sábado, 6 de outubro de 2012

Osteoporose

A osteoporose é a perda da densidade óssea e a diminuição da espessura do tecido ósseo e ao longo do tempo, associada a um risco aumentado de fracturas. A osteoporose significa literalmente que o osso fica mais poroso.
O osso é feito de fibras de colagénio e minerais. É um tecido vivo e contém células que produzem, mantêm e reabsorvem osso. Inicialmente, à medida que as crianças crescem, a formação de novo tecido ósseo excede a reabsorção. Mas, à medida que envelhecemos, isto inverte-se e, após cerca de 45 anos de idade, começamos a perder material ósseo, tornando os ossos menos densos e menos fortes. A quantidade de perda óssea pode variar, se for significativa pode dar-se o nome de osteoporose. A osteoporose aumenta o risco de fracturas, especialmente se sofrer uma queda. Se tiver um grau mais leve de perda óssea, isto é considerado como osteopenia.
Com o envelhecimento, homens e as mulheres têm maior risco de desenvolver osteoporose, especialmente após os 60 anos de idade. No entanto, as mulheres perdem material ósseo mais rapidamente do que os homens, especialmente após a menopausa quando os níveis de estrogénio caem. O estrogénio é uma hormona e ajuda a proteger contra a perda óssea.
Outros factores podem aumentar o risco de osteoporose:
  • Tomar ou ter tomado medicação cortiosteroide (como a prednisolona) por três meses ou mais.
  • Ser fumador
  • Défices de cálcio e/ou vitamina D (devido a uma má alimentação e/ou pouca exposição à luz solar).
  • Nunca ter praticado exercício físico com regularidade.
  • Condições médicas, como por exemplo, uma tiróide hiperactiva, síndrome de Cushing, doença de Crohn, insuficiência renal crónica, artrite reumatóide, doença crónica do fígado, diabetes tipo 1, entre outras.

-->

Sinais e sintomas/ Diagnóstico

A osteoporose geralmente desenvolve-se lentamente ao longo de vários anos sem qualquer sintoma. No entanto, após uma certa quantidade de perda óssea, pode ocorrer o seguinte:
  • Uma fractura óssea, após uma pequena lesão, como uma queda no solo (a partir da altura de uma cadeira normal ou menos). Este tipo de fracturas é mais comum acontecer no colo do fémur (na anca), no punho (fractura de colles) e vértebras (ossos que compõem a coluna vertebral).
  • Perda de altura (a perda de massa óssea pode fazê-lo perder entre 3 e 6 cm), dor persistente nas costas e postura característica (curvado para a frente)

O diagnóstico da osteoporose é normalmente feito pelo seu médico, usando uma combinação de uma história clínica completa e exame físico. A densitometria óssea e exames laboratoriais especializados são normalmente necessários para confirmar o diagnóstico. É frequente a densitometria óssea ser realizada em mulheres em idade da menopausa, como medida preventiva.
-->

Tratamento

                A situação ideal é prevenir o aparecimento da osteoporose. Os conselhos que se seguem são para todos, particularmente se estiverem em maior risco de desenvolver osteoporose. Estes podem ajudar a prevenir, ou retardar, a perda óssea... Mesmo que já tenha osteoporose, as seguintes medidas podem ajudar a tentar diminuir a perda óssea.
Exercício físico
Exercício regular moderado ao longo da vida é o ideal, mas nunca é tarde para começar. Exercícios que obriguem à constante transferência de peso de uma perna para a outra, como caminhada, aeróbica, dança, corrida, são os ideais. Exercícios de fortalecimento muscular também são importantes. Para os idosos, uma caminhada regular é um bom começo. Deve tentar fazer trinta minutos de exercício, pelo menos 5 vezes por semana. Nota: a natação não qualquer efeito na osteoporose, pois neste exercício o peso do corpo não é sustentado pelas pernas, mas sim pela densidade da água.
Alimentação e dieta
Cálcio e vitamina D são importantes para a saúde óssea. O corpo precisa de um fornecimento adequado de vitamina D para absorver o cálcio que come ou bebe na sua dieta. Salmão cozido ou cavala cozida são boas fontes de vitamina D. Assim como o atum ou a sardinha (ambos enlatados em óleo). A vitamina D também é produzida pelo seu corpo após a exposição ao sol. A ingestão diária recomendada de cálcio em adultos com idade acima de 50 é, no mínimo, 1.000 mg por dia. As proteínas também são importantes na sua dieta e um grama por dia de proteína por quilo do seu peso corporal é recomendada.
Fumar e beber
Produtos químicos do tabaco podem entrar na corrente sanguínea e afectar os ossos, provocando a perda óssea. Se fumar, deve tentar fazer todos os esforços para parar. Além disso, deve tentar reduzir o consumo de álcool, se beber mais de três unidades de álcool por dia.
Terapia de reposição hormonal
A terapia de reposição hormonal (TRH), funciona à base de estrogénio. Apesar de ter sido amplamente utilizada, recentes investigações descobriram que a TRH a longo prazo pode aumentar o risco de cancro de mama e doenças cardiovasculares (doença cardíaca e acidente vascular cerebral), pelo que agora apenas é utilizada em mulheres que tiveram uma menopausa precoce.
Medicação
Bisfosfonatos: é a medicação mais comummente usada para tratar a osteoporose, e actuam directamente nas células produtoras de tecido ósseo. Estudos têm mostrado que esta medicação pode ajudar a restaurar algum osso perdido, e ajudar a prevenir a perda óssea, diminuindo o risco de fractura.
Suplementos de Cálcio e Vitamina D: o nosso corpo precisa de muito cálcio e vitamina D para formar os ossos. A menos que o médico tenha certeza de que você tem uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D, ele irá prescrever suplementos de cálcio e vitamina D, além de um dos medicamentos acima.

Exercícios terapêuticos para a osteoporose

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante o tratamento para a osteoporose. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.

 

Extensão resistida da anca
Em pé, apoiado numa cadeira, com um elástico à volta do tornozelo. Com a perna esticada e costas alinhadas, puxe o elástico para trás. Volte lentamente à posição inicial.
Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.


 

Fortalecimento dos flexores dos membros superiores
Em pé, segurando as pontas do elástico com ambas as mãos, rode os braços para fora até ficarem alinhados com o tronco. Soba os braços esticando o mais possível os cotovelos. Retorne lentamente à posição inicial.
Repita entre 8 e 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.




Caminhar
Mantenha uma rotina de caminhar pelo menos 20 a 30 minutos por dia. Tenha sempre atenção à sua postura e evite alterações no ritmo da marcha a não ser que sinta sintomas de cansaço.




Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.

Sem comentários:

Enviar um comentário