos um raio x agora dia 11 e não tem nada emendado não tem calo ósseo ainda e normal? Ele pode voltar a anda? Demorar mesmo ?

Unknown disse...

Ele tem uma ponte do color do femur esquerdo passando pelo fêmur até k joelho mas nada da criando calo ósseo a preocupação e se isso é normal ou se temos que procurar outro profissional pra outra cirurgia?

Unknown disse...

Bom dia Dr eu tive um acidente de trabalho na qual caiu peso em cima de mim e quebrei o mwu femur esquerdo e precisou fazer a colocação de um hastia e faz 24 dias hoje apos a cirurgia eu nao consigo levantar minha perna e meu joelho não dobra, e comum??

Csa disse...

Olá boa tarde dotor fiz uma cirurgia de diáfise do fémur já tem um mês e 1 semana gostaria de saber se já posso dirijir já dirijir um vez e não senti dor

Unknown disse...

olá doutor, é normal uma coxa ficar mais volumosa que a outra? já faz 5 meses da cirurgia e minha coxa fraturada parece mais "gordinha" que a outra isso é normal?

Unknown disse...

Oi gostaria q tirasse uma duvida a três anos atrás caiu uma mesa de madeira com 3 bancos grossos de madeira também em cima da minha coxa esquerda deu alguns cortes e ficou toda roxa, e ao longos desses anos ela ainda DOI bastante e fica roxa do nada e não posso colocar peso em cima de jeito nenhum. O q sera q pode ter acontecido???

Unknown disse...

Boa tarde fiz a cirurgia do fêmur que quebrei num acidente de moto faz 1 mês ainda e normal sentir um pouco de dor na perna e na musculatura e próximo da cirurgia por estar muito recente a cirurgia

ma disse...

minha mae fez cirurgia de protese total ha 20 anos ja fez a troca do colo em outra cirurgia , comecou a sentir dores muito fortes na perna toda , fomos ao oadortopedista e o rx estava normal , foi recitado alguns medicamentos , ja ha 1 mes mas a dor continua.
obrig

Unknown disse...

Faz 51 dias que fiz cirugia de fêmur que tinha se quebrado em 3 depois fe um acidente
É normal sentir dor e nao consegui firmar sobre a perna????

Unknown disse...

Boa noite doutor me chamo Leandro tenho 23 anos fiz 2 cerurgia de diafase de fêmur a primeira coloquei placa e 9 parafusos aí a placa entortou fiz outra cerurgia com enxerto e o osso não calsifico meu medico disse que se não calsificar em 1 mês cerurgia de novo será que que nessa próxima ele vái coloca haste intramedular ? Se pode tirar minha dúvida me chama no whatsapp 953545941

Tatiana disse...

Bom dia!
Tenho haste intramedular no fêmur há 7 anos, tem seis meses que tenho sentido dores insuportáveis, o que eu posso fazer para a melhora dessa dor? Já que medicamento, já não resolve o problema. O que poderia ser?
Obrigada.

Unknown disse...

Boa noite.
A 28 anos eu fraturei o fêmur direito, ao decorrer do tempo nunca senti Dir nenhuma, mas essa semana começou a doer demais.. Uma dor chata q só de encostar doe muito. O que pode ser?

Unknown disse...

Bom dia Dr.Meu sobrinho sofreu acidente de moto e teve fratura exposta no fêmur e no antebraço. O braço ele não consegue levantar só enche com os dedos e a perna ele não consegue dobrar.Qual seria o exercício que poderíamos fazer em casa para melhorar a situação? Ele ainda está com os pontos. A cirurgia tem 7 dias.Muito obrigada

Enviar um comentário