terça-feira, 30 de outubro de 2012

5 Inovações que farão parte da fisioterapia no futuro


A saúde é uma área em constante desenvolvimento, e a fisioterapia não foge à regra. As novas tecnologias são um poderoso aliado no que toca à obtenção de resultados na reabilitação física, e aparelhos e técnicas novas surgem todos os dias.

Seguem-se 5 inovações com grande potencial de trazer à fisioterapia mais e melhores resultados.


  • Sistemas de marcha "sustentada"
São variados, e têm como finalidade permitir um retorno mais rápido e seguro à marcha/corrida por parte dos pacientes. O último funciona com um sistema pneumático que diminui a densidade do ar, "diminuindo" assim o peso do corpo do paciente.


-->

  • Utilização de imagem de ultra-som em tempo real
A ecografia é uma excelente ferramenta de diagnóstico dos tecidos moles (músculos, tendões, ligamentos). Apesar do seu potencial, ainda é pouco utilizada na prática clínica de fisioterapia. No entanto, a sua utilização permitiria a visualização em tempo real do estado das estruturas afectadas e o impacto que o tratamento seleccionado provocou nessas mesmas estruturas.


-->

  • Plataformas de força
A reabilitação do equilíbrio e o treino proprioceptivo assumem uma preponderância inegável na abordagem terapêutica de um fisioterapeuta. As plataformas de forças são um óptimo aliado quando toca a envolver o paciente na sua própria reabilitação, sendo que hoje em dia existem soluções simples e funcionais, como o caso da consola Wii.



  • Sistemas de marcha assistida
Este é o tipo de inovação que provavelmente terá de esperar ulguns anos até ver numa clínica perto de si, no entanto a verdade é que poderá assumir um papel preponderante, sobretudo em lesões do sistema nervoso.



  • Novas técnicas cirúrgicas para combater o desgaste articular
Ok, este não é propriamente da área da fisioterapia, mas é um avanço com um potencial impacto incrível numa franja significativa da sociedade, e que o fisioterapeuta vê todos os dias na sua prática clínica, os pacientes que sofrem de artrose.


1 comentário:

Reinaldo disse...

Muito legal quando essas novas tecnologias. No site www.emselmanutencao.com.br tem umas noticias legais de equipamentos que ajudam na recuperação de pessoas com dificuldades de locomoção. Como por exemplo uma esteira que a pessoa corre dentro de um tanque de água, Link: http://emselmanutencao.com.br/esteira-aquatica/ ou uma esteira que é anti-gravidade, muito show. Link: http://emselmanutencao.com.br/esteira-aquatica/

Enviar um comentário