terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fractura do escafóide

O escafóide é um dos maiores dos ossos do carpo (os pequenos ossos do punho) e apresenta-se do lado do polegar no seu punho. A sua forma assemelha-se a um feijão, e o seu tamanho é apenas ligeiramente maior que um. Este osso faz a ligação entre as duas fileiras de ossos do carpo e ajuda a estabilizá-los.
O osso escafóide pode ser facilmente identificado quando o polegar é mantido para cima (na posição de pedir "boleia"). O escafóide é o osso que fica na base da concavidade formada pelos dois tendões do polegar.
O escafóide é o osso do punho mais frequentemente fracturado, e a lesão ocorre sobretudo devido a queda sobre as mãos, com os braços estendidos à frente da cara. A história típica inclui quedas em desportos de contacto ou acidentes de viação. Mais raramente um golpe directo na palma da mão pode causar uma fractura do escafóide. O stress repetitivo sobre o osso escafóide também poderá levar a uma fractura, no entanto isto acontece em situações muito específicas, como em ginastas ou lançadores do peso.
Este tipo de fracturas poderá estar associado a outras fracturas do punho, como a fractura de Colles.
As fracturas do escafóide podem não-deslocadas (os topos do osso partido não se desalinharam) ou deslocadas (existe desalinhamento dos topos ósseos).
-->

Sinais e sintomas/ Diagnóstico

  • Dor e inchaço na base do polegar. A dor pode agravar quando mover o polegar ou o punho, ou quando tentar pegar em algo mais pesado.
  • Sensibilidade ao toque na região do escafóide.
  • Ligeiro edema e rubor na base do polegar.

Quando não existe deformação visível uma fractura do escafóide pode ser confundida com uma distensão do punho. Distensões simples punho são muito raras e é importante consultar um médico se a dor persistir. Qualquer dor no punho que não alivia um dia após uma lesão pode ser um sinal de uma fractura.
O diagnóstico de uma fractura do escafóide nem sempre é evidente e é essencial uma boa avaliação clínica do punho e mão para ajudar no diagnóstico e descartar outras lesões, como outras fracturas do punho. Em alguns casos, a fractura não irá ser visível em raio-X até cerca de 10 a 14 dias após a lesão inicial. Nestes casos, se o médico ainda assim suspeitar de fractura do escafóide, normalmente você irá ser tratado como se tivesse uma fractura do escafóide e um novo raio-X será realizado após 10-14 dias.
-->

Tratamento

O tratamento das fracturas do escafóide depende da localização da fractura no osso.
As fracturas do escafóide que estão mais perto do polegar geralmente resolvem-se em questão de poucas semanas com a protecção/descanso adequados. Esta parte do osso tem uma boa irrigação sanguínea, o que facilita a recuperação. Se for colocada uma tala ela geralmente será abaixo do cotovelo e não deverá incluir o polegar.
As fracturas do escafóide que se localizam no meio do osso ou mais perto do punho são mais difíceis de tratar devido à pouca irrigação sanguínea desta zona, havendo risco de necrose avascular. Se for colocada uma tala ela poderá estender-se acima do cotovelo e deverá incluir o polegar. Entre 8-12 semanas é o tempo médio de recuperação neste tipo de fracturas.
Neste último tipo de fracturas do escafóide o médico poderá recomendar a cirurgia. Durante a cirurgia, implantes metálicos, tais como parafusos e fios metálicos são utilizados para fixar o osso até que este esteja totalmente cicatrizado. Após a cirurgia segue-se um período de imobilização gessada geralmente não inferior a 8 semanas.
No período após imobilização com gesso ou tala deve ser iniciado um programa de fisioterapia. As técnicas que revelam maior eficácia nesta condição:

  • Exercícios para melhorar a amplitude articular do polegar e punho. Técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva e de alongamento activo são fundamentais para prevenir grandes limitações.
  • Terapia ocupacional: estimulação proprioceptiva do punho e mão através da manipulação de objectos.
  • A aplicação de calor antes dos exercícios para aumentar a irrigação sanguínea e de gelo no final para prevenir sinais inflamatórios.
  • Massagem de mobilização dos tecidos moles.
  • Educação do paciente e plano de retorno gradual à actividade.


Exercícios terapêuticos para as fracturas do escafóide

Os seguintes exercícios são geralmente prescritos após a confirmação de que a fractura está consolidada. Deverão ser realizados 2 a 3 vezes por dia e apenas na condição de não causarem ou aumentarem os sintomas.




Flexão/extensão do punho
Com o antebraço apoiado. Dobre o punho, ficando com a palma da mão virada para si e os dedos para baixo. Rode o punho para cima, ficando a palma da mão virada para a frente e os dedos para cima.


 

Oponência do polegar
Com o antebraço e mão apoiados, una a ponta do dedo polegar à ponta do dedo mínimo
Repita entre 8 a 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.




 
Propriocepção do punho
Agarrando uma bola na mão, faça movimentos circulares com o punho enquanto pressiona a bola.
Repita entre 20 e 30 movimentos, desde que não desperte nenhum sintoma.

  

Antes de iniciar estes exercícios você deve sempre aconselhar-se com o seu fisioterapeuta.

60 comentários:

Clevi disse...

cara, eu fiz a cirurgia, e o médico colocou apenas o parafuso, nada de fios nem enxertos, e ele me receitou tirar o gesso depois de duas semanas,e começar a fisioterapia, estou meio desconfiado, já estou na terceira sessão, e a ponta do parafuso esta para fora do osso, dá para sentir apalpando o lugar da cirurgia, isso é normal ???

João Maia disse...

Caro Clevi, é perfeitamente possível que essa situação seja normal. A nossa anatomia é diferente de pessoa para pessoa, como tal, o material de osteossintise (a "cabeça do parafuso") nota-se mais saliente em algumas pessoas comparativamente a outras. O importante é que isso não impeça o normal movimento da articulação.
Por norma, na altura em que vai tirar o gesso, o ortopedista pede um raio-x de controlo. Se nesse raio-x o osso estiver bem cicatrizado e o parafuso não interferir com o movimento articular, ele irá recomendar fisioterapia, que parece ter sido o que aconteceu.
Mas vá também conversando com o seu fisioterapeuta sobre o assunto.
At
João Maia

Clevi disse...

ô cara ... valeu, ontem fiz uma consulta com o cirurgião, ele me disse que minha mão nunca mais voltará ao normal, kkkkk, palavras bem confortantes, kkkkk, e o melhor é que estou fazendo um curso de formação de sargentos, e o curso que era para durar 2 anos, possivelmente durará 4, isso se estes movimentos voltarem, por enquanto fisioterapia até a morte, só uma ultima pergunta, esta dor maldita também é normal ??

ELIANA E FAMILIA disse...

Procurei maiores informação sobre a fratura do escafoide e encontrei este artigo so que ainda nao sei a extenção da fratura, farei ma ressonância para aí ver o estrago. Passo Fundo-RS 22/01/2013. Et. minha médica é a Dra.Tatiana Pitágoras ela é exelente, maravilhosa como pessoa.Eliana Nunes

Martins disse...

Quebrei o escafóide há 20 anos atrás quando tinha 17 anos e só descobri agora que tenho 37 anos, não sinto dores e também não perdi a força na mão e nem no braço, houve apenas uma pequena perda no movimento da mão quando tento alongá-la para trás, já foi constatado a pseudoartrose, mas depois de tantos anos e sem sentir dores, será necessário fazer cirurgia?

GESTOR DE SEGURANÇA(UMA VIDA DE DEDICAÇÃO) disse...

Estou com 05 meses depois de operado desta fratura neste osso, e o mesmo não colou agora segundo a médica terei que realizar outra cirurgia para colocação de enxerto e parafuso, alguem já passou por procedimento parecido e deu tudo certo.
já perdi muito tempo e quero retornar ao trabalho.

Charles disse...

quebrei meu escafóide dia 18 jan 2013, caindo de bicicleta. Rolei e bati o cotovelo (fratura) e o bendito osso (fratura tb.). Hoje, dia 14 de fevereiro 62 dias depois(o médico mandou ficar com gesso até dia 21 de fevereiro)saquei o gesso fora! comprei uma tala removível. Me sinto muito livre! Huaheuaheu mas levei a sério o tratamento e vou continuar pegando leve. Mas dia 21 vou mentir pro tio e dizer que só tirei dia 20 a noite. Uaheuaheuaeh

João Maia disse...

O processo de cicatrização do osso escafóide nem sempre é simples, e, em alguns casos, há necrose de algum fragmento ósseo por falta de irrigação sanguínea, o que torna o processo de reabilitação mais lento e demorado.

Thiago Gomes disse...

cai de bicicleta hoje dia 05\05\2013 onde foi diagnosticado fratura do escafoide a fratura foi bem no meio do osso tenho retorno pro dia 15\05 tem chances do osso colar em 10 dias ou seria muito dificil

Marco disse...

cai o futebol no dia 12 Março de 2013 e ja tirei o gesso no dia 9 de Maio, mas ha movimentos que nao consigo fazer, por exemplo flexoes, nao consigo a mao esquerda onde faturei o escafóide nao tem força. E agora o k faça tou com receio de perder a mobilidade k tinha anteriormente.

GESTOR DE SEGURANÇA(UMA VIDA DE DEDICAÇÃO) disse...

olá!!

caros colegas esse osso é muito complicado até quando ele só trinca, quando ele quebra é muito chato e o tempo de recuperação e muito longo, entorno de 04 a 06 meses, isso dependendo de onde ocorre a lesão, eu por exemplo já faz 01 ano que estou com ele quebrado e já fui submetido a 02 cirurgia agora estou mim recuperando da ultima feita 17/04/13 e estou confiante que vai dar tudo certo, caso alguem passe por esse trauma e quebrar o osso no polo proximal opte por cirurgia com parafuso e menos doloroso e a recuperação e mais rápida, se soubesse disso antes teria feito esse procedimento logo no começo culpo minha médica pelo o procedimento inadequado tomado.

Beto sem limits disse...

sofri um acidente de moto no dia 03/01/2012, o médico responsavel pelo resgate pediu: m simples rx,disse que era apenas uma luxação, colocou uma simples tala, depois de 7 dias retirei, mas a dor persistia, passei com outro ortopedista depois de um mês do acidente, ele pediu um raio x do escafoide, e confirmou a fratura, fiquei em tratamento gessado por 6 meses, nao ouve sucesso, procurei um Especialista e estou em tratamento HC de São Paulo desde setembro do ano passado, os médicos de la falaram que terei que fazer uma cirurgia de reimplante osse, tirando um pedaço do osso da bacia, fazer o enxerto e colocar o pino, até hoje aguardo essa cirurgia, as dores são insuportáveis, estou sem trabalhar a mais de um, se o primeiro medico tivesse diagnosticado antes não era pra eu estar passando por isso!

Miguel Janio disse...

Amigos,estou em um dilema,cair no dia 14 de abril 2013 e lesei o punho q inchou bem,imobilizei por orientação e tirei com 7 dias,estava inchado ainda quando tirei um raiox com 21 dias,não visualizou fratura,mas eu sei q meu caso é serio,acho q ta fraturei e os ligamentos se romperam e luxou,ta instável e doi se mover,vou pra capital daqui a 4 dias me tratar depois de 45 dias da queda,é cirurgião de mão pra dar jeito,espero precisar de enxerto,o pior é q a outra mão ta com sinais parecidos tbm,mas sem inchaço,to fudido.

rafael gois disse...

cai de moto em abril de 2011 e fraturei escafoide, mas nao dei muita importancia, achei q era coisa simples e depois de um tempo a dor ficou insuportavel, fui em um massagista e a dor so foi piorando e em 23/05/2013 fui p curitiba fazer a cirurgia e o medico constatou q o escafoide estava necrosado e eu ja estava com artrose radio carpica, e extraiu o escafoide e pois nao dava p fazer enxerto e ate agora nao sei o q vai acontecer, se voltarei a ter todos os movimentos ou se terei q fazer nova cirurgia.

Thiago Gomes disse...

fiquei 2 meses esperando a cirurgia e nada quando foi quinta feira dia 11\07\13 tirei outra radiografia o medico falo que possivelmente o escafoide colou mandou eu ficar sem o gesso a mao doi um pouco pelo fato de ficar 2 meses com gesso mas ja estou conseguindo voltar a vida normal agora so esperando fazer uma tomografia para ter certeza

Italo Goncalves disse...

Eu também fez essa cirurgia do escafóide da mão esquerda, fez no dia 17/07/2 013 e hoje fazem 17diaminha cirurgia teve que tirar um pouco de osso do próprio braço e colocar um parafuso também.e hoje eu não sinto qualquer tipo de dor. Algumas vezes eu sinto uns estralos e também teve que ficar com o gesso mais nao consegui ficar por muito tempo porque mim deu alergia no braço, ai o médico mim deu duas opções uma um anti-alérgico ou um imobilizado. Prefere o imobilizado que o plano não cobria teve quer dizinbolsa $ 400 reais mais em compensação é muito mais leve e removível.
Gostaria de saber se isso é normal!

Saulo Monteiro disse...

olha gente quebrei o escafoide em julho 2013 , defendi a bola e ela quebrou meu osso ,fui no medico e ele me falou que tenho que fazer a cirurgia colocando um pino e enxerto e depois mais 2 meses de gesso talvez mais e se nao colar tenho que fazer de novo a cirurgia pq se não fizer daqui aos 5 anos vai dar artrose no meu punho e não vou conseguir mais mexer minha mão direito é isso mesmo ,qual a porcentagem do osso não colar depois da cirurgia ?

jean pierre disse...

meu claros amigos vou fazer a minha cirurgia osso escafoide dia 06/01/2014 ...

Marcos Soares disse...

Olá fraturei o escafóide e etilóide faz 3 meses eu acabei de saber do médico que posso começar a fazer a fisioterapia só que começou uma dor latejante e um inchaço na região da parte de cima da mão sabendo que antes tinha inflamado o médico disse que era normal só que agora depois daquela inflamação 20 dias depois começou a mesma dor e o inchaço perto de começar a fisioterapia o que pode ser? me ajude ai por favor.

luiz filho disse...

Pessoas eu cai da escada, fraturei o escafoide da mao esquerda, e estou no gesso ha 30 dias, o medico falou que com mais 06 semanas cola, tou com medo de nao poder malhar mais, de perder os movimentos, galera quem tiver mais informacoes me adcc ai no whatzap e trocar comentario att. luis 081 97881417

Ricardo Lima disse...

Gostaria de saber sobre lesão de escafoide estou com a lesão entre o polegar e o punho e está engessado a 30 dias até o dorso do braço e as vezes fica ardendo muito isto e normal ? ou está sendo mau curado ou tratado ? Obrigado

João Matos disse...

Fracturei o escafoide a uns anos, no dia do acidente foi o hospital fiz um raio-x e nada diagnosticaram, passado uns tempos a dor continuava e fui a um medico particular e viu que tinha o escafoide fracturado. Na primeira operação simples sem excertos ou parafusos pelos vistos não correu como previsto e passado um tempo voltei a ser operado ode teve que tirar um pouco de osso do próprio braço e colocar um parafuso para ver se dessa vez resultava. Bem dores não tenho, só quando tento fazer a extensão do pulso, mas a pouco tempo parece que o parafuso saiu do sitio. Isto e algo preocupante?Há alguém que me possa esclarecer?

Pietra Silveira Ferreira disse...

Olá minha filha de cinco anos esta com a volta do dedo da mão roxa ja fiz raio x e não aparece q esta quebrada mas esta roxa e quando eu toco na regiao ela sente uma leve dorzinha o que devo fzer sera q tenho que fazer outro raio x ela ja esta tomando anti-inflamatório e passando pomada para desinchar mas ainda esta roxinho

Rafael Araujo Freitas disse...

Quanto tempo dura a Cirurgia??

Diego Souza disse...

Perdi o movimento do punho porque demorei 5 meses para fazer a cirurgia , fiz encherto e tudo , faz 1 ano já .. Será que tem alguma coisa que eu possa fazer para recuperar pelo menos um pouco o movimento só punho ? Alguma nova cirurgia ?

João Maia disse...

Caro Diego,
Se ainda não tentou deve procurar fazer fisioterapia. No artigo acima tem o tipo de tratamento que é realizado e o link de um protocolo de reabilitação comum para esses casos

Cumprimentos

Evanaide Gondim disse...

Quanto custa a cirurgia da escafoide

Evanaide Gondim disse...

Quanto custa a cirurgia da escafoide

TAnia Sousa disse...

Boa noite
Parti o rádio e o cúbito do pulso direito no dia 19 de Agosto...falaram que tiraria o gesso/tala pós 8 semanas e hoje dia 14 de Setembro mandaram remover e vir para casa aguardar fisioterapia. É normal tão pouco tempo? É que no punho n tenho estabilidade , cai senão seguro c a mão esquerda

TAnia Sousa disse...

Boa noite. . Parti o rádio e o cúbito do pulso direito no dia 19 de Agosto e falaram que tiraria o gesso/tala dentro de 8 semanas. Hoje dia 14 de Setembro mandaram remover o gesso e para casa aguardar fisioterapia. É normal que tire assim tão cedo? ? O punho não tem estabilidade e cai se não o seguro c a mão esquerda. Estou um pouco assustada

TAnia Sousa disse...

Boa noite. . Parti o rádio e o cúbito do pulso direito no dia 19 de Agosto e falaram que tiraria o gesso/tala dentro de 8 semanas. Hoje dia 14 de Setembro mandaram remover o gesso e para casa aguardar fisioterapia. É normal que tire assim tão cedo? ? O punho não tem estabilidade e cai se não o seguro c a mão esquerda. Estou um pouco assustada

Welington Almeida disse...

Fraturei o scafoid a dois meses e fiz a cirurgia com a colocação de parafuso de hebert mas sem encherto ósseo será que vou ter problema?

Unknown disse...

Boa noite eu fraturei o escafoide a uns 3 anos, o medico disse que não ira adiantar fazer a cirurgia , pois o parafuso ficara frouxo, será q tem outra alternativa?? Não senti muita confiança no medico .

Alessandra Lopes Cordeiro disse...

Quanto custa mais ou menos esta cirurgia?

Jorge Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Vieira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
jean batista disse...

ola eu tirei o gesso ja vai fazer dois dias e a uma dor do lado esquerdo do punho tinha quebrado o braço direito eu acho que esta inflamado mai consigo fazer algumas coisas normalmente ser aque podi me ajudar muito obrigado

Jhessika Silva disse...

Olá eu quebrei o osso da não acima do dedinho fiquei mas de um mês com o gesso e tirei dia 20 de dezembro ontem fez uma semana e eu to sentindo dor e tá enchado onde fraturei será que pode te saído do lugar de novo ? �� não sei o que fazer

Vinicius Barbalho disse...

Eu fraturei o escafóide a dois anos e meio ... Meu médico decidiu tentar enxerto vascularizado pra salvar os movimentos da minha mão ... Já se passaram 3 meses e 15 dias e ele não colou .... Mudei minha alimentação aumentei o consumo de cálcio diário estou sem trabalhar mas nada disso adiantou .... Eu diminui o consumo de bebida alcoólica ... ( a cada quinze dias ) parei de fumar ... Não sei mas o q posso fazer ... Tem alguma coisa q posso estar errando??
Existe algum procedimento para melhorar a consolidação ?
E se a cirurgia não funciona ... Eu tenho a chance de fazer outra ou já era ?

Vinicius Barbalho disse...

Eu fraturei o escafóide a dois anos e meio ... Meu médico decidiu tentar enxerto vascularizado pra salvar os movimentos da minha mão ... Já se passaram 3 meses e 15 dias e ele não colou .... Mudei minha alimentação aumentei o consumo de cálcio diário estou sem trabalhar mas nada disso adiantou .... Eu diminui o consumo de bebida alcoólica ... ( a cada quinze dias ) parei de fumar ... Não sei mas o q posso fazer ... Tem alguma coisa q posso estar errando??
Existe algum procedimento para melhorar a consolidação ?
E se a cirurgia não funciona ... Eu tenho a chance de fazer outra ou já era ?

Unknown disse...

ha mais ou menos uns dezoito anos fui em um show dos titas em goiania.{ hoje com 42 anos}e cai de uma pilastra, a mao inchou e fui engessado, algum tempo pra ca comecei a sentir dor no punho, fui ao medico e resultado escafoide fraturado, agora marcar a cirurgia. estou apreensivo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Nascimento Leal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Fernando disse...

Vou realizar a cirurgia do escafóide, fraturei o punho há 5 anos e optei pela cirurgia agora. Hoje tenho o movimento do punho comprometido, entretanto, ele funciona bem. Posso perder os movimentos do punho ao realizar a cirurgia?

Thiago Fiuza disse...

olha, caí de moto um ano atras, e fraturei o escafoide, o medico optou pelo parafuso, e hoje está quase tudo normal, só nao consigo fazer o movimento todo "pra traz" com a mao. O resto está normal.

Rafael Luis disse...

Fraturei o escafóide do punho direito jogando bola, fiquei 2 meses com a dor acreditando ser muscular. Passei em um concurso público que pediu ressonância dos punhos e achei a fratura. Fui reprovado no teste de saúde do concurso e tive que realizar a cirurgia para colocação de um parafuso. Custou aproximadamente R$ 6 mil reais. Agora já fazem 21 dias da cirurgia, já iniciei a fisioterapia e sinto um desconforto muito menor e pelo último raio x tudo esta indo nos conformes.

Edson Henrique disse...

tenho uma fratura do escafoide a mais ou menos 5 anos, sinto dores sempre, pretendo fazer a cirurgia do escafoide, o medico recomendou que eu tirasse esse osso, preciso saber se alguem já passou por esse procedimento.

Unknown disse...

tive uma fratura do escafoide jogando bola,so apos 45 dias que fiquei sabendo da fratura,fis um tratamento com gesso durante 60 dias, fis novo raio x e o medico falou que continua sem colar.qual a melor auternativa, fasso cirurgia ou deicho assim? sinto muitas dor.

Eduardo disse...

Jogando futebol, estava no gol e espalmei a bola e o escafoide trincou, só que não dei importancia e agora de pois de quase 1 ano e meio, fui ao medico pois meu pulso depois deste dia , sinto dores quando vou fazer algum movimento, Pratico Capoeira e queria saber se a cirurgia é muito dolorida, pois o médico me disse que iria colocar PARAFUSO ? GRATO

Escafoide disse...

cara, quebrei o escafoide a mais de 10 anos na época doeu muito mas depois parou.. deixei quebrado ate voltar a doer..
operei faz 20 dias coloquei parafuso, enxertos e os fios.. recebi alta no dia seguinte.. recuperação de 6 a 12 semanas.. punho e braço imobilizado..
pode ficar sem fazer a cirurgia mas aos poucos vai perdendo limitações dos movimento do punho..

pensa em um carro desalinhado os pneus ficam careca..
mesmo alinhando o carro os pneus não ficam novos.. apenas deixam de gastar mais..
assim é quando o escafoide esta quebrado a anos..

segue a dica.. se tiver tempo e condições de fazer faça não deixe pra depois..

Joel Melo disse...

Fraturei o escafoide, foi colocado um parafuso mas sem efeito.. 2meses e duas semanas após a primeira cirurgia. Agora o meu ortopedista aconselha retirar o mesmo. Mas sem enxerto.. Garante q dor não vou ter. E em relação aos movimentos?? Alguém a tenha retirado o escafoide?? Obrigado

News disse...

olá amigos,fraturei pela segunda vez o escafoede,a primeira foi em fevereiro de 2008,apenas gesso foi colocado perdi alguns movimentos ,mas nada que me atrapalhasse,agora mais recente em janeiro de 2016 no mesmo local da primeira fratura,estou afastado do trabalho ainda,e esperando para fazer cirurgia,alguém pode me dizer se depois da cirurgia que provavelmente colocará parafuso ,eu volte a praticar esportes,sou ex-jogador de futebol,(goleiro)??

Unknown disse...

ola, fraturei o escafoide no dia 15/10/2016 e estou de gesso faz 3 meses, a principio o ortopedista falou que seria necessario operar, ja estava quase marcando a operação, quando tirei outra radiografia no segundo mes o ortopedista falou q estava calcificando e falou pra ficar mais um mes de gesso que talvez nao precisaria operar, alguem ja passou por mesmo caso e nao precisou operar e voltou a movimentação normalmente? se alguem quiser comparar radiografia ou algo do tipo meu wpp: 22997332032

Matheusrl disse...

No meu caso passei cerca de um ano com uma lesão no escafoide e o médico não sabia o que era até realmente descobrir, pediu vários exames e depois ele disse que era processo cirurgico. No meu caso eu coloquei dois fios metalicos, estou a uns dois meses na fisioterapia mas a minha maior dificuldade está sendo na posição de flexão, a minha mão não teve muitos ganhos para fazer o movimento vindo de baixo pra cima, é como se tivesse uma trava que não deixa a mão subir totalmente, porém, o movimento para baixo eu ganhei bastante assim como força na mão. Queria saber se tem algum tratamento que vai fazer o movimento voltar 100% se não voltar os 100% pelo menos uns 95%.

Matheusrl disse...

Só complementando o meu comentário, me lesionei jogando bola. fiz a cirurgia, retirei o enxerto da bacia pra calcificar o osso do punho, o osso calcificou e voltou pro lugar o meu problema ta só no movimento que eu preciso pra fazer flexão. No meu caso eu passei no concurso de fuzileiro naval e vou precisar desse movimento e meu medo é que eu não fique bom a tempo, meu sonho é ser sargento do EB mas caso eu nunca mais consiga fazer flexão ai eu to ferrado. se alguém souber de tratamentos que deram certo para essa lesão por favor, me mandem uma mensagem no wpp (85)988807417

Unknown disse...

Olá bom dia eu fraturei o osso escafóide tem algum tempo devido eu não ter ido ao médico ele acabou se curando sozinho mas devido eu não ter indo a um especialista sinto algumas dores ainda é possível fazer uma cirurgia após 3 anos que foi fraturado ?

Unknown disse...

Ola pessoal. Cai de bicicleta fazem 15 dias. Bati minha mão esquerda, ela inchou mto. Fiz um raio x mais não constou nada. O médico colocou tala e mandou eu tirar depois de 5 dias. Tirei a tala e até hj minha mão doi muito na região do dedinho. Não posso mexer com o dedinho que doi a mão quase inteira. Alguém pode me dizer oq pode ser?

Carla Fraile disse...

Ola pessoal. Cai de bicicleta fazem 15 dias. Bati minha mão esquerda, ela inchou mto. Fiz um raio x mais não constou nada. O médico colocou tala e mandou eu tirar depois de 5 dias. Tirei a tala e até hj minha mão doi muito na região do dedinho. Não posso mexer com o dedinho que doi a mão quase inteira. Alguém pode me dizer oq pode ser?

Mauro Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gil Gomes disse...

Realizei a cirurgia do escafóide em meu punho esquerdo, tive que fazer enxerto, porém até então ocorreu tudo bem. Só gostaria de saber quando estarei ápto para voltar a ecerxitar a mão, pois sou jovem e tenho 23 anos ainda, ou seja, me recuperarei rápido?

Enviar um comentário