sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Artroscopia do joelho


A artroscopia do joelho é uma cirurgia minimamente invasiva, realizada com a finalidade de identificar melhor uma lesão no interior desta articulação. É utilizada uma câmara minúscula para visualizar o interior do seu joelho. Outros instrumentos médicos também podem ser inseridos para reparar de imediato a lesão identificada, evitando assim outra intervenção cirúrgica.
Para este procedimento cirúrgico podem ser utilizados três tipos diferentes de anestesia: a anestesia local combinada com um analgésico, e um calmante. A epidural, o analgésico é injectado na zona da espinal medula. E a anestesia geral.
Na cirurgia propriamente dita o cirurgião irá fazer 2 ou 3 pequenas incisões perto da linha articular do joelho. Solução salina será bombeada para o interior do joelho para abrir o espaço articular, permitindo um melhor ângulo de visão.
Um tubo estreito, com uma pequena câmera na extremidade será inserido através de uma das incisões. A câmera é conectada a um monitor de vídeo na sala de cirurgia. O cirurgião verá o interior do seu joelho através do monitor. Em algumas salas de cirurgia, o paciente também pode, se desejar, assistir à cirurgia através do monitor.
O cirurgião poderá inserir outros instrumentos médicos no joelho através de outras pequenas incisões. Nessa altura, ele irá então reparar ou remover os tecidos que estão a causar o problema no seu joelho. Esta parte demora normalmente entre 30-60 minutos.
No final da sua cirurgia, a solução salina será drenada. O cirurgião vai fechar as incisões com suturas (pontos) e cobri-los com um curativo. Muitos cirurgiões tiram fotos do processo a partir do vídeo do monitor para que depois você possa ver o que foi feito.

-->
A artroscopia pode ser indicada para estes problemas no joelho:

Riscos associados a uma artroscopia do joelho
Por ser bastante pouco invasivo este procedimento cirúrgico envolve riscos pouco significativos. Para além dos riscos comuns a qualquer cirurgia, pode acontecer:
  • Sangramento na articulação do joelho
  • Dano na cartilagem, menisco ou ligamentos no joelho
  • Formação de um coágulo de sangue na perna
  • Lesão de um vaso sanguíneo ou do nervo
  • Rigidez do joelho


Indicações para a cirurgia
Informe sempre o seu médico dos medicamentos que está a tomar, mesmo os que comprou sem receita médica.
O médico pode aconselha-lo a parar de tomar medicamentos que previnem a coagulação do sangue. Pergunte ao seu médico quais os medicamentos que deve tomar até à data da cirurgia. Informe o seu médico sobre os seus hábitos tabágicos e alcoólicos. Fumar pode retardar a cura da ferida e a recuperação do osso.
No dia da cirurgia: geralmente será pedido para não comer ou beber nada durante 6 a 12 horas antes do procedimento cirúrgico. O seu médico ou enfermeiro irão acompanha-lo quando chegar ao hospital.
Após a cirurgia, será colocada uma compressa de gelo sobre o local das suturas. A maioria das pessoas vai para casa no mesmo dia. O seu médico vai lhe dar um programa de exercícios a seguir.
-->

Tratamento

A recuperação da artroscopia do joelho é muito mais rápida do que a recuperação da cirurgia de joelho aberto tradicional, por norma entre 4-6 semanas. Ainda assim, é importante seguir as instruções do seu cirurgião ortopédico com cuidado depois de voltar para casa.
Deverá manter a perna elevada, tanto quanto possível para os primeiros dias após a cirurgia. Aplicar o gelo, como recomendado pelo seu médico para aliviar o inchaço e a dor.
Você vai sair do hospital com um curativo no joelho. Mantenha essa área limpa e seca.
A maioria dos pacientes necessita de muletas depois da cirurgia artroscópica. O cirurgião decidirá quando é seguro deixar de as usar.
Tipicamente, os pacientes são capazes de conduzir 1-3 semanas após o procedimento.
O médico poderá prescrever medicação para ajudar a aliviar a dor e o desconforto após a cirurgia.
Você deve exercitar seu joelho regularmente durante várias semanas após a cirurgia. Isso irá restaurar a amplitude de movimento e fortalecer os músculos da perna e joelho. Os exercícios terapêuticos desempenham um papel importante na forma como você se irá recuperar. Um programa de fisioterapia formal pode melhorar o seu resultado final.

Exercícios terapêuticos para a artroscopia do joelho

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos durante a reabilitação após artroscopia do joelho. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.



 Flexão/extensão do joelho
Deitado, com o calcanhar apoiado no chão, puxe o pé em direcção à bacia. Retorne lentamente o pé à posição inicial.
Repita entre 15 e 30 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.




 Flexão resistida do
Sentado, com o elástico na ponta do pé. Puxe a ponta do pé para cima, depois deixe o pé voltar lentamente à posição inicial.
Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma. 



Fortalecimento do quadricípite
Deitado, com um rolo sob o joelho. Contraia o musculo da coxa e perna de forma a esticar o joelho e puxar a ponta do pé para si.
Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.



-->
Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.

Coppola SM, Collins SM. Is physical therapy more beneficial than unsupervised home exercise in treatment of post surgical knee disorders? A systematic review. Knee. 2009 Jun;16(3):171-5.

19 comentários:

Luciano Sousa Fisiologista disse...

MUITO BOM O ARTIGO, VAI AJUDAR PREP.FISICOS,ABRS

Unknown disse...

Gostei Parabéns me serviu muito.....obrigada

vasco disse...

Fiz uma artrografia ao joelho esquerdo, o menisco interno tinha rotura, no passado dia 19. Estou bem, mas acho o joelho muito preso e com alguma dor. O ortopedista disse que as cartilhagens estão muito gastas e que preciso fazer um tratamento. Qual será?
Com os melhores cumprimentos
Obrigado
Vasco Sousa
Tenho 67 anos de idade, já não sou muito jovem.

vasco disse...

Gostei muito deste artigo. São, realmente de uma importância ímpar para todos aqueles que precisam destes tratamentos. Elucidou-me imenso sobre a artroscopia ao joelho que fiz no dia 19.
Muito obrigado
vasco Sousa.

Unknown disse...

Boa noite, no passado dia 4 de Setembro fui sujeito a uma artroscopia ao joelho esquerdo. Desde então tenho vindo a ter dores na zona do joelho e tambem um endurecimento na parte superior do joelho, gostava de saber se são reações comuns ou se algo de errado esta a acontecer.

Desde ja obrigado pelo vosso tempo,

Com os melhores cumprimentos

Vasco Marreiros

PS: Tenho apenas 16 anos de idade, nao sei se a idade tem algum papel em termos de dores / sintomas acima referidos.

João Maia disse...

Caro Vasco,

Sim, nestes primeiros dias é natural esse desconforto e falta de mobilidade no joelho.
Vê os links acima sobre ligamentoplastia ou meniscectomia (o que for o teu caso) para perceberes melhor como se processará a recuperação.

Atentamente
João Maia

Maria Araújo disse...

Boa tarde.
tenho 48 anos e há dois que tenho condropatia grau 4 no joelho esquerdo. há 2 aos fiz infiltração de ac, hialuronico e acerca de 1 mês fiz aplic. PRP. Vou na 2ª sessão de fisio e não consigo deslocar-me para fora de casa ou estar parada em pé mais de um minuto.Tenho a cartilagem rompida e exposiçºao do osso. O ortopedista falou em fazer artroscopia mas não garante nada e tb ja me disseram que deveria fazer já a protese total. agradeço o possível esclarecimento.

Cumprimentos,
Mauela Silva




Unknown disse...

Ola Dr. Parabéns pelo blog e muito esclarecedor !!! Passei por uma artroscopia no joelho e parte do menisco medial foi retirada , estou ne sentindo bem hije é o quarto dia apos, o meu médico me passou apenas doia exercícios muito básicos e ao vou voltar a velo daqui a 15 dias sera que posso intensificar um pouco maia os exercícios ? Obrigado e Parabéns ...

João Maia disse...

Cara Manuela,
Realmente, infelizmente, ainda não existem soluções conservadoras com grandes resultados nas condropatias de grau tão elevado. Se fez o ácido hialoronico há2 anos e só há um mês fez outra aplicação suponho que a aplicação de há 2 anos teve algum efeito. Se o teve o ideal talvez fosse tentar outro tratamento, já que a alternativa é mesmo a prótese. De qualquer das formas, atendendo a não ser um caso comum, pela sua idade, o melhor a fazer será consultar mais do que um ortopedista antes de se decidir por alguma solução mais definitiva.
Atentamente
João Maia

João Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Maia disse...

Caro Daniel,
Deve seguir rigorosamente a receita do médico, ele tem mais experiência na cirurgia que fez do qualquer um de nós.
Boa recuperação.
Atentamente
João Maia

Unknown disse...

Boa tarde DrºJoão Maia,

Antes de mais parabéns pelo artigo e pelo o blog que me ajudou a esclarecer algumas questões que nem sempre ocorrem aquando da consulta com os médicos.

Tenho vários quisto de Baker na parte posterior do joelho esquerdo que me estão a causar dores levando-me a cochear. O TAC mostra os quistos, mas não identifica a causa para a formação dos mesmos. O médico ortopedista aconcelho-me a realizar esta operação para dignóstico e eventual "reparação" da causa.

Gostaria de saber qual a taxa de sucesso (de imedito e a longo prazo) da Artroscopia para os casos de Quisto de Baker?

Cunmprimentos,

Paulo Costa

Unknown disse...

Parabéns pelo blog dr Joao Maria,fiz artroscopia dia 04/11 ainda em fisioterapia será por causa de minha idade?56 anos!

Unknown disse...

correção:Dr José Maia

Unknown disse...

correção:Dr José Maia

Lita selmo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lita selmo disse...

Bom dia Doutor
Gostaria que me informasse quanto tempo é aconselhável esperar entre uma artroscopia e o início de fisioterapia no caso de lesão do menisco externo
Obrigada pela atenção

Lita selmo disse...

Bom dia Doutor
Gostaria que me informasse quanto tempo é aconselhável esperar entre uma artroscopia e o início de fisioterapia no caso de lesão do menisco externo
Obrigada pela atenção

Unknown disse...

Bom dia! Fui operada ao joelho quinta-feira passada, uma artroscopia. Na minha opinião correu tudo bem,tenho feito o que me recomendaram. Mas dói-me imenso a barriga da perna desde o sexta feira à tarde. É horrível. Porque será?

Enviar um comentário